Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

“Propaganda enganosa”: Indignados com a proliferação das muriçocas, moradores de Juazeiro questionam a “força-tarefa” anunciada pela prefeitura

0

 

Um morador do Monte Castelo, em Juazeiro, procurou o PNB para fazer um apelo ao poder público. Indignado com a infestação das muriçocas, problema sentido em todos os bairros da cidade, ele pediu uma ações efetivas à prefeitura.

“Fiz essas imagens às 4 da manhã desta sexta-feira (27). Está insuportável! Não sei mais onde procurar ajuda. Hoje vou atrás de alguém que trabalhe com telas para, pelo menos, amenizar. Mas a revolta é grande demais. Não vemos nem um carro de fumacê para amenizar o horror que estamos passando. Infelizmente, nem ao básico temos direito,” pontuou o cidadão.

Também incomodado com a situação, outro morador do São Geraldo questionou a anunciada “força-tarefa” da prefeitura “que não tem mostrado nenhum resultado”.

“Já tem quase um mês que este blog anunciou que a prefeitura estava realizando uma força tarefa para combater as muriçocas, mas o problema só tem piorado. Propaganda enganosa. Não sentimos nenhuma diminuição e nem vemos este trabalho acontecer. Estamos entregues as muriçocas. Exigimos uma medida urgente da gestão municipal”, reivindicou o morador.

De fato, há cerca de um mês, a gestão municipal anunciou que havia iniciado uma força-tarefa com o objetivo de manter a limpeza e combater a proliferação dos mosquitos. Segundo a Prefeitura, a ação envolveria as Secretarias de Serviços Públicos e de Saúde e as equipes já estariam intensificando “a limpeza e desobstrução dos canais da cidade”.

No entanto, o problema continua e a população segue pedindo ações efetivas do poder público no enfretamento a proliferação dos mosquitos que parece estar sem controle.

Redação PNB

Tolerância zero aos sujões: “A cultura da sujeira reina em Juazeiro e não há quem dê jeito”, desabafa leitor após flagrar mais uma cena de descarte de lixo em via pública

0

 

“Não tem jeito. A cultura da sujeira reina em Juazeiro e não há quem dê jeito. A prefeitura colocou um contêiner na área e o cara joga faz questão de jogar fora, tendo o coletor ao lado. Parece até brincadeira”, observou um leitor do PNB que flagrou um morador descartando lixo irregularmente.

Isso aconteceu no bairro Dom José Rodrigues, mas a cena é comum em várias partes da cidade. Uma frustração para o poder público que, através da campanha “Juazeiro Limpa”, lançada no último mês de março, vem convocando a população para colaborar com a limpeza da cidade, e também motivo de indignação para os cidadãos que não se conformam em conviver com lixo e entulhos espalhados pelas ruas da cidade.

No Alto do Cruzeiro, mais um carroceiro foi flagrado despejando entulhos em um local que havia sido limpo recentemente.

“Ainda vão retirar os entulhos? porque se tirar, vai ser assim todos os dias. Os carroceiros não têm a menor consciência e jogam os entulhos e lixos na maior cara de pau”, comentou um morador.

Em conversa com o Secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, ouvimos um desabafo: “Não sei mais o que faço. Nossas equipes têm trabalhado duro para retirar lixo e entulho das ruas. A gente limpa uma área e não dura um dia que já sujam tudo novamente. Mais uma vez, pedimos consciência, colaboração com a limpeza urbana”.

Redação PNB 

Capitania Fluvial de Juazeiro abre inscrições para curso de formação de aquaviários

0

A Capitania Fluvial de Juazeiro está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Aquaviários/Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP1/MOP1). A capacitação, voltada para navegantes fluviais da região, é uma excelente oportunidade para quem deseja atuar profissionalmente no setor pesqueiro, com habilitação reconhecida pela Marinha do Brasil.

A Prefeitura de Juazeiro, como grande incentivadora e fomentadora das atividades de capacitação profissional, apoia a iniciativa da Capitania e entende que ações como esta são importantes para o crescimento da cidade, já que a formação profissional dos munícipes reflete diretamente na economia do município.

O curso capacita o aluno a se tornar Aquaviário do 3º Grupo – Pescadores, com possibilidade de atuação nas áreas de convés e de máquinas, por meio das categorias Pescador Profissional (POP1) e Motorista de Pesca (MOP1), no nível de habilitação 1. As aulas serão realizadas de 11 a 28 de agosto de 2025, em formato presencial, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, na sede da Capitania Fluvial de Juazeiro. A taxa de inscrição é de apenas R$ 8,00.

Os interessados têm até 14 de julho para se inscrever e devem ter escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental e apresentar a documentação exigida: documento de identificação com CPF; certificado de reservista (para homens); comprovante de residência; certidão de quitação eleitoral; atestado de saúde ocupacional (ou equivalente); histórico escolar e comprovante de pagamento da taxa (gerado na página da Diretoria de Portos e Costas).

De acordo com o Tenente Ricardo Araújo, o curso é de suma importância para formar profissionais qualificados para exercer a função de pescador nas Seções de Convés e Máquinas. “Esperamos, com esse curso, que os participantes estejam plenamente aptos a atuar profissionalmente no setor aquaviário desempenhando as funções detalhadas para as categorias POP 1 e MOP 1”, explicou.

O secretário da ADEER, Walterson Gomes, também destacou a importância da iniciativa. “Esse tipo de capacitação tem impacto direto na geração de renda e na valorização das atividades produtivas da população. Ao apoiar a formação de pescadores qualificados, estamos fortalecendo a economia local e promovendo inclusão produtiva no nosso município”, afirmou.

A formação é uma oportunidade importante para qualificação profissional e ampliação do acesso ao mercado de trabalho aquaviário. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Capitania Fluvial de Juazeiro, pelo telefone (74) 99976-5063.

Ascom PMJ/ADEER

Associativismo foi tema de capacitação para homens e mulheres do campo do município de Curaçá

0

 

Produtores e produtoras da agricultura familiar do município de Curaçá, no Sertão da Bahia, participaram no domingo (15) da oficina de capacitação com o tema “Despertando para o Associativismo”, e atraiu cerca de 40 moradores e moradoras da região, com o propósito de promover a cultura e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor, qualificando os produtores rurais ligados à agricultura familiar.

O evento presencial e gratuito, realizado pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor de Curaçá, integra o programa Circuito Agro, e aconteceu na Comunidade Lajedo, no distrito de Riacho Seco. O tema foi ministrado pela socióloga Maria Carmem de Oliveira, que explicou como a união entre produtores rurais pode fortalecer os negócios, gerar mais oportunidades e abrir novos caminhos para o desenvolvimento rural.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro Edlan Amaral, que é coordenador do Circuito Agro no Território do Sertão do São Francisco, explica que a temática do associativismo é fundamental para os produtores rurais. “Entendemos como primordial o reforço ao associativismo. É através da união, da busca por objetivos comuns e do trabalho em cooperação que o homem e a mulher do campo podem transformar as suas realidades, construindo empreendimentos coletivos fortes, preços competitivos e aumento da renda”, explicou.

Edlan Amaral acrescenta outros benefícios que associativismo pode promover aos empreendimentos rurais. “Ele ajuda o produtor a ter maiores resultados, redução de custos e a pensar no coletivo, tendo um alcance da sua atuação muito mais produtiva”.

A coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Município de Curaçá, Gilmara Alves, compartilhou seu entusiasmo sobre a escolha do tema. “[A oficina] explicou a importância do associativismo ao promover a união, fortalece os laços sociais e o desenvolvimento coletivo, além de criar espaço para a participação ativa dos membros das associações”.

O presidente da Associação da Fazenda Lajedo, Claudemir Costa Pereira, acredita que a palestra trouxe informações sobre a realidade pouco compreendida pelo público. “A iniciativa do Sebrae trouxe para todos nós o significado do que é trabalhar em associação. Esse diálogo ajuda bastante a entender como fazer para crescer e desenvolver o nosso trabalho”, disse.

A produtora secretária da associação Fazenda Lajedo, Edileuza Costa Pereira, opinou sobre a atividade. “Foi um curso maravilhoso e de grande importância para nossa comunidade. Foi muito esclarecedor ao mostrar os passos que precisamos dar para entender o que é empreender e trabalhar em associação. Não vejo a hora de participar do próximo encontro”, celebrou.

Ascom

Prefeito de Juazeiro se reúne com superintendente da Codevasf e anuncia retomada das obras da Adutora do Junco

0

 

Em mais um passo importante em direção ao fortalecimento da infraestrutura hídrica do interior de Juazeiro, o prefeito Andrei Gonçalves se reuniu nesta quarta-feira (25) com o superintendente regional da Codevasf, Sérgio Coelho, para tratar da retomada da tão esperada obra da Adutora do Junco, que vai beneficiar diretamente cerca de 6.200 moradores de 18 comunidades da região do Salitre.

“Essa é uma obra essencial para o povo do Salitre. Retomamos o diálogo com a Codevasf, alinhamos detalhes técnicos e recebemos a confirmação de que no início de julho as obras serão retomadas. Além da adutora, tratamos também de projetos de pavimentação que precisam ser acelerados, além de novos equipamentos que Juazeiro receberá em parceria com a instituição. O mais importante é saber que a Codevasf está comprometida com o desenvolvimento de Juazeiro, e vamos seguir trabalhando juntos por isso”, afirmou o prefeito Andrei.

A Adutora do Junco levará água potável do Junco até o povoado de Curral Velho, passando por comunidades como Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho, na divisa com Campo Formoso.

A obra, que estava paralisada devido a atrasos no repasse de recursos, terá continuidade com o compromisso renovado entre o município e a companhia federal. “Nos reunimos com a empresa responsável nesta quinta-feira (26) e acertamos o cronograma. Essa é uma obra fundamental, que garantirá água limpa e tratada a milhares de salitreiros. A operação será feita pelo SAAE e a Codevasf continuará acompanhando de perto sua execução”, destacou o superintendente da Codevasf.

A reunião contou também com a presença de técnicos da Codevasf e secretários municipais. A retomada da Adutora do Junco representa um avanço na garantia do acesso à água no semiárido baiano, promovendo dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias do interior de Juazeiro.

Ascom/PMJ

Juazeiro é certificado como município que integra o Mapa do Turismo Brasileiro

0

Juazeiro recebeu, mais uma vez, o certificado de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro, documento emitido pelo Ministério do Turismo/Mtur. A conquista destaca a cidade como um dos destinos com maior potencial turístico do país, abrindo portas para investimentos e políticas públicas.

 Nesta edição do Mapa, Juazeiro foi classificado pela primeira vez como “Município Turístico”, nova categoria criada pelo Ministério do Turismo em 2025. O título é concedido a localidades com infraestrutura consolidada, forte atratividade turística e capacidade de gerar emprego e renda por meio da atividade. No estado da Bahia, apenas 29 municípios receberam esse reconhecimento.

A presença no Mapa garante uma série de vantagens para os destinos certificados, como acesso prioritário a programas federais voltados à promoção, infraestrutura, capacitação e gestão do turismo. Também facilita o planejamento de políticas públicas eficazes e a atração de investimentos.

Com mais de 8 mil visitantes brasileiros e cerca de 1.200 turistas internacionais por ano, Juazeiro já demonstra relevância no cenário turístico regional. A cidade conta com uma rede de mais de 20 hotéis e gera centenas de empregos diretos no setor. Segundo dados da Secretaria de Receita Federal, o turismo local movimenta quase R$ 2,8 milhões em impostos federais anualmente.

Para obter a certificação, os municípios precisam atender a uma série de requisitos, como possuir uma secretaria ou departamento específico para o turismo, contar com um Conselho Municipal de Turismo ativo, prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, além de integrar uma instância de governança regional, como fóruns ou comitês de turismo.

Às margens do Rio São Francisco, Juazeiro oferece uma série de atrativos turísticos, como a orla fluvial, onde encontra-se a Vila Bossa Nova, o navio-monumento Vaporzinho, o Museu Regional do São Francisco, a Cachoeira do Salitre, a Gruta do Convento e diversas ilhas e paisagens naturais que encantam os visitantes.

A certificação foi concedida por meio do Programa de Regionalização do Turismo/PRT do Mtur e dos Interlocutores Estaduais. “Renovar a permanência de Juazeiro no programa nacional do turismo reafirma o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas para o setor. A medida está alinhada ao planejamento estratégico do município, que reconhece o turismo como um motor de crescimento econômico, capaz de gerar renda, promover inclusão social e ampliar a oferta de empregos”, afirma o diretor de Turismo da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, Jomar Benvindo.

Ascom PMJ/Seculte

“Abordagem ameaçadora”: OAB apura denúncia de ameaça a casal de advogados no Conjunto Penal de Juazeiro

0

 

A OAB Bahia e a OAB Subseção Juazeiro receberam denúncia de que um casal de advogados teria sido vítima de uma abordagem ameaçadora, feita por um policial penal de arma em punho, em frente ao Conjunto Penal de Juazeiro (CPI) na tarde da última quarta-feira (26). O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Juazeiro em boletim de ocorrência que já está em mãos das diretorias da Subseção e da Seccional.

Em nota a OAB Bahia e a Subseção Juazeiro “repudiaram qualquer ação violenta contra advogados no exercício da profissão e reafirmam que não tolerarão ameaças e abusos de autoridade contra a advocacia. A Ordem continuará apurando os acontecimentos e, se comprovados os abusos, encaminhará o caso à Procuradoria Jurídica e de Prerrogativas da Seccional para as providências cabíveis”.

Ainda de acordo com a entidade, uma reunião institucional entre a OAB e o secretário da SEAP está sendo solicitada com urgência para tratar deste caso e de outras demandas da advocacia criminal de Juazeiro.

Os nomes dos advogados e o policial não foram divulgados na nota assinada pelo Vice-presidente e Presidente em exercício da OAB Bahia, Hermes Hilarião, e pelo advogado Rubnério Ferreira, Presidente da OAB Juazeiro.

“Fúria cega”: Polícia Civil prende mais um envolvido no brutal assassinato do empresário piauiense Erlan Oliveira

0

 

 

Mais um envolvido no espancamento que resultou na morte do empresário piauiense Erlan Oliveira, 28 anos, foi preso pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), nesta quinta-feira (26).

Outras três pessoas foram presas na última segunda-feira (23), também acusadas pelo homicídio de Erlan Oliveira, que teve morte encefálica após ser brutalmente espancado por um grupo de pessoas na manhã de sexta-feira (20), em um bar de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Civil, os mandados de prisão foram cumpridos durante a Operação “Fúria Cega”. Outro investigado continua foragido e as buscas continuam para localizá-lo.

A Polícia Civil de Pernambuco informou ainda que, por questões de segurança e para não comprometer o andamento das investigações, os nomes dos suspeitos seguem sob sigilo investigativo.

“O trabalho investigativo começou ainda na madrugada do dia 20, logo após o crime. Através da atuação rápida e integrada das equipes, foi possível identificar e qualificar os suspeitos em pouco tempo”, deparou a PCPE.

A ação foi realizada pela 25ª Delegacia de Homicídios, com apoio operacional do Núcleo de Inteligência da 26ª DESEC, sob a coordenação dos delegados Gabriel Sapucaia e Neilson Albuquerque.

O crime

O jovem empresário piauiense, Erlan Oliveira, 28 anos, teve a morte encefálica confirmada pelos médicos no último sábado (21).

Conforme as investigações da Polícia Civil, Erlan veio ao Vale do São Francisco para participar dos festejos juninos. Após deixar o evento São João do Vale, ele se deslocou e um carro de aplicativo até um bar localizado na Avenida Sete de Setembro, no bairro José e Maria.

Ainda conforme as informações, testemunhas relataram a Polícia Civil que, ao chegar ao estabelecimento, o empresário entrou em outro veículo que estava com o som de um ‘paredão’ ligado, e desligou o aparelho. Após a ação, ocupantes do veículo teriam espancado a vitima.

Erlan chegou a ser socorrido e atendido em dois hospitais de Petrolina, e em seguida transferido neste sábado de UTI aérea para um hospital particular de Teresina. Porém, o empresário não resistiu aos ferimentos

Redação PNB

Controladoria do município de Juazeiro protocola denúncia no Ministério Público Federal contra ex-prefeita Suzana Ramos por supostas irregularidades no repasse de contribuições previdenciárias ao INSS

0

 

A Controladoria-Geral do Município protocolou nesta quinta-feira (26) uma representação criminal no Ministério Público Federal (MPF) contra a ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, por supostas irregularidades no repasse de contribuições previdenciárias ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante seu mandato (2021-2024).

Segundo o documento entregue ao MPF, a ex-gestora teria deixado de informar e recolher valores destinados à Previdência Social. A omissão, afirma a representação, transformou Juazeiro no município com o maior passivo previdenciário da região junto ao governo federal e, desde 31 de março de 2024, impede a emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND). Sem o certificado, a prefeitura não pode firmar convênios, contratar financiamentos ou receber repasses de programas federais.

A retenção reiterada dessas contribuições atingiu diretamente serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura, prejudicando toda a população Juazeirense, e elevando Juazeiro à condição de Município com maior endividamento do Estado da Bahia.

Agora, caberá ao Ministério Público Federal conduzir a investigação dos crimes eventualmente cometidos pela ex-gestora.

Redação PNB