Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

PM apreende aluno do Colégio Paulo VI, em Juazeiro por agredir professores ao ser flagrado com cigarro eletrônico na sala de aula; o adolescente chegou a desacatar os PMs

0

 

Policiais da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar apreenderam, na manhã desta quarta-feira (26), um aluno do Colégio Paulo VI, em Juazeiro, por ato infracional.

Segundo a PM, o adolescente agrediu professores na sala de aula, após os profissionais pedirem que ele entregasse um cigarro eletrônico do qual estava fazendo uso.

“A guarnição foi acionada pelo CICOM e, ao chegar, foi desacatada pelo estudante. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, e ao Conselho Tutelar, bem como aos responsáveis que foram devidamente informados”, informou a PM.

Em contato com o PNB, uma mãe de aluno da instituição, que tomou o conhecimento do fato, pediu que “as autoridades tomem providências urgentes na escola para que o pior não aconteça”.

Redação PNB, com informações 73ª CIPM

Deputado Zó apresenta Moção de Pesar para Zé de Auto, Artista da cidade de Uauá

0

 

O Deputado estadual Zó do Sertão apresentou nesta segunda-feira, 24, à mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA), uma Moção de Pesar pelo falecimento de José Alves da Silva, carinhosamente conhecido por Zé de Auto, artista uauaense que alegrou e influenciou várias gerações de outros artistas de Uauá. Zé de Auto Faleceu no dia em que completaria 75 anos, 20 de março, e deixa um legado cultural para o município.

Zé de Auto era adepto da sanfona de 8 Baixos, ou pé-de-bode, como é mais conhecido o instrumento pelos sertões nordestinos. Entretanto, tocou outros instrumentos, como banjo, cavaquinho, violão. Mas era no “pé-de-bode” que ele mais se destacava, seja no forró, boleros, sambas e outros tantos ritmos, animando folguedos como carnavais, serestas, serenatas, reisados, entrega de Ramos e o famoso São João de Uauá.

Para o deputado Zó, uma perda inestimável. “Eu, particularmente, tenho muita admiração por Uauá, seus artistas e sua gente. E Zé de Auto era um destes representantes da cultura do município, envolvido em praticamente todas as manifestações culturais que aconteciam. De inauguração de rua ao São João. Então, quero deixar os meus sentimentos a toda a família de Zé de Auto, aos amigos, artistas e toda a população de Uauá. Inclusive, sugiro que o prefeito o homenageie neste São João, pois valoriza toda a cultura local em seu nome. Viva Zé de Auto!”, declarou o parlamentar.

Rodelas

O deputado também apresentou Moção de Pesar para Alvanklei Fonseca Soares,  mais conhecido como Kekeu, ex-secretário de Obras e Infraestrutura do Município de Rodelas, região Norte do Estado, pelo seu falecimento, ocorrido no último sábado, 22. “Em nome do prefeito Emanuel Rodrigues, solidarizo-me com toda a família e toda a população de Rodelas”, enfatizou Zó.

 

Ascom

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco monta uma força-tarefa para buscas da adolescente sequestrada em Santa Maria da Boa Vista

0

 

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que está intensificando as buscas pela menina Ingrid Vitória, de 13 anos, sequestrada na manhã de ontem (25), na zona rural de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. A ação conta com o trabalho da equipes da 7ª CIPM, em Santa Maria da Boa Vista, da 2ª CIPM de Cabrobó, integrantes do Núcleo de Inteligência (NI), da Malhas da Lei e voluntários da região.
A adolescente foi levada nas proximidades do povoado de Caraíbas enquanto retornava de Curaçá, na Bahia, com a mãe, o irmão e um motorista, que já era conhecido da família e que é apontado pela mãe da vítima como suspeito do crime.
Ela relatou que, durante a viagem, o motorista fez todos os passageiros de refém.
“Ele amarrou minha mão, eu consegui escapar com meu filho de 4 anos, e ele fugiu com ela (Ingrid) dentro da caatinga, arrastando ela. Isso foi mais ou menos às 8h30 da manhã”, relatou a mãe em um vídeo que circula pelas redes sociais.
Força tarefa
Equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) foram deslocadas para Santa Maria da Boa Vista, com o objetivo de reforçar e auxiliar nas buscas.
Além disso, integrantes do Núcleo de Inteligência de Petrolina também estão atuando na operação de captura do acusado. O Grupamento Tático Aéreo (GTA), que faz parte da operação, está usando um helicóptero da corporação para auxiliar nas buscas aéreas e, cães farejadores do Corpo de Bombeiros Militares reforçam as buscas pela adolescente.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Santa Maria da Boa Vista, segue nas investigações e pede a colaboração da população caso tenha alguma informação do paradeiro da vítima e do acusado.
Qualquer informação pode ser repassada para a Central de Operações da 7ª CIPM pelo (87) 988772148; para a Central do BEPI no (87) 988772117; através do número (87) 988772249 da PCPE ou pelos telefones da Ouvidoria: 181 ou 0800 081 5001.

Bolsonaro vira réu: E agora? saiba os próximos passos da ação no STF

0

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas tornaram-se réus pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) foi divulgada nesta quarta-feira (26).

Próximos passos

Com a aceitação da denúncia, Bolsonaro e os sete acusados passam à condição de réus, ou seja, irão responder a uma ação penal na Corte Suprema pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Indicação de testemunhas e provas 

A fase seguinte é a instrução do processo, quando são colhidos depoimentos, é feita a análise de documentos e a realização de perícias apresentadas pelas partes. Os advogados poderão, por exemplo, indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovar as teses de defesa. As testemunhas são ouvidas por um juiz auxiliar, integrante do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo.

Julgamento

Com o fim da instrução, o processo vai a julgamento. No julgamento, osministros da Primeira Turma do STF irão decidir se o ex-presidente e os demais réus serão condenados à prisão ou absolvidos.

Não há data definida para o julgamento, pois depende do andamento processual. A data é marcada pelo presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin.

Além de Zanin, o colegiado é composto pelo relator da denúncia, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Prisão

Conforme entendimento do próprio Supremo, oréu só pode ser preso após a decisão final do julgamento, depois do trânsito em julgado da ação penal. Isto é, quando não for mais possível apresentar nenhum recurso contra eventual condenação.

Até lá, os réus respondem ao processo em liberdade. Além disso, a prisão depende do tamanho da condenação. 

Logo após virar réu por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou se defender, nesta quarta-feira (26), negando que tenha articulado a minuta para um golpe com os comandantes das Forças Armadas para suspender as eleições de 2022, conforme sustenta a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Sem responder aos questionamentos dos jornalistas, Bolsonaro falou por 50 minutos em frente ao Senado, em Brasília, ao lado de aliados no parlamento, logo após o resultado do julgamento da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que o tornou réu hoje.

O ex-presidente voltou a sugerir, sem provas, que as urnas eletrônicas não são seguras, afirmou que é um perseguido e criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

A denúncia da PGR contra Bolsonaro sustenta que o ex-presidente realizou uma reunião no dia 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, com os comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinhaonde teria sido apresentada a minuta do golpepara suspender as eleições, o que consolidaria uma ruptura democrática na visão do Ministério Público.

A denúncia afirma que o comandante da Marinha, Almir Garnier, teria topado o golpe, sendo a proposta rejeitada pelos demais comandantes. Ainda segundo a PGR, Bolsonaro tinha um discurso pronto para após o golpe encontrado na sala dele na sede do Partido Liberal (PL).

Ao comentar o julgamento que o tornou réu, o ex-presidente Bolsonaro argumentou que os comandantes militares jamais embarcariam em uma “aventura” de golpe de Estado. Disse ainda que “discutir hipóteses de dispositivos constitucionais não é crime”, em referência à minuta de Estado de Sítio ou de Defesa que tem sido interpretada pela PGR com o ato decisivo para o golpe de Estado.

Nesse momento, um jornalista questionou: “Então o senhor discutiu [sobre o decreto]?”. Após encarar o repórter, Bolsonaro disse que não iria “sair do sério”.

“Acho que a maioria já aprendeu aqui como é que eu ajo. Se quiser tumultuar com você, vamos embora”, retrucou. Durante seu governo, era comum o ataque do então presidente a jornalistas nas coletivas de imprensa.

Redação PNB, com informações Agência Brasil

 

Motorista que atropelou e matou mãe e filha de 4 anos, em Juazeiro, se apresenta à polícia e é liberado após ser ouvido

1

 

De acordo com informações confirmadas pelo PNB, o condutor do veículo que atropelou e matou a jovem Jamile da Silva Pereira, de 23 anos, e a filha dela, Lívia Melissa Pereira dos Santos, de apenas 4 anos, se apresentou nesta quarta-feira(26) à Delegacia de Polícia Civil, em Juazeiro.

Mae e filha foram atropeladas em um trecho da BA-210, próximo ao bairro Tabuleiro, na tarde de ontem (25). O motorista fugiu logo após o ocorrido, sem prestar socorro às vítimas.

Segundo as informações, o motorista do veículo, que não teve o nome revelado, é habilitado e se apresentou espontaneamente à autoridade policial. Por não haver mais flagrante, após ser ouvido, ele foi liberado.

A PC-BA continua realizando as investigações e as outras vítimas e testemunhas ainda serão ouvidas para que o procedimento seja remetido à Justiça.

Atropelamento

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), testemunhas relataram que mãe e filha estavam no acostamento quando foram atingidas pelo carro. As duas morreram ainda no local.

Ainda conforme a PRE, outras duas pessoas também foram atingidas e ficaram feridas. Um homem de 53 anos sofreu ferimentos graves e foi levado para o Hospital Universitário de Petrolina.

Já uma mulher de 34 anos sofreu escoriações e também foi socorrida e encaminhada ao HU. O estado de saúde dos feridos não foi divulgado.

O velório de Jamile e da filha Lívia está acontecendo nesta quarta-feira (26), em uma residência do bairro Tabuleiro, em Juazeiro. O sepultamento, segundo familiares, está marcado para acontecer na manhã desta quinta-feira (27).

Redação PNB

É amanhã! Procon leva atendimento ao bairro João Paulo II nesta quinta-feira (27)

0

 

O Procon de Juazeiro realiza, nesta quinta-feira (27), mais uma edição do projeto “Procon Perto da Gente”, levando atendimento direto à comunidade do bairro João Paulo II. A ação acontece no CRAS do bairro, das 8h às 14h.

O serviço é gratuito e aberto a toda a comunidade, oferecendo esclarecimento de dúvidas, registro de reclamações e orientação sobre questões como compras online, planos de saúde, telefonia e serviços bancários. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) também estará presente, oferecendo condições facilitadas para negociação de débitos e regularização de contas de água.

O coordenador geral do Procon, Egídio Felizardo, reforça a importância da iniciativa para facilitar o acesso da população aos seus direitos. “Também serão abertos processos administrativos para solucionar conflitos de consumo, garantindo um atendimento prático e acessível”, destaca.

Ascom PMJ

Fundação Banco de Olhos, em Juazeiro, se manifesta sobre suspensão dos atendimentos devido a reforma no prédio: “Foram retomados no dia 24 de março”

0

 

A Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco, em Juazeiro, em nota enviada ao PNB, se manifestou sobre reclamação de uma leitora que relatou a suspensão do serviço da  instituição, devido a uma reforma no prédio onde os serviços oftalmológicos são prestados. Ela contou que o marido iniciou um tratamento de glaucoma no ano passado através de um convênio com o Governo do Estado da Bahia e, ao retornar para uma consulta prevista para fevereiro de 2025, não conseguiu atendimento e nem previsão de uma nova data para o retorno

Procurada por nossa equipe, a direção da instituição informou que “os atendimentos aos pacientes do programa de glaucoma foram retomados no dia 24 de março, com a realização de exames de campimetria em uma sala cedida pela Policlínica Municipal, conforme o calendário estabelecido”.

Confira nota na íntegra:

A Fundação Banco de Olhos vem a público esclarecer as informações veiculadas sobre a suspensão dos atendimentos oftalmológicos em Juazeiro-BA. Os atendimentos aos pacientes do programa de glaucoma foram retomados no dia 24 de março, com a realização de exames de campimetria em uma sala cedida pela Policlínica Municipal, conforme o calendário estabelecido. É importante destacar que todos os pacientes do programa recebem colírios para três meses de uso, garantindo continuidade no tratamento até o próximo agendamento. Atualmente, estão sendo atendidos 30 pacientes por dia, sendo todos previamente contactados para agendamento dos seus respectivos atendimentos. O prédio da Fundação Banco de Olhos segue em reforma, com ampliação e modernização da estrutura, visando oferecer melhores condições e qualidade no atendimento à população da região. Esclarecemos ainda que todos os custos com estrutura, profissionais e manutenção são arcados com recursos próprios da Fundação, não havendo qualquer repasse fixo de verba pública. A Fundação apenas recebe recursos mediante comprovação e prestação de contas dos atendimentos efetivamente realizados, como previsto em contrato com o Governo do Estado. A Fundação reafirma seu compromisso com a saúde ocular da população e segue trabalhando com seriedade e responsabilidade para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.

Fundação Banco de Olhos Vale do São Francisco

Reclamação

“Venho através deste blog demonstrar minha indignação em relação à Fundação Banco de Olhos. Meu esposo iniciou um tratamento de glaucoma em novembro de 2024. O retorno estava previsto para fevereiro de 2025. Porém, até a presente data não foi marcada a consulta. Procuramos a pessoa responsável, ele alega que a clínica entrou em reforma, desde o ano passado. Meus questionamentos são os seguintes: o governo do Estado não tem condições de providenciar outro local enquanto não termina a reforma? Os funcionários foram todos dispensados? Ou estão recebendo sem trabalhar? Os pacientes que estão em tratamento vão sofrer as consequências da não continuidade. Pedimos, encarecidamente, providências urgentes”, solicitou.

Procurada pelo PNB, a Secretaria de Saúde do Estado esclareceu que “a unidade em questão não é uma unidade da Secretaria da Saúde do Estado. Há uma contratualização para a prestação de serviços na área de oftalmologia. O repasse de recursos só é feito quando é comprovado o atendimento”.

Redação PNB

Secretaria de Educação de Juazeiro e Uneb discutem convênio de cooperação técnica

0

Em visita ao Departamento de Ciências Humanas (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, a Secretária de Educação do município, Maéve Melo, e a secretária de Mulher e Juventude, Érica Daiane, se reuniram com a diretora do DCH III/Uneb, Andrea Cristiana Santos, e com a coordenadora do Colegiado de Jornalismo, Carla Paiva. O encontro, realizado nesta terça-feira (25), teve como objetivo firmar um convênio de cooperação técnica entre as duas instituições e buscar desenvolver programas de formação continuada e cursos de pós-graduação, incluindo especialização e mestrado, para professores da rede municipal de ensino.

A reunião teve como pauta projetos já existentes que podem ser aprimorados com o convênio e novas iniciativas que podem surgir a partir dessa parceria. “Nós queremos potencializar o trabalho que é realizado com a TV Escola, com a Educação de Jovens e Adultos, pensar em ações diferenciadas para as escolas da rede municipal de ensino e, quem sabe, construir um projeto de formação continuada para que os nossos professores também tenham acesso ao mestrado”, pontuou a secretária Maéve Melo.

A diretora do DCH III, Andrea Cristiana Santos, ressaltou a importância da parceria para o fortalecimento da educação básica no município. “Eu quero agradecer a visita institucional da professora Maéve e de toda a equipe da Seduc para pensar essa construção coletiva e fortalecer a formação dos professores da rede de educação básica, pensando a formação continuada na sala de aula e também a construção de vagas para os professores no mestrado”.

Ascom Seduc/PMJ

Prefeito Anisio Viana anuncia obra de saneamento e pavimentação para o bairro Gilson Viana 

0

 

A Prefeitura de Casa Nova anunciou, nesta semana, uma importante obra de saneamento básico para o bairro Gilson Viana, um investimento de mais de R$ 7 milhões, realizado com recursos próprios do município. Além disso, o prefeito Anisio Viana confirmou que, após a conclusão do saneamento, o bairro receberá a pavimentação, fruto de uma parceria com o deputado federal Adolfo Viana.

Um estudo técnico será iniciado imediatamente para garantir a realização da licitação e o início das obras no menor prazo possível. A obra de pavimentação, que será viabilizada pelo deputado Adolfo Viana, complementará o saneamento, garantindo ruas mais seguras e acessíveis para todos

“Estamos trazendo mais dignidade e qualidade de vida para os moradores do bairro Gilson Viana. O saneamento básico é essencial para a saúde pública e para o desenvolvimento urbano, e já estamos iniciando os estudos técnicos para que as obras sejam licitadas e comecem o mais rápido possível. É uma conquista que vem para transformar a realidade da nossa gente”, disse o prefeito Anisio Viana.

Ascom/PMCN