Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Distribuição de peixes beneficia 3 mil famílias em Senhor do Bonfim nesta Semana Santa

0

 

“Fiquei muito feliz, porque é a primeira vez que recebo o peixe aqui mesmo na nossa comunidade. Antes, a gente precisava sair, pegar transporte, era mais difícil. Agora ficou mais fácil e organizado.” A fala é de dona Joana de Oliveira, moradora da comunidade de Barroca do Faleiro, uma das 3 mil contempladas pela Prefeitura de Senhor do Bonfim com a tradicional distribuição de peixes na Semana Santa.

Realizada nos dias 14 e 15 de abril, a ação promovida por meio do programa Assistência Alimentar, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, garantiu a entrega de 3 mil quilos de peixe a famílias em situação de vulnerabilidade social, da sede e interior. Em algumas localidades, também foram entregues kits de alimentos complementares, fortalecendo o compromisso da gestão com a população.

O Prefeito Laércio Júnior comemorou o resultado positivo da ação e destacou a importância da logística aprimorada nesta edição: “Garantir a entrega do peixe da Semana Santa diretamente nas comunidades foi um avanço importante. Nosso objetivo é cuidar de quem mais precisa e fazer isso com eficiência e respeito. Essa é uma ação que realizamos pelo quinto ano seguido, e que além de preservar a tradição, promove dignidade e inclusão social.”

Entrega otimizada

A entrega aconteceu tanto na sede quanto nos distritos e povoados do município, com pontos de distribuição mais próximos das comunidades, facilitando o acesso das famílias.

Ascom/PMSB

Governo dos EUA afirma que itens chineses pagarão tarifa de até 245%; China afirma que “não dará atenção”

0

 

O governo dos Estados Unidos informou, na última quarta-feira (16), através de um documento da Casa Branca, que os produtos chineses podem ser atingidos com uma tarifa de até 245%. Esse valor se refere à taxa imposta por Donald Trump de 145% aos chineses, acrescentado às alíquotas de 100% que já estavam em vigor anteriormente, sobre os produtos específicos.

Itens exportados da China, como veículos elétricos e seringas, devem receber a taxação de 245%. Esses materiais já recebiam uma taxa de 100% para entrarem nos EUA, aplicada desde Joe Biden, na gestão anterior, pela seção 301, que corresponde à Lei de Comércio, projetada para abordar práticas estrangeiras injustas que afetam o comércio americano, não serão isentos dos novos impostos, de acordo com um integrante da Casa Branca.

Será adicionada ainda uma tarifa de 20% anunciada por Trump como parte do esforço para combater o tráfico de fentanil (opioide utilizado como medicação para a dor) e de 125% em tarifas recíprocas, divulgadas na semana passada, como parte da guerra comercial entre os países.

De acordo com informação da agência de notícias Reuters, a China disse que “não dará atenção”, caso os Estados Unidos continuem com o “jogo numérico das tarifas”, nesta quinta-feira (17). O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, respondeu ao questionamento sobre as tarifas de 245% afirmando que “podem perguntar ao lado americano o valor específico das tarifas” e que a China deve manter sua posição, segundo o jornal estatal chinês Global Times.

As duas maiores economias do mundo escalaram na guerra comercial desde 2 de abril, quando Trump tornou o tarifaço público. Inicialmente, a China seria taxada em 34%, além do piso básico de 10% para todas as importações que chegam aos EUA e de outras tarifas impostas ao país asiático ao longo dos últimos três meses.

No entanto, o país asiático retaliou com tarifas da mesma magnitude e Trump subiu a régua para 50%. A China não recuou e aumentou as taxas sobre os EUA para 84%, o que culminou em encargos de 145% por parte do governo norte-americano. A China então aumentou a carga para 125%, na última sexta-feira (11).

BNews

Sobradinho realiza 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com foco em direitos humanos

0

 

Nesta terça -feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”. O evento representou um importante espaço de escuta, debates e formulação de propostas para políticas públicas voltadas à promoção, proteção e vigilância da saúde da população trabalhadora.

A plenária teve como objetivo principal conhecer a realidade da saúde dos trabalhadores, reduzir a morbimortalidade por doenças e acidentes de trabalho e discutir estratégias para minimizar riscos e vulnerabilidades. O encontro também se destacou como uma etapa preparatória para a Reunião Macrorregional, marcada para os dias 6 e 7 de maio, em Juazeiro, que antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde.

O momento reafirma a importância do cumprimento da Lei 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde), destacando o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador, um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS), como instrumento essencial para garantir os direitos já assegurados aos trabalhadores brasileiros.

“A realização dessa plenária marca um avanço significativo na luta pela valorização e cuidado com a saúde de quem move a nossa cidade: os trabalhadores e trabalhadoras. O encontro foi espaço de escuta ativa, de construção coletiva e de fortalecimento do SUS. Agradeço ao prefeito Cleivynho Sampaio, que tem sido um grande apoiador das políticas públicas de saúde, e ao Conselho Municipal de Saúde, que demonstra, com a convocação desta plenária através da Resolução 03/2025, o verdadeiro compromisso com a garantia de direitos e a promoção da vida. Seguimos juntos, porque a saúde de todas as pessoas nos importa”, destacou a Secretária de Saúde, Josefa Moreira.

Ascom/PMS

Prefeitura de Sento-Sé leva alimento e esperança para duas mil famílias na Semana Santa

0

 

“Muita gente não tem condições, e essa entrega com certeza está ajudando muitas famílias.” O depoimento emocionado da dona de casa Ana Carla resume o sentimento de gratidão vivido nesta quarta-feira (16), durante a entrega de 3.000 quilos de peixe e 2.000 cestas básicas realizada pela Prefeitura de Sento Sé, na sede do município e no povoado de Andorinhas.

A ação, voltada para as famílias em situação de vulnerabilidade social e atendidas pelos programas assistenciais do município, levou alimento e esperança para os moradores dos bairros Casinhas, São Felipe, Cícero Borges, Elias Alves, Pé do Morro, Roberto Paulo e Bela Vista.

A prefeita Giselda Carvalho participou da entrega e destacou o valor humano da ação. “Mais do que alimento, entregamos respeito, acolhimento e amor ao próximo. Essa é a verdadeira essência da Semana Santa: estender a mão e cuidar do outro”, declarou.

Em meio à simbologia da Semana Santa, o gesto reforça o cuidado com o próximo e o compromisso da gestão com quem mais precisa. “A cesta básica e o peixe são a garantia de comida na mesa na Semana Santa”, disse o trabalhador autônomo Welington.

Ascom PMSSE

Transforma Petrolina fortalece cultura da solidariedade entre servidores da Prefeitura

0


A campanha da Páscoa Solidária, promovida pelo programa de voluntariado Transforma Petrolina, tem fortalecido não apenas a prática da solidariedade entre a população, mas também  entre os servidores da administração municipal.

Neste ano, o Transforma tem ampliado o alcance da iniciativa e envolvido diretamente as secretarias da Prefeitura no processo de mobilização com o objetivo de fortalecer tanto a prática da solidariedade, quanto o engajamento social entre as equipes, deixando o ambiente mais colaborativo e integrado dentro da gestão pública.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a arrecadação tem sido muito expressiva e irá atender centenas de crianças no próximo sábado em comunidades da sede e do interior do município. “A solidariedade, quando vivida de forma coletiva, se torna um agente transformador, capaz de impactar realidades e inspirar mudanças. É isso que estão presenciando de forma comprometida e tão significativa”, destaca.

Ascom

Estudantes da Escola Municipal Iracy Nunes participam de festival esportivo

0

Os estudantes da Escola Municipal Professora Iracy Nunes da Silva, no distrito de Itamotinga, participaram de um Festival de Atletismo. Os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental disputaram as provas de corrida 50m e 100m, arremesso de peso e salto em altura. A atividade teve como objetivo incentivar a prática esportiva na escola.

“Esse Festival é só o início de um projeto que a gente quer que cresça muito para fortalecer o esporte nessa região de Itamotinga. A nossa expectativa é, nos próximos anos, ampliar tanto o número de modalidades disputadas no Festival quanto o número de escolas participantes”, contou a profissional de Educação Física, Meiry Lúcia Maurício de Souza.

Pamella Vitória Rodrigues é aluna do 6º ano do Ensino Fundamental e foi a segunda colocada na prova de 100m. “Eu gostei muito de participar desse Festival. Foi minha primeira competição, eu treinei bastante e fiquei muito feliz com o meu resultado”, disse a estudante.

Na próxima segunda-feira (21), Pamella e mais 11 alunos da escola disputarão a corrida “Tiradentinhos” na sede do município.

Ascom Seduc/PMJ

PNAE: Agricultores de Sento Sé são habilitados para fornecer alimentos à rede estadual com apoio da Prefeitura

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Piscicultura, em parceria com o IRPAA, a Rede Mulher e a Feira Agroecológica de Sento Sé, apoiou a organização de agricultores familiares do município para participação na Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 01/2025, realizada nesta terça-feira (15), pelo Governo Estado para atender ao Colégio Estadual Sete de Setembro.

Ao todo, participaram da seleção nove agricultores individuais e uma associação do município de Casa Nova. Todos foram habilitados para fornecer alimentos à rede estadual de ensino, representando um avanço inédito: é a primeira vez que agricultores individuais de Sento Sé são contemplados na chamada pública.

“Esse é um marco para a agricultura familiar do município. O PNAE garante alimentos saudáveis nas escolas e gera renda para quem produz no campo. Nosso papel é apoiar e facilitar o acesso a essas políticas públicas”, destacou o secretário Eron Schneider.

Ascom PMSSE

 

Prefeitura de Casa Nova abre inscrições para curso presencial de Libras com 60 vagas disponíveis

0

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para o curso presencial de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que contará com carga horária total de 60 horas. A iniciativa visa ampliar a inclusão e fortalecer a comunicação com a comunidade surda no ambiente escolar e familiar.

Ao todo, estão sendo ofertadas 60 vagas. As inscrições seguem até o dia 30 de abril e devem ser realizadas presencialmente na Escola Joias de Cristo, das 13h às 17h. O curso é voltado para pessoas surdas com deficiência auditiva, professores da rede municipal que atuam diretamente com estudantes surdos, profissionais da educação inclusiva e familiares de alunos surdos ou com deficiência auditiva.

O secretário de Educação, Daniel Ribeiro, destaca a importância da formação. “Esse curso é um passo fundamental para promovermos uma educação verdadeiramente inclusiva e fortalecer os vínculos entre escola, família e alunos surdos”, disse.

Ascom/PMCN

Prefeitura de Casa Nova promove grandes festas populares neste fim de semana

0

 

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está preparando um fim de semana especial. Três grandes festas prometem movimentar o interior do município com atrações que valorizam a cultura popular e garantem a diversão da comunidade.

No sábado (19), a partir das 22h, o povoado do Lago será palco do Lago Folia, com shows de Raimundinho do Acordeon e Gordinho do Piseiro. A festa acontece no Sábado de Aleluia e promete reunir famílias e amigos em um clima de alegria e muito forró. Já no domingo (20), às 13h, a animação toma conta da comunidade de Santa Rita da Barragem com o Carnaval Fora de Época, reunindo os shows de Baixinho e Banda e Guel Senna. Uma celebração de cores, ritmos e tradição, que promete agitar a região com muita música e energia.

Ainda no domingo (20), às 19h, é a vez do tradicional evento Caretas de Santana, em Santana do Sobrado. A noite será animada com apresentações de Sensura Prime, Matheus Torres e Leandro do Gado, resgatando a cultura das caretas e levando música e diversão para todas as idades.

“Essas festas são momentos de celebração da nossa cultura e da nossa identidade. Além de movimentar o comércio local, fortalecem o turismo e geram renda para as comunidades”, destaca o prefeito Anisio Viana.

Ascom/PMCN