Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Escolas municipais de Juazeiro participam de intercâmbio sobre Educação Contextualizada em Riachão do Jacuípe

0

Representantes da Escola Municipal Antonila da França Cardoso e da Escola Rural de Massaroca Valdete Bispo Gama Serafim (ERUM) participaram nesta segunda e terça-feira (26 e 27), em Riachão do Jacuípe (BA), do Intercâmbio Intermunicipal sobre Educação Contextualizada e Sustentabilidade. O evento reuniu gestores e professores de diversas cidades, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências educacionais.

O intercâmbio, que integra o Projeto Agenda 2030 no Semiárido Baiano, teve como objetivo partilhar experiências da educação no campo contextualizada para a convivência com o semiárido, na perspectiva socioambiental.

“A participação das escolas foi de extrema relevância, pois ambas estão inseridas no campo e proporcionam aos alunos uma vivência única em contato direto com o semiárido. Essa realidade enriquece o aprendizado ao conectar os estudantes com o ambiente em que vivem, permitindo que o ensino tenha um significado mais profundo”, explicou o professor da Escola Antonila, Weider Caick Xavier.

Os participantes também pontuaram a importância de trocar experiências com unidades de ensino de outras cidades.

“A troca de vivências com outras escolas que compartilham essa conexão com o semiárido é uma fonte poderosa de motivação e inspiração. O intercâmbio possibilitou a criação de novas perspectivas pedagógicas e o fortalecimento do ensino no campo. Isso contribui para formar crianças e jovens conscientes de sua realidade, capacitados a enfrentar os desafios locais e valorizar o rico patrimônio cultural e ambiental da região”, ressaltou a gestora da ERUM, Patrícia Lopes, que estava acompanhada do professor Edigleison Manuel da Silva.

Projeto Agenda 2030 no Semiárido Baiano é uma iniciativa Movimento de Organização Comunitária (MOC) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Aprimorada (IRPAA), com o apoio da Horizont3000, Organização Não-Governamental austríaca de cooperação para o desenvolvimento e financiamento da Comissão Europeia, Sei So Frei Graz, DKA e Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA).

Ascom/Seduc

Sento Sé participa do 21º Fórum da Undime Bahia com foco na gestão educacional e inclusão na primeira infância

0

 

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está representando o município no 21º Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime/BA), que começou nesta quarta-feira (26) e segue até a sexta-feira (28), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Participam do evento o secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, e a coordenadora técnico-pedagógica da Educação Infantil, Lindiana Ribeiro.

Com o tema central “A Undime/BA e a gestão das políticas educacionais em regime de colaboração: tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade”, o fórum reúne dirigentes municipais, técnicos, educadores e especialistas de todo o estado para dialogar sobre os principais desafios e caminhos para fortalecer a educação pública com foco na equidade, inclusão e qualidade.

O secretário Jeorge Ribeiro destacou a importância da participação de Sento Sé nesse espaço. “Estar presente no Fórum da Undime é reafirmar o compromisso de nossa gestão com a construção de uma educação mais justa, eficiente e focada no desenvolvimento de políticas educacionais em todas as etapas do ensino. Vamos levar novas ideias e fortalecer as políticas já implementadas em nosso município.”

Durante o evento, os representantes de Sento Sé participam de palestras, oficinas e rodas de conversa com temas como avaliação da aprendizagem, busca ativa escolar, financiamento da educação, saúde dos profissionais da educação e políticas públicas para a primeira infância.

A coordenadora Lindiana Ribeiro também ressaltou a relevância do evento para a educação infantil. “A troca de experiências e os debates são fundamentais para que possamos pensar práticas que garantam o desenvolvimento integral das nossas crianças, desde os primeiros anos de vida escolar.”

Ascom/PMSSE

Representantes de conselhos de políticas públicas se reúnem para debater ações voltadas à população de Juazeiro

0

Contribuir para garantir uma cidade melhor para todos. Essa foi a proposta da reunião da Casa dos Conselhos de Juazeiro. Realizada na manhã desta quarta-feira (26), na sede do Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), o encontro contou com a participação de membros de 27 conselhos de políticas públicas do município.

De acordo com Antônio Marcos Santos, que responde pela coordenação da Casa dos Conselhos, a reunião teve como objetivo alinhar as ações do governo com os conselhos, promovendo melhorias e garantindo direitos à população juazeirense.

“A Casa dos Conselhos segue uma diretriz do nosso governo, que é garantir a participação popular e social de todos os cidadãos e cidadãs através dos conselhos, para que a gente possa aperfeiçoar a gestão municipal e avançar nas ações voltadas para mudar a cidade de Juazeiro”, destacou.

Presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro, a conselheira Ceres Santos esteve presente na reunião da Casa dos Conselhos e avaliou que o momento é importante para tratar as políticas públicas como prioridade, com ações voltadas para toda a população.

“Essa gestão inicia como um modelo de implementação e de efetivação dos conselhos. Dando a nós, conselheiro e diretores, uma ampliação do papel dos conselhos para a sociedade. Então, isso nos ajuda muito a atuar no cotidiano”, ressalta a conselheira.

Ascom PMJ

Desconto de 8% no IPVA para placas de final 1 vai até esta quinta (27)

0
São Paulo - Pátio de montadora em São Bernardo do Campo

 

Vai até esta quinta (27) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 1. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também é no dia 27 de março. Para as placas de final 2, estes prazos vão até sexta (28). O calendário do IPVA 2025 está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br.

O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.

Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.

Tabela de pagamento

A tabela de pagamento do IPVA 2025 está disponível no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”. As datas variam de acordo com o número final da placa do veículo. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, também no site www.sefaz.ba.gov.br, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).

Alertas do Detran

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o contribuinte deve estar atento, pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.

Outro alerta do Detran-Ba diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. A emissão do CRLV-e também pode ser feita via portal www.ba.gov.br.

Ascom/Sefaz

Colégio Jayro Sento Sé promove aula prática de primeiros socorros com participação de Bombeiros Militares

0

 

Nesta quarta-feira (26), cerca de 500 alunos do Colégio Municipal Deputado Jayro Sento Sé – Modelo CPM de Gestão Compartilhada, vivenciaram uma aula diferente: receberam a visita do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, por meio do 9º Batalhão de Juazeiro.

Durante a ação, os estudantes aprenderam sobre prevenção de acidentes, combate a incêndios e primeiros socorros. “Foi um momento riquíssimo de conhecimento prático e lúdico. Esse contato direto com os bombeiros é uma lição para a vida”, afirmou o diretor pedagógico, Wellington Júnior.

As demonstrações com extintores, botijões e reanimação cardiopulmonar despertaram atenção e entusiasmo. “Aprendi a fazer a manobra de Heimlich e RCP. Me senti mais preparada para agir em uma emergência”, contou a aluna Letícia Barbosa, do 9º ano.

O CB BM Manoel, que conduziu parte das atividades, destacou a importância da ação. “Eles entenderam como ajudar em situações de engasgo, parada cardíaca ou fratura. Foi um momento produtivo para todos.”

O diretor disciplinar da unidade educacional, Cel PM RR Neves, finalizou. “Ver o brilho nos olhos das crianças ao conhecer o trabalho dos bombeiros é uma recompensa para nós.”

Ascom/PMSSE

Incêndio de grandes proporções assusta moradores da Rua Cícero Feitosa, em Juazeiro. 

0

 

Na noite desta quarta-feira (26), foi registrado um incêndio na Rua Cícero Feitosa, em Juazeiro.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas, mas ainda não se sabe o que provocou o incêndio e nem sobre prejuízos materiais. Pelas imagens percebe-se que alguns imóveis foram atingidos pelo fogo. Não houve feridos, segundo informações.

Estamos apurando mais informações.

Redação PNB

“Conexão Pipoca” faz crianças viajarem através do cinema dentro das escolas de Juazeiro; ação foi aprovada na Lei Paulo Gustavo

0

 

Filmes regionais acompanhados de muita pipoca. Centenas de crianças que estudam nas escolas públicas de Juazeiro (BA) foram contempladas com o projeto “Conexão Pipoca”, finalizado ontem (25). Ao todo, foram 10 sessões gratuitas de cinema realizadas dentro das unidades de ensino, como parte de um programa de mediação cultural que aproxima os pequenos da linguagem audiovisual.

“Desde a seleção dos cinco filmes que compõem a programação, até a definição de estrutura e também atividades que acompanham as sessões, tudo foi pensado para que a criança dialogue com o cinema. Desenvolvemos atividades que ampliam as temáticas dos filmes para além das telas”, afirma o coordenador de mediação cultural Adriano Alves.

A ação da Pipa Produções com recursos da Lei Paulo Gustavo Bahia chegou às escolas nas áreas urbana e rural. “É de extrema relevância para que os nossos educandos tenham acesso ao cinema, porque nem todos têm essa oportunidade. Essa proposta faz com que o cinema na escola se torne algo mais próximo e vem também promover a reflexão diante de histórias do nosso contexto”, diz Hilza Gomes da Silva, gestora da Escola Municipal Santa Inês, localizada no distrito de Maniçoba.

A reflexão destacada por Hilza é reforçada pelo filme que mais chamou a atenção de Ana Sofia, estudante da Escola Municipal 25 de Julho, Mandacaru I: “As Aventuras de Tita”, de Victor Flores. A produção narra a história de Tita, que enfrenta desafios para proteger a fauna de sua região. A estudante compartilhou que o filme a fez refletir sobre a necessidade de proteger a natureza. “Eu entendi que era filme sobre as ararinhas-azuis e que a gente tem que tomar cuidado com o nosso meio ambiente”, diz.

Aurilio Marcos Alves, gestor da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, que fica no Rodeadouro, acredita que o projeto complementa o currículo escolar. “Ele cria uma interatividade do cinema, do lúdico, com tudo aquilo que a gente já trabalha na escola e, com isso, a gente consegue fazer com que a criança interaja, participe e desenvolva um pouco mais a sua cognição”, afirma.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Governo da Bahia fortalece iniciação científica e impulsiona jovens pesquisadores na FEBRACE 2025

0

A iniciação científica ganha cada vez mais força na rede estadual de ensino da Bahia, refletindo o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), em estimular o pensamento crítico e a inovação entre os estudantes. Na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre esta terça (25) e sexta-feira (28), na Universidade de São Paulo (USP), 13 projetos desenvolvidos por alunos da rede estadual de ensino da Bahia foram selecionados entre os 300 finalistas em todo o país. A participação na feira representa uma oportunidade única para que os jovens cientistas apliquem conhecimentos adquiridos em sala de aula na criação de soluções para desafios reais, contribuindo para o avanço da ciência e melhorias na sociedade.

Os projetos abarcam diversas áreas do conhecimento e se destacam pelo viés sustentável e tecnológico. Do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, em Araci, Jaqueline Souza Andrade e sua equipe desenvolveram um absorvente biodegradável à base de folhas de amora, que alia conforto menstrual e sustentabilidade. Já em Serrinha, estudantes criaram o biocimento, uma alternativa ecológica para pavimentação de calçadas. Em Ipupiara, a pesquisa sobre couro ecológico busca reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil. Esses trabalhos evidenciam como a iniciação científica está transformando a educação, tornando-a mais prática e alinhada aos desafios contemporâneos.

Para a professora e orientadora do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, do município de Candeias, Hevelyn Franco Martins, a iniciação científica desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora que vai além da sala de aula. Ela acompanha os estudantes Christian dos Santos Leal Ferreira e Guilherme Gaspar, que vão apresentar a pesquisa “Estudando Alternativas da Utilização da Abordagem Steam no Desenvolvimento de Protótipos de Energia Renovável”, uma proposta para um futuro sustentável no auxílio do enfrentamento das mudanças climáticas. “Ao incentivar a pesquisa científica desde cedo, estamos cultivando nos nossos alunos, uma mentalidade crítica e investigativa”, declara a professora.

A professora destaca ainda que o Governo da Bahia tem desempenhado um papel crucial ao investir recursos focados no incentivo do desenvolvimento de projetos de iniciação científica, bem como na melhoria das práticas de ensino, aprimorando a qualidade da educação no estado. O estudante Guilherme Gaspar lembra que, na Bahia, já existem 156 escolas construídas com energia renovável: “O projeto que estamos apresentando aqui na Febrace tem relação direta, pois desenvolvemos protótipos com energia renovável a fim de auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas, buscando um futuro mais sustentável. Gostaríamos muito que essa tecnologia também alcance a nossa escola”, afirma o estudante.

Mais ideias – A participação dos estudantes baianos na feira reforça o compromisso da SEC com a educação integral e a formação cidadã, permitindo que a ciência seja não apenas uma carreira promissora, mas uma ferramenta essencial para a construção de um futuro mais sustentável e inovador. Outros projetos demonstram criatividade e inovação na busca por soluções sustentáveis. No município de Ipiaú, estudantes desenvolveram um esfoliante natural à base de nibs de cacau, promovendo a cosmetologia sustentável. Já em Caculé, uma pesquisa sobre o reuso do vinhoto propõe alternativas para a fertilização do solo. Em Vitória da Conquista, um grupo criou um iluminador ecológico para a indústria da maquiagem. O incentivo à pesquisa científica também se estende ao uso da tecnologia, como no projeto de gamificação para educação no trânsito, desenvolvido por alunos de Barreiras, e na investigação sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade, realizada em Juazeiro.

Além de impulsionar o protagonismo estudantil, a SEC investe em infraestrutura e suporte pedagógico, fundamentais para a qualidade dos projetos. O Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Rômulo Galvão, em Caldeirão Grande, desenvolveu um estudo sobre a diversidade de aves na Serra do Imbé. Já em Itiúba, alunos pesquisaram a viabilidade da criação de uma cooperativa de turismo sustentável. Em São Miguel das Matas, um projeto focou na conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti, enquanto, em Heliópolis, estudantes criaram uma pomada cicatrizante à base de cera de abelha. Essas iniciativas mostram como a pesquisa pode impactar diretamente a comunidade local e o meio ambiente.

Ascom/SEC

Prefeito Andrei Gonçalves fortalece parceria com o Hospital Universitário da Univasf em busca de melhorias para Saúde de Juazeiro

0

 

O Prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, recebeu nesta terça-feira (25), no gabinete, o superintendente do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh), Julianeli Tolentino, e a equipe gestora da unidade hospitalar. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre o HU-Univasf e a Prefeitura de Juazeiro, buscando melhorias para a saúde da população do município e de toda a região do Vale do São Francisco.

Durante a reunião, foram discutidos alinhamentos estratégicos para otimizar o atendimento à população, ampliar serviços e fortalecer a colaboração entre o Hospital e a gestão municipal. O prefeito destacou a importância da parceria com o HU-Univasf para a melhoria dos serviços de saúde ofertados à comunidade.

“Agradeço a visita do superintendente Julianeli Tolentino e da equipe da EBSERH, assim como a parceria da Univasf com Juazeiro. Nossa gestão está comprometida com a construção de uma nova história para o povo do Vale do São Francisco, e essa aliança é fundamental para alcançarmos uma saúde de qualidade”, afirmou Andrei.

Julianeli, também reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da saúde em Juazeiro.

“Estamos juntos, prefeito. Neste primeiro encontro presencial, firmamos compromissos que trarão ganhos significativos tanto para o Hospital Universitário quanto para Juazeiro, especialmente para a população do município. Tenho certeza de que essa caminhada será importante, pois temos muito a contribuir e a ganhar com essa parceria para a melhoria da saúde”, declarou gestor do HU-Univasf.

Estavam presentes na reunião os secretários de Saúde, Helder Coutinho, de Educação Maeve Melo, de Governo, Plínio Amorim e o procurador, Eduardo Lopes.

Ascom / PMJ