Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

0

 

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou por 60 dias o desembargador Marcelo Lima Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pela publicação de mensagens político-partidárias nas redes sociais. Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções, mas continua recebendo vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

O desembargador, que respondia a processo administrativo disciplinar por possíveis infrações, foi acusado de tráfico de influência, paralisação irregular de processos e de não comunicar suspeição em processos onde uma familiar atuava como advogada. No entanto, o relator do processo, conselheiro Alexandre Teixeira, defendeu punição apenas para as publicações político-partidárias, por entender que não há provas de conduta ilícita nas outras acusações.

Buhatem compartilhou por diversas vezes publicações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro em seu perfil na rede Linkedin. Além disso, conforme noticiado pela imprensa, o desembargador aparece em uma foto, jantando com o ex-presidente e sua comitiva durante uma viagem a Dubai. Ele também enviou mensagem a uma lista de transmissão no WhatsApp associando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à facção criminosa Comando Vermelho.

Segundo a defesa do desembargador, ele apenas “curtiu” postagens institucionais feitas pelo então presidente Jair Bolsonaro, “sem tecer manifestação pessoal sobre o conteúdo das publicações em redes sociais”. O plenário do CNJ entendeu, no entanto, que as mensagens tiveram grande alcance e fomentaram a desconfiança social acerca da justiça, segurança e transparência das eleições.

O relator do processo votou pelo afastamento por 90 dias, mas a maioria dos conselheiros decidiu reduzir a pena a 60 dias, acompanhando a punição aplicada em casos semelhantes. O acórdão da votação destaca que “as mensagens divulgadas pelo desembargador em seus perfis nas redes sociais caracterizam indevida publicidade de preferência político-partidária, conduta imprópria, nos termos da Constituição Federal e das demais normas legais e regulamentares que disciplinam os deveres da magistratura”.

Agência Brasil

Projeto da rede estadual de Uauá distribui ovos de Páscoa e kits de alimentação para comunidades carentes

1

Mais de 400 ovos de chocolate e dezenas de kits alimentares chegaram a famílias de quatro comunidades carentes do município de Uauá, nesta Páscoa. A ação é fruto do projeto Páscoa Solidária, promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, que mobilizou estudantes, professores e servidores em uma corrente de empatia, generosidade e aprendizado coletivo. A produção foi resultado de um trabalho pedagógico articulado, com planejamento financeiro aprovado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), garantindo a ampliação do alcance e da estrutura da iniciativa, neste ano.

A ideia que transformou a rotina escolar na semana da Páscoa surgiu em 2023, durante uma conversa entre os professores Thalia Cardoso (Nutrição) e Douglas Souza Costa (Informática), sobre como tornar a data mais significativa dentro da unidade. Com apoio da direção e da coordenação, o projeto ganhou forma e envolveu alunos na produção artesanal dos ovos. “O projeto cresceu, superou desafios e se consolidou como uma ação anual de grande importância para a escola e a população beneficiada”, explica a diretora da unidade escolar, Mariluce Cardoso.

Neste ano, o destaque foi o envolvimento intenso dos alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética, além das turmas do Proeja. A experiência prática nas aulas ganhou um novo sentido com a proposta de levar afeto por meio da alimentação. As professoras Edmilda Santana e Luma Mota também se integraram à equipe, fortalecendo o processo pedagógico com ações colaborativas em sala e na produção dos ovos. A participação ativa dos estudantes, desde a organização até a entrega nas comunidades, refletiu o compromisso com o bem coletivo e o fortalecimento da cidadania por meio da educação.

Para Maria Clara de Almeida Silva, aluna do 2º ano, participar da iniciativa foi uma experiência inesquecível: “A gente entregou ovos de Páscoa para as crianças e ver a alegria delas foi incrível. É bom saber que, com um gesto simples, conseguimos fazer a diferença no dia de alguém. Essa experiência me fez pensar na importância de ajudar o próximo e como isso tem tudo a ver com o nosso curso”. Já Davy dos Santos Gonçalves, do 3º ano, acredita que o projeto vai além da doação. “Não é só entregar ovos; é um gesto de carinho e empatia com as crianças que, muitas vezes, não têm condições de comprar um.”

Ascom/SEC

Prefeitura de Sobradinho distribui mais de 5 toneladas de peixe na Semana Santa e reforça compromisso com a solidariedade e a dignidade alimentar

0

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Sobradinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a tradicional entrega de peixes da Semana Santa, beneficiando diretamente mais de 2.000 famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação faz parte do programa Peixe na Mesa, que se tornou uma politica pública em benefício dos moradores de Sobradinho, para garantir o alimento na mesa de milhares de famílias durante este período de fé e reflexão cristã.

Pela primeira vez na história o peixe foi entregue tratado e com as vísceras removidas. Ao todo, foram distribuídas mais de 5 toneladas e meia de tilápia, média de dois quilos por família, reforçando a importância da segurança alimentar e da preservação dos costumes religiosos e culturais da população. A entrega aconteceu em um espaço montado com cobertura no pátio da Prefeitura, próximo ao Paço Municipal, com toda equipe mobilizada para garantir conforto, agilidade e respeito às pessoas beneficiadas.

A dona de casa Quitéria Silva, que recebeu o peixe nesta manhã, fez questão de agradecer:

“Foi tudo muito rápido e bem organizado. Esperamos pouco na fila e fomos atendidos com carinho e respeito. Agradeço ao prefeito Cleivynho Sampaio por essa iniciativa tão importante para nós que temos pouco, mas não deixamos de manter a tradição da Semana Santa”, agradeceu a dona de casa.

Ao lado da primeira-dama Adriana Menezes, o prefeito Cleivynho Sampaio participou pessoalmente da entrega e expressou a alegria em poder proporcionar esse momento às famílias sobradinhenses:

“Hoje celebramos, com muita fé e emoção, este programa que se tornou politica pública em Sobradinho, esta ação já faz parte da vida do nosso povo. Estar aqui, junto da comunidade, entregando mais do que peixe, entregando dignidade, cuidado e respeito, me enche de gratidão e sentimento de dever cumprido. Essa ação representa muito mais do que uma tradição: é um gesto de amor ao próximo, de compromisso com quem mais precisa. Agradeço a todos os servidores, voluntários, vereadores, secretários e, principalmente, às famílias que acreditam nesse projeto. Seguiremos firmes, promovendo políticas públicas que combatam a fome e a desigualdade e construam uma Sobradinho cada vez mais humana e justa para todos”, afirmou o gestor.

Ascom/PMS

PNAB: Prefeitura de Sento Sé publica editais culturais para quadrilhas juninas e manifestações artísticas

0

 

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Gerência de Cultura, publicou na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (16) dois editais de chamamento público para apoiar iniciativas culturais no município através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os editais Nº 03/2025 e Nº 04/2025 destinam-se, respectivamente, a quadrilhas juninas e a outras manifestações artístico-culturais locais, oferecendo subsídio financeiro aos grupos selecionados. 

O Edital Nº 03/2025, voltado para quadrilhas juninas, prevê a seleção de 7 grupos para receberem apoio. O investimento total destinado a esse edital é de R$ 37.500,00, montante que será dividido entre as quadrilhas selecionadas para ajudar em seus preparativos e apresentações no tradicional concurso junino da cidade. As inscrições para o edital das quadrilhas juninas ficam abertas de 17 a 23 de abril, por meio de formulário online, conforme orientações divulgadas pela Gerência de Cultura.

O Edital Nº 04/2025, por sua vez, é direcionado ao subsídio de grupos e coletivos artístico-culturais de Sento Sé. Serão contemplados 6 grupos ou coletivos culturais de diversas modalidades. O valor global disponibilizado neste edital é de R$ 23.496,00, a ser distribuído igualmente entre os selecionados, contribuindo para a manutenção e continuidade de suas atividades culturais. As inscrições para este edital estarão abertas de 17 a 27 de abril, também de forma online, seguindo as instruções estabelecidas no chamamento público.

A prefeita de Sento Sé, Giselda Carvalho, destacou o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura local e a democratização do acesso aos recursos. “Nossa gestão tem como prioridade valorizar as manifestações culturais da nossa gente e garantir que o acesso aos recursos seja democrático. Esses editais comprovam esse compromisso, possibilitando que mais grupos locais tenham apoio para se desenvolverem”, afirmou.

PNAB

A PNAB, instituída pela Lei Federal Nº 14.399/2022, é um programa de fomento continuado à cultura que destina recursos federais, em parceria com estados e municípios, para incentivar projetos culturais em todo o país. Por meio desses editais financiados pelo governo federal, a Prefeitura de Sento Sé busca fortalecer as tradições locais e ampliar o acesso de agentes culturais aos recursos públicos de incentivo.

Confira os editais:

Edital N° 03/2025

Edital Nº 04/2025

Ascom/PMSSE

O espetáculo que mudou uma comunidade: Via Sacra de Itamotinga celebra 40 anos de fé e transformação

0

 

Ainda é cedo quando as primeiras luzes se acendem nos bastidores da Via Sacra de Itamotinga (BA). Técnicos ajustam refletores, voluntários finalizam os figurinos, artistas ensaiam as últimas cenas. Palco, cenário, iluminação, som — tudo precisa estar pronto a tempo para o espetáculo que, há quatro décadas, transforma o distrito do município de Juazeiro em um grande teatro a céu aberto. É a apresentação do show “Jesus de Nazaré”, representação cênica dos últimos dias de vida do filho de Maria e José, período de extrema importância para a fé cristã.

O que nasceu como uma encenação simples dentro da igreja, com a participação de jovens da catequese e da crisma, tomou as ruas do distrito e se tornou um evento de referência para o teatro popular religioso no interior baiano. À princípio, sob a direção de Manoel Cândido Neto, considerado o seu principal líder. Hoje, a Via Sacra não é apenas um espetáculo — é uma iniciativa que mobiliza o território e por onde muitas pessoas descobrem-se artistas, aprendem a trabalhar em grupo e criam laços.

“Sempre digo que a Via Sacra de Itamotinga é um projeto de transformação social. Nela se envolvem crianças, jovens, adultos… diferentes grupos que vivenciam essa transformação. É uma história gigantesca e centenas de pessoas já passaram por ela”, conta Geovane Oliveira, diretor e produtor do espetáculo.

O espetáculo, que em 2025 contou com apoio do edital de Premiação de Espetáculos Sacros da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Juazeiro, já passou, ao longo dos anos, por diversas fases. Do improviso com figurinos feitos de lençois e capacetes de papelão, além de refletores confeccionados com latas de leite, o espetáculo foi se aperfeiçoando tecnicamente e institucionalmente.

Com a fundação do Grupo de Teatro de Itamotinga, e posteriormente da Associação Comunitária Cultural Artística de Itamotinga (Accardi), os organizadores conquistaram espaço em editais culturais, entre outros apoios, necessários para garantir a melhor experiência para os espectadores.

“Nós gastamos, mais ou menos, R$30 mil por cada edição. São mais de cem pessoas envolvidas diretamente: atores, figurinistas, técnicos, equipe de apoio, produção. Então, contamos com o auxílio de editais, empresários e pessoas que acreditam no projeto”, comenta Geovane.

Para Hertz Félix, coordenador de cultura da Seculte, que promove editais de fomento às manifestações culturais, não só apoiar, mas também celebrar os 40 anos da via sacra de Itamotinga é reconhecer um marco na história e identidade desta comunidade. “Nessas quatro décadas, a via sacra do distrito reafirma seu papel como um patrimônio imaterial valioso, que merece ser celebrado, preservado e continuamente valorizado para as futuras gerações”, reflete o coordenador.

Um espetáculo que cresce

No começo, como é comum em encenações da Via Sacra, o grupo utilizava áudios prontos de outras montagens consagradas para realizar a dublagem das cenas. À medida que se profissionalizou, passou a produzir suas próprias trilhas sonoras, gravadas com as vozes dos próprios atores. O grupo também investiu em formação, com oficinas de teatro, figurino e adereços.

O esforço deu retorno. No início, a Via Sacra era encenada apenas na Sexta-feira Santa. Mas o público cresceu e a Accardi passou a estender a programação. Hoje, as apresentações acontecem na quinta e sexta-feira da Semana Santa — neste ano, nos dias 17 e 18 de abril, sempre às 20h.

A encenação reúne moradores de Itamotinga, artistas de Juazeiro e espectadores vindos de diversas partes da Bahia. Mas o que torna o espetáculo realmente singular é seu impacto na vida de quem participa. “Economia, turismo e transformação social. Para a região de Itamotinga, são os três pilares movidos pelo espetáculo e que o tornam tão importante. O maior espetáculo sacro do Vale do São Francisco”, resume Geovane.

Assim, a Via Sacra de Itamotinga não é só uma memória viva de Cristo: é também a prova de que a cultura comunitária tem força para resistir, se reinventar e mudar vidas. E ao completar 40 anos, o espetáculo celebra não só sua trajetória, mas também o futuro que segue construindo — com fé e arte.

O secretário da Seculte, Targino Gondim, destaca que a Via Sacra é uma representação de um momento muito significativo para os cristãos, e Juazeiro e o interior sempre cultivaram a tradição de manifestar a fé por meio da arte. “Em Itamotinga, por exemplo, já são 40 anos de existência do espetáculo, um evento muito respeitado e admirado, principalmente pelo seu nível de profissionalismo. A gente reconhece isso, valoriza e caminha junto nessa comemoração, porque ela faz parte da nossa história e da nossa vida”, destaca Gondim.

Ascom PMJ/Seculte

Legislativo Municipal de Vereadores de lamenta morte do irmão da vereadora Ana Laura

0



A Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro manifesta seu mais profundo pesar pela trágica e prematura morte do suplente de Vereador Pedro Henrique, conhecido como PH. O jovem era irmão da Vereadora Ana Laura.

Neste momento de dor, o presidente da Câmara, Mitu do Sindicato e toda a Mesa Diretora e demais colegas, prestam condolências e se solidarizam com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.

Câmara Municipal de Juazeiro Bahia

São João 2025: Prefeitura de Senhor do Bonfim discute melhorias para atuação dos taxistas

0

A Prefeitura de Senhor do Bonfim realizou nesta quarta-feira (16), uma reunião com representantes da categoria dos taxistas para discutir estratégias de organização e melhorias nas condições de trabalho durante os festejos juninos de 2025. A reunião aconteceu na sede do Sindiferro e contou com a presença do prefeito Laércio Júnior, do secretário municipal de Administração, Leandro Feitosa, de representantes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans), do presidente do SINDITAXI de Senhor do Bonfim, Cícero Monteiro, além de diversos taxistas da cidade.

Com o objetivo de alinhar ações para melhor atender a população e turistas durante os eventos de São João, a reunião abordou as mudanças previstas no mapa do evento no Parque da Cidade, além de ajustes logísticos relacionados à Praça Nova do Congresso, ambos pontos de grande circulação durante o período.

“Fazemos uma gestão democrática e sempre ouvindo todos. Nosso compromisso enquanto gestão é buscar a escuta ativa dos profissionais do setor, promovendo diálogo para chegarmos a soluções conjuntas para a organização do nosso São João que é o maior evento cultural do município, a festa mais esperada pelos bonfinenses durante todo o ano, atrai turistas e movimenta a economia”, destacou o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior.

Resultado

Foram ouvidas sugestões dos profissionais e discutidas alternativas para garantir segurança, organização e melhores condições de trabalho para os taxistas, além de promover facilidade e conforto para os passageiros.

Como encaminhamento, foi proposta a formação de uma comissão representativa dos taxistas, que participará de uma nova rodada de reuniões com o governo municipal e autoridades de segurança. O objetivo é definir uma estrutura definitiva para o ordenamento do tráfego, pontos de embarque e desembarque, e circulação de veículos nos dias de festa.

Ascom/PMSB

Continuam abertas as inscrições para os cursos de Canto e Violão oferecidas pela APLB Sindicato a seus associados

0

Até o dia 30 de Abril, os trabalhadores em educação ativos ou aposentados, associados à APLB Sindicato em Juazeiro, que estejam interessados em participar das aulas de Canto Coral e Violão Popular, podem se inscrever na sede da entidade em horário comercial.

Trata-se do Projeto Musicalizando, que teve início em 2023 e tem atraído muitos profissionais para um momento de aprendizado, mas também de lazer e descontração.

O professor e coordenador dos cursos, Paulo Oliveira, explica que o Projeto Musicalizando nasceu numa parceria junto à APLB Sindicato com o objetivo de integrar os associados e familiares no convívio com o universo da música, possibilitando aprendizagem e integração sócio-musical dentro das referidas áreas de competência.

“Segundo estudiosos a música causa efeitos curiosos em nosso cérebro, chegando a influenciar, inclusive, hábitos de consumo e a forma de como percebemos o passar do tempo. Além de ser um entretenimento, também é capaz de trazer diversos benefícios à saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividades físicas. E nós temos percebido todos esses efeitos após os resultados da primeira experiência, por isso queremos repetir este ano e aguardamos que outros alunos venham e se insecrevam”, ressalta Paulo Oliveira.

Os participantes das aulas do Canto Coral e Violão Popular já se apresentaram em eventos como lançamento de livros na Uneb e festivos realizados no próprio clube de campo da APLB. Isso mostra que os cursos já são uma realidade que trouxe satisfação não só aos participantes como a quem se propôs a oferecer o curso, como é o caso do professor Paulo Oliveira e da direção da APLB Sindicato que apostou numa parceria de sucesso.

“Podemos dizer com toda certeza que essa foi uma das melhores parcerias firmadas pela APLB Sindicato, pois possibilitou momentos de relaxamento para nossos professores que tanto trabalham e já trabalharam. Sabemos que todos nós precisamos de momentos como esses, para aliviar as tensões, melhor ainda se for com aulas de canto e violão. Estamos satisfeitos com os resultados obtidos já que a satisfação dos nossos associados é nossa também”, comemora o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.

As aulas estão previstas para começar no dia 06 de Maio. O curso de Violão Popular acontece todas as terças e quintas-feiras e nas quartas o de Canto Coral. Os iinteressados devem procurar a sede da APLB Sindicato e fazer sua inscrição.

 

Ascom 

IPJ celebra concessão de novas aposentadorias e antecipa pagamento de benefícios

0

O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) liberou nesta quarta-feira (16), o pagamento dos benefícios para os servidores aposentados, pensionistas e dependentes. A iniciativa faz parte da nova política do IPJ, que preza pela valorização dos servidores.

Ao todo, a autarquia já concedeu 15 novos benefícios, entre aposentadorias e pensões, a servidores e seus dependentes. De acordo com o diretor-presidente do IPJ, Davi Stallone, o órgão tem se empenhado em agilizar a análise de requerimentos acumulados. “Recebemos a gestão com um alto número de solicitações de benefícios e estamos trabalhando para atender a todos no menor tempo possível. Publicamos a concessão de 15 novos benefícios e esperamos, nas próximas semanas, ampliar ainda mais esse número, garantindo os direitos de servidores que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público”, explicou.

Além das ações voltadas aos beneficiários, o IPJ também alcançou resultados financeiros expressivos este ano. O instituto obteve rendimentos superiores a R$ 10 milhões, ao mesmo tempo em que promoveu redução de custos e melhorias na oferta de serviços.

Outro marco importante foi a doação do terreno onde será construída a sede própria do IPJ. A expectativa é de que as obras tenham início ainda este ano, consolidando mais um passo na modernização e estruturação do órgão.

Ascom PMJ