Quatro meses após recomendação do Ministério Público obras inacabadas de artista plástico continuam espalhadas pela Praça do Centenário, Juazeiro: “Apresentou alguma autorização?”

0

 

Em novembro do ano passado, o Ministério Público da Bahia deu um prazo de 20 dias para que o artista plástico Ledo Ivo se manifestasse e prestasse informações sobre a existência de alvará para exploração de atividades na Praça Américo Tanuri, bairro Centenário, em Juazeiro. Há tempos, mesmo sendo alvo de reclamação de moradores do bairro, o artista utiliza o espaço público para expor suas esculturas, a maioria inacabada.

O órgão recomendou, em caso de não autorização do órgão público responsável pelo ordenamento urbano, à época a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano- Semaurb, que Ledo Ivo removesse as obras do local. Era o que dizia a notificação assinada pelo Promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa.

Antes da intervenção do MPBA, a Semaurb já havia notificado o artista para que ele retirasse as obras da praça e de outros pontos da cidade, mas o expositor não cumpria.

Passados 4 meses da recomendação do órgão, as obras continuam no espaço e os moradores voltaram a procurar o PNB para questionar o cumprimento da medida recomendada pelo MPBA.

“Queria entender o que significa uma ‘recomendação’ do MPBA. Funciona apenas como um conselho de pai que o filho cumpre se quiser? Como é isso? O artista apresentou algum  alvará que lhe autoriza a jogar suas esculturas de qualquer jeito no espaço público? A prefeitura deu o direito a ele de espalhar suas obras na praça, mesmo sob protesto dos moradores? Se não tem autorização, por qual motivo elas não foram retiradas do espaço público? Além de ser um desrespeito com os moradores, é também com o órgão fiscalizador, o MPBA. Queremos saber em que deu isso?” questionou uma moradora.

Alvo de reclamações

Ledo Ivo utiliza diversos espaços públicos da cidade para colocar suas obras. Somente na Praça Américo Tanuri, entrada do bairro Centenário, são cerca de 15 esculturas espalhadas de forma desorganizada.

O PNB já recebeu várias reclamações de moradores do bairro referentes ao uso do equipamento público como espaço para depósito das obras do artista, que também é morador do bairro. São peças aleatórias, inacabadas e algumas estruturas enferrujadas.

“Além de faltarem os serviços de manutenção da praça, o espaço vem sendo tomado por peças inacabadas de um artista que mora próximo à praça, e de forma totalmente desorganizada e feia”, reclamou uma moradora.

“É revoltante como tudo pode em Juazeiro. A praça pública Américo Tanuri, no bairro Centenário, virou um depósito particular de obras de um artista. Mesmo com denúncias, abaixo assinado enviado aos órgãos competentes nada acontece. Só aumenta o descarrego por parte do artista que se acha dono do espaço. Nós, moradores, não temos direito a nada, só a aguentar o descaso da falta de ação da prefeitura. É revoltante! A requalificação da praça que é bom não acontece. Estou revoltadíssima, porque sou moradora daqui desde quando o bairro foi entregue e a gente tá num abandono total”, relatou.

“Venho fazer uma denuncia sobre o descaso e abandono em que se encontra a Praça Américo Tanuri, conhecida como Praça do Centenário. Desde o ano passado, um artista da cidade está colocando suas artes espalhadas por esta praça, são 16 no total. Até aí, se fosse de forma organizada e não aleatória, seria até interessante, mas, o mesmo constrói suas artes e espalha elas por todo o espaço e, como se não bastasse, ainda deixa algumas obras inacabadas. Existem uma que virou um depósito de água parada, quando chove os moradores estão tirando a água para que não vire também caso de saúde pública, como um lugar de foco do mosquito da dengue”, relatou outro morador.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome