Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Juvenilson Passos, ex-prefeito de Sento Sé, promove “Café e Bate-papo” com amigos e imprensa neste sábado (5)

1

 

Neste sábado (5), o ex-prefeito de Sento Sé, Juvenilson Passos (PT), vai promover um café da manhã para amigos e imprensa regional, onde deverá acontecer o anúncio de sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O líder político tem demonstrado sua intenção de representar a região do São Francisco.

Com forte liderança em Sento Sé, onde foi prefeito por duas vezes, contribuindo também para a eleição de Ana Passos e da atual prefeita, Juvenilson Passos vem agregando forças no território São Francisco.

Redação PNB

Vacina é vida: Mini Dia D da Vacinação neste sábado (5) em Juazeiro; confira mais informações

0

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) promove neste sábado (5) o Mini Dia D da Vacinação, uma ação que reforça a importância da imunização contra a Influenza e o HPV. A iniciativa acontecerá na Farmácia Central, localizada na Praça Pedro P. Primo, no Centro, das 8h às 13h.

O evento contará com a presença do Zé Gotinha, personagem símbolo da vacinação, que incentivará crianças e adultos a manterem o cartão de vacinação atualizado.

Público-alvo da campanha

Vacinação contra a Influenza

A imunização contra a gripe tem como público prioritário:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes (grupos prioritários da rotina de imunização).

Grupos prioritários especiais:

  • Puérperas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua;

  • Trabalhadores da saúde e professores do ensino básico e superior;

  • Profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas;

  • Pessoas com deficiência permanente e com doenças crônicas não transmissíveis;

  • Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo e trabalhadores portuários;

  • Trabalhadores dos Correios;

  • Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;

  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

  • Idosos com 60 anos ou mais.

Vacinação contra o HPV

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) estará disponível para:

  • Jovens de 15 a 19 anos (para atender à demanda reprimida);

  • Meninos e meninas de 9 a 14 anos (público-alvo da vacinação de rotina).

A campanha contra o HPV seguirá por 60 dias em todas as unidades abastecidas, garantindo ampla cobertura vacinal.

Próximas ações de imunização

A partir de segunda-feira (7): Início da vacinação contra o HPV nas escolas, começando pela Escola Caic, no bairro Antônio Conselheiro. O público-alvo será jovens de 15 a 19 anos e meninos e meninas de 9 a 14 anos. A ação será expandida para outras escolas nos dias seguintes.

De 14 a 16 de abril: Vacinação itinerante em diferentes pontos da cidade.

Dia 10 de maio (sábado): Dia D Nacional de Vacinação, com atendimento em todas as UBSs do município, das 8h às 14h.

Para todas as ações, é necessário apresentar documento de identidade e cartão do SUS.

Ascom PMJ

AMTT realoca ponto do transporte alternativo Juazeiro – Senhor do Bonfim

0



A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) alterou o ponto de embarque do transporte alternativo da linha Juazeiro – Senhor do Bonfim. Devido ao avanço da obra da travessia urbana, o ponto foi transferido para o estacionamento do Camelódromo Dois de Julho, no centro da cidade, após a interdição da área do arco da ponte.

De acordo com o diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, a mudança visa garantir mais conforto aos passageiros, aproveitando a estrutura do camelódromo e a localização central. “Buscamos um local acessível para os usuários, pois a continuidade da obra exigirá novas restrições na região”, explicou.

A decisão foi debatida em reunião entre a AMTT e representantes da ATRACBONFIM, associação dos transportes alternativos de Senhor do Bonfim. Os permissionários solicitaram a transferência para a Rua do Paraíso, mas entenderam as limitações no momento. “Pedimos que os usuários fiquem atentos ao novo local e compartilhem a informação”, disse Tiago Pinheiro, representante da categoria.

Os motoristas da linha Juazeiro – Senhor do Bonfim seguem operando normalmente, com embarque e desembarque em outros pontos da cidade.

Ascom PMJ

Plenária Popular sobre Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Juazeiro após dez anos

0



A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu nesta quinta-feira (3) a Plenária Popular preparatória para a IV Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento, realizado no auditório do Colégio Rui Barbosa, reuniu cerca de 80 participantes e marcou a retomada dessa iniciativa após uma década.

A plenária teve como objetivo fortalecer o controle social e ampliar a participação popular na implementação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro contou com a presença de representantes da Sesau, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de trabalhadores da saúde e de usuários do serviço público, além da participação da Dra. Shirley Macedo, especialista em Psicologia do Trabalho, que conduziu a plenária.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Bruna Mattos, destacou a relevância do evento, especialmente após um período de dez anos sem a realização da plenária. “Esse retorno é um marco, pois possibilita o debate sobre questões essenciais no cenário pós-pandêmico e nos mais diversos setores da sociedade, como saúde e educação. Na ocasião, foram debatidos temas fundamentais, como as novas relações de trabalho, a política estadual para a área e a importância da participação popular no controle social”, pontuou.

A psicóloga e coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Bárbara Cabral, também participou da programação e ressaltou a importância da temática. “Essa é uma pauta importantíssima para o mundo contemporâneo, que exige o desenvolvimento de diversas estratégias de cuidado para os trabalhadores em seus mais variados segmentos de atuação, especialmente no que tange à saúde mental, compreendendo os marcadores sociais durante a atuação das equipes profissionais”, destacou.

Durante o evento, também foram definidos os delegados que representarão o município na etapa Macrorregional. A plenária faz parte das mobilizações preparatórias para a IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que terá como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

Ascom Sesau PMJ 

Partido dos Trabalhadores de Petrolina emite nota de repúdio à concessão de honraria ao ex-presidente Jair Bolsonaro pela Câmara de Vereadores

0

 

Em nota, a direção municipal do Partido dos Trabalhadores em Petrolina manifestou repúdio à decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal de Vereadores que concedeu, nesta quinta-feira (3) a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Apenas o Vereador Gilmar Santos votou contra a decisão.

Confira nota na íntegra:

A direção municipal do Partido dos Trabalhadores em Petrolina manifesta seu veemente repúdio à decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal de Vereadores que, neste dia 3 de abril, concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan ao indivíduo investigado pelo Supremo Tribunal Federal, Jair Bolsonaro.

Na semana em que se marca o 61º aniversário do golpe de 1964, que instaurou uma ditadura militar responsável por sequestros, torturas e assassinatos de brasileiras e brasileiros, a Câmara Municipal de Petrolina toma uma decisão que macula sua própria imagem e a memória daqueles que lutaram contra o regime autoritário.

É inaceitável que uma figura repugnante, recentemente tornada réu pelo STF por tentativa de golpe de Estado, receba qualquer honraria da comunidade petrolinense. Tal ato desconsidera os princípios democráticos e afronta a justiça.

Não podemos esquecer as inúmeras vidas perdidas em nossa cidade durante a pandemia de Covid-19, em decorrência do negacionismo propagado pelo então presidente. Os votos favoráveis à concessão dessa honraria a Bolsonaro representam um escárnio para com essas vítimas, seus familiares e amigos, demonstrando insensibilidade diante da dor coletiva.

Compreendemos que, diante da iminente responsabilização judicial do ex-presidente, medidas desesperadas para manter uma falsa imagem de um conservadorismo de extrema-direita possam ser adotadas por seus aliados. Contudo, tais manobras não apagarão os fatos e as graves acusações que pesam sobre ele.

Reiteramos nosso repúdio à decisão da maioria da Câmara de Vereadores e, ao mesmo tempo, saudamos a postura do vereador Gilmar Santos e de todos aqueles que se mantêm firmes na defesa da democracia, da paz, da justiça social e de um futuro mais promissor para o povo brasileiro.

Reafirmamos que, assim como não haverá anistia para os golpistas, o povo brasileiro e petrolinense também não perdoará aqueles que atentam contra a democracia e os direitos conquistados com tanta luta.

Sem anistia para os golpistas!

Bolsonaro na cadeia!

Partido dos Trabalhadores, Petrolina.

03 de abril de 2025

Redação PNB

Vereador Gilmar Santos repudia honraria concedida pela Câmara Municipal de Petrolina a Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado: “Desrespeito à história, à democracia”

0

 

Por meio de nota, o Mandato Coletivo, representado pelo vereador Professor Gilmar (PT) repudiou a decisão da Câmara Municipal de Petrolina de homenagear o ex-presidente Bolsonaro com a Medalha Dom Malan. O vereador ressaltou que a honraria acontece em um momento “em que Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado e responde a investigações conduzidas pela Procuradoria-Geral da República por crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, incitação ao crime e falsificação de documentos”.

Confira nota na íntegra:

O Mandato Coletivo, representado pelo vereador Professor Gilmar (PT) manifesta seu
profundo repúdio à decisão da Câmara Municipal de Petrolina de conceder a Medalha de
Honra ao Mérito Dom Malan ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A honraria, a mais
alta do legislativo municipal, foi aprovada por 21 votos favoráveis, com apenas um voto
contrário do Professor Gilmar (PT) nesta quinta-feira, 03/04.

Consideramos essa decisão um grave equívoco e um desrespeito à história, à democracia e
à dignidade do nosso povo. Jair Bolsonaro, ao longo de sua trajetória política, tem sido
conhecido por declarações e atitudes que atentam contra os direitos humanos, a
Constituição e os valores democráticos. Seu governo foi marcado por discursos de ódio,
ataques à ciência e à imprensa, além de declarações misóginas e de incentivo à violência.
Causa ainda mais preocupação o fato de que vereadoras da Casa Legislativa, Cláudia
Ferreira (DC), Maria Elena de Alencar (União Brasil) e Rosarinha Coelho (União Brasil), que
formam a Comissão das Mulheres, tenham apoiado essa homenagem, desconsiderando os
recorrentes posicionamentos do ex-presidente que desqualificam e ameaçam os direitos
das mulheres. É fundamental que agentes públicos tenham mais compromisso com a luta
pela igualdade e o respeito à dignidade de todas as pessoas.

Além disso, Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado e responde a investigações
conduzidas pela Procuradoria-Geral da República por crimes como tentativa de abolição do
Estado Democrático de Direito, associação criminosa, incitação ao crime e falsificação de
documentos. Homenagear alguém que ameaçou as instituições e tentou usurpar o poder
por meios ilegais é um ato inaceitável e vergonhoso, que fere os princípios republicanos e o
respeito à ordem constitucional.

O Mandato Coletivo reafirma sua posição intransigente na defesa da democracia, da justiça
social e dos direitos da população. Seguiremos lutando contra qualquer tentativa de
legitimação de figuras e práticas que representam retrocessos para o nosso país e para a
democracia.

Mandato Coletivo
Petrolina, 03 de abril de 2025.

Sindicato dos Rodoviários, em Juazeiro, reabre sede da entidade

0

 

Nesta quinta-feira (3), aconteceu a reabertura da sede do Sindicato dos Rodoviários, em Juazeiro, que está funcionando na rua Santa Maria Gorete, número 279, bairro Alagadiço. Participaram do ato de reabertura o presidente-geral do Sindicato, em Salvador, Hélio Ferreira, o vice-presidente Fábio e os assessores Mota e Ivan.

Em Juazeiro a entidade é representada por Antenor Bispo, Bispo dos Rodoviários,  presidente do sindicato, e pelos motoristas Cleiton, Josivan Plínio e Didito.

Atualmente o sindicato conta com 62 associados.

“Essa é uma grande conquista para nossa categoria. A reabertura da nossa sede representa mais força e organização para os trabalhadores. A expectativa é de que aumente o número de associados e assim fortaleça a luta dos rodoviários”, comemorou Bispo dos Rodoviários.

Redação PNB

Sobradinho amplia frota municipal com aquisição de três novos veículos 0 km

1

 

A Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria da Fazenda e Administração, adquiriu  três novos veículos Fiat Argo 0 km com recursos próprios. A iniciativa reforça a frota municipal e tem como objetivo aprimorar os serviços prestados tanto na sede quanto no interior do município, garantindo mais eficiência no atendimento às demandas da população.

O Secretário de Administração e Fazenda, Luiz Nery da Cunha Junior, destacou a importância desse investimento e atribuiu a conquista à responsabilidade fiscal da atual gestão.

“A chegada dos novos veículos representa um avanço na logística dos serviços públicos, possibilitando maior agilidade no deslocamento das equipes e otimizando as ações administrativas em diversas áreas da gestão municipal. Essa aquisição só foi possível graças ao equilíbrio das contas públicas, que tem sido uma prioridade na gestão do prefeito Cleivynho Sampaio. Trabalhamos com seriedade e planejamento, garantindo que os recursos sejam bem aplicados e revertidos em benefícios diretos para a população. Nossa gestão tem uma visão administrativa e com compromisso com o desenvolvimento de Sobradinho”, afirmou o secretário.

Ascom/PMS

Aprovados no concurso da Câmara de Vereadores de Juazeiro, homologado em dezembro passado, cobram convocações; presidente do Legislativo esclarece

0

 

Um leitor do PNB, contato com nossa redação nesta quinta-feira (3) questionou à Câmara de Vereadores de Juazeiro sobre as convocações dos aprovados no concurso que foi homologado em dezembro do ano passado. Ele cobra uma resposta resposta a presidência do legislativo, ressaltando a expectativa dos aprovados para assumirem suas funções.

“Gostaria de trazer à tona uma questão urgente relacionada às convocações do concurso da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Embora o concurso tenha sido homologado em 26 de dezembro, até agora nenhum candidato aprovado foi convocado para tomar posse. Passados mais de três meses, os aprovados ainda aguardam uma resposta. É importante lembrar que as vagas eram imediatas, resultado de um acordo com o Ministério Público. Qual é o motivo desse atraso? Além disso, muitos aprovados residem em outras cidades e estados, e estão precisando se organizar para a possível convocação, o que torna ainda mais urgente a necessidade de uma resposta clara e transparente sobre o cronograma de convocações. Os aprovados precisam de uma explicação clara e transparente”, cobrou.

Procurado pelo PNB, o presidente da Câmara de Vereadores, Mitu do Sindicato, informou que na sexta-feira (11) vai se reunir com o representante do Ministério Público para definir um cronograma de demissões e iniciar a convocação de parte dos concursados, o que deve acontecer ainda neste mês de abril.

“Já me reuni com representantes dos concursados para informar sobre as convocações. Não podemos demitir todos os contratados e convocar os concursados de uma só vez, pois desta forma comprometeria o andamento da rotina da casa. Além disso, não temos recursos para pagar as rescisões de uma só vez. Vamos fazer uma escala, juntamente com o MP para realizar as demissões e convocações por etapas. Ainda neste mês de abril já começaremos a chamar uma parte dos concursados. Portanto, para o bom andamento dos serviços do legislativo, é necessário que as convocações sejam feitas por etapas, até para que os contratados possam ir treinando aqueles que assumirão as vagas através do concurso”, informou o presidente.

Redação PNB