Redação

31885 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Puxada 65 arrasta centenas de pessoas nos bairros Pedra do Lord, Palmares e Quidé

0

bomfimpalmares-quide-e-pedradolorde

Na última segunda-feira (19), centenas de pessoas dos bairros Pedra do Lord, Palmares e Quidé participaram da Puxada 65 do candidato a prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PCdoB). Acompanhado da sua vice Dra. Dulce (PDT), do prefeito Isaac Carvalho, do vice Francisco Oliveira, dos deputados estaduais Crisóstomo Lima, o Zó e Roberto Carlos (PDT) e dos vereadores da coligação “Pra Juazeiro Mudar Mais”, Paulo percorreu as principais ruas dos três bairros, sendo recebido com entusiasmo pelos moradores. “Isaac fez muito por nossa cidade, claro que tem muita coisa ainda para fazer, a exemplo do bairro Palmares. Mas nós confiamos em Paulo Bomfim, ele foi um secretário muito bom, e tenho certeza que será um prefeito melhor ainda”, disse a moradora Ana Célia.

Paulo Bomfim agradeceu aos moradores e afirmou que vai cuidar ainda mais da cidade e das pessoas. “Podem ter certeza, que eu estou a fim de fazer Juazeiro continuar com a melhor Educação da Bahia, de aumentar ainda mais a geração de emprego, de implantar o maior programa de pavimentação, dar continuidade a esse projeto conduzido pelo prefeito Isaac, e de continuar sendo a mudança que iniciou em 2009. E para isso, precisamos do voto de cada um de vocês. Avançamos muito, a nossa cidade é outra, mas temos consciência que precisamos fazer muito mais por essa cidade linda e de um povo hospitaleiro. No dia 2 de outubro, vamos juntos a vitória”, disse o candidato a prefeito.

“Ele é um homem trabalhador, que batalhou muito para chegar até aqui. Passou por muitas dificuldades, quando era garçom, mas estudou, se preparou, fez faculdade de Gestão Pública, foi secretário da SESP e de Governo nas gestões de Isaac, bastante competente, e hoje é melhor candidato a prefeito de Juazeiro. Eu e o deputado Roberto estaremos na Assembleia contribuindo com a gestão de Paulo Bomfim, ele será o melhor prefeito que a nossa cidade já teve”, ressaltou o deputado Zó.

O prefeito Isaac disse que Paulo Bomfim vai fazer mais e melhor. “Ele foi o melhor secretário do nosso Governo, participou de todas as decisões, conhece as dificuldades da população, tem conhecimento, é um cara humilde, trabalhador, que lutou, estudou e se preparou para chegar até aqui. Ele e Dra. Dulce vão fazer o melhor para a nossa cidade, por isso no dia 2 de outubro, vote 65, para Juazeiro continuar no rumo certo”, finalizou o prefeito.

Defesa de Lula diz que Moro perdeu imparcialidade para julgá-lo

0
A defesa do ex-presidente Lula afirmou nesta terça-feira (20,  por meio de nota, que o juiz Sergio Moro, que julga os casos na Operação Lava Jato, perdeu a imparcialidade para julgá-lo.
“Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente”, diz um trecho da nota enviada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.
A defesa disse ainda que não causou surpresa a decisão do juiz federal. Os advogados reafirmaram que há um “histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais” do ex-presidente.
“Nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente reconhecido pela comunidade jurídica, impediu que o referido juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou”, argumenta.
A Justiça Federal do Paraná aceitou a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Agora, o ex-presidente vira réu e será julgado pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato que não envolvam pessoas com foro privilegiado.
Leia a íntegra:
Diante de todo o histórico de perseguição e violação às garantias fundamentais pelo juiz de Curitiba em relação ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não causa surpresa a decisão por ele proferida nesta data (20/9/2916) determinando o processamento da denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal em 14/9/2916.
Nem mesmo os defeitos formais da peça acusatória e a ausência de uma prova contra Lula, como amplamente reconhecido pela comunidade jurídica, impediu que o referido juiz levasse adiante o que há muito havia deixado claro que faria: impor a Lula um crime que jamais praticou.
Esse é um processo sem juiz enquanto agente desinteressado e garantidor dos direitos fundamentais. Em junho, em entrevista, o procurador da República Deltan Dallagnol reconheceu que ele e o juiz de Curitiba são “símbolos de um time”, o que é inaceitável e viola não apenas a legislação processual, mas a garantia de um processo justo, garantia essa assegurada pela Constituição Federal e pelos Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir.
Na qualidade de advogados do ex-Presidente, apresentamos uma exceção de suspeição (5/7/2016) – ainda não julgada – e temos convicção nos seus fundamentos. Esperamos que a Justiça brasileira, através dos órgãos competentes, reconheça que o juiz de Curitiba perdeu sua imparcialidade para julgar Lula, após ter praticado diversos atos que violaram as garantias fundamentais do ex-Presidente.
Bocão News

Debate sobre criação artística será realizado amanhã (21) na Univasf

0

foto-n3514

Com o objetivo de promover discussões acerca da produção artística em Artes Visuais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover o “Fala de Artista”. O primeiro debate será realizado amanhã (21), a partir das 16h, no Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais (LAPDAVIS), localizado no bloco de Artes Visuais do Campus Juazeiro (BA). A ação é realizada por meio do projeto de extensão Desenho e Arte Contemporânea: da universidade à comunidade. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O professor de Desenho do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Edson Macalini, e o desenhista Iehoshua Iahueh, irão participar deste primeiro debate. Os convidados irão abordar seus processos de criação, apresentar suas produções e discutir o papel delas no contexto social em que estão inseridas. Durante o evento, o público participante poderá fazer questionamentos para promover um diálogo sobre a arte, desde o processo criativo.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Colegiado de Artes Visuais, Flávia Pedrosa Vasconcelos, a proposta é inspirada em um ciclo semelhante de debates, que ocorreu entre 2003 e 2004, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, em Fortaleza (CE). “O objetivo principal é disponibilizar conceitos e contextualizar a produção artística em Artes Visuais ao público em geral, para trazer um diálogo mais abrangente entre produção artística local e população”, explica.

O Fala de Artista irá promover mais dois debates, no próximo mês. No dia 5 de outubro, irão participar os artistas Douglas Cândido e Lizandra Martins, e no dia 26 de outubro, Carina Lacerda e Fredson Pereira. Todos irão debater sobre seus trabalhos, o processo de criação e a produção artística da região.

Ascom

Lula vira réu pela segunda vez na Lava Jato e será julgado por Sérgio Moro

0

1474404727_568148_1474405300_noticia_normal_recorte2

O ex-presidente Luiz lnácio Lula da Silva se tornou nesta terça-feira réu pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido benesses da construtora OAS, parte do esquema de corrupção investigado pelaOperação Lava Jato. Segundo o juiz federal Sérgio Moro, a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal na semana passada apresenta “indícios suficientes de autoria e materialidade”. A mulher do petista, Marisa Letícia Lula da Silva, e o diretor do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também irão responder a processo. É a segunda vez que Lula se torna réu. Ele já responde a processo por obstrução da Justiça desde julho, em caso relacionado a Lava Jato que corre na Justiça Federal de Brasília.

De acordo com a denúncia, o ex-presidente teria recebido 3,7 milhões de reais em propinas da empreiteira OAS. O pagamento, de acordo com a acusação, teria sido feito de maneira dissimulada por meio da entrega de um apartamento tríplex no Guarujá, da reforma feita deste mesmo imóvel e da contratação de uma empresa de transportes para armazenar parte do acervo pessoal de Lula em um galpão da empresa Granero na Grande São Paulo. Na semana passada, os advogados do ex-presidente negaram que ele tenha cometido qualquer crime, reafirmam que ele não é dono do triplex e caracterizaram a ação como política e parte de uma “farsa lulocêntrica”.

É a primeira vez que Lula será julgado por Moro. Caso condenado pelo juiz, ele ainda pode recorrer a uma segunda instância, e se a corte confirmar a decisão de Curitiba as aspirações do petista de voltar à presidência em 2018 seriam frustradas, uma vez que ele se tornaria inelegível por oito anos. O ex-presidente também pode ser preso preventivamente se a Justiça entender que há indícios de que ele pode vir a fugir, ou que está atrapalhando a produção de provas.

A decisão de Moro ocorre menos de uma semana depois da controversa apresentação da denúncia pelos procuradores que lideram a força-tarefa da Lava Jato e o juiz fez questão de responder à polêmica nos autos, como costuma fazer. A peça foi alvo de críticas de políticos, analistas e especialistas por apresentar Lula como “comandante máximo” do esquema de corrupção da Petrobras sem apresentar contra ele a denúncia pelo crime de formação de quadrilha e por dizer que não havia “provas cabais”. No despacho, Moro afirma que “nessa fase processual não cabe exame aprofundado das provas, algo só viável após a instrução e especialmente o exercício do direito de defesa”.

O magistrado escreve que a aceitação da denúncia “não significa juízo conclusivo quanto à presença da responsabilidade criminal”, e que está ciente de que sua decisão de tornar o petista réu pode “dar azo (abrir espaço) a celeumas de toda a espécie”. Mais adiante, Moro afirma que alguns dos elementos probatórios da denúncia do MPF – que chamou Lula de “comandante da propinocracia” – são “questionáveis, mas nessa fase preliminar, não se exige conclusão”. O juiz também destaca que apesar dos acusações, a força-tarefa não denunciou o petista por formação de quadrilha (algo que seria esperado caso houvessem provas de sua liderança no esquema), mas afirma que “esse fato está em apuração perante o Egrégio Supremo Tribunal Federal“.

Moro levanta a hipótese de que Lula e Marisa apenas não transferiram formalmente o apartamento do Guarujá para seu nome devido à prisão do empreiteiro Léo Pinheiro, em novembro de 2014. “É possível que ela [transferência] tenha sido interrompida pela prisão preventiva (…) do Presidente da OAS, o acusado José Adelmário Pinheiro Filho”, o Léo Pinheiro. Com relação à Marisa Letícia, o juiz afirma que “embora haja dúvidas relevantes quanto ao seu envolvimento doloso”, sua “participação específica nos fatos e a sua contribuição para a aparente ocultação do real proprietário do apartamento [do Guarujá] é suficiente por ora para justificar o recebimento da denúncia também contra ela e sem prejuízo de melhor reflexão no decorrer do processo”.

Além de Lula, Marisa e Okamotto, também se tornaram réus na ação José Adelmário Pinheiro Filho, Agenor Franklin Magalhães, Fábio Hori Yonamine, Roberto Moreira Ferreira e Paulo Roberto Valente Gordilho, da empreiteira OAS.

El País

Orientações do PROCON de Juazeiro ajudam consumidor em mais um informativo

0

Desistir de um curso em que se matriculou é um direito do consumidor e a devolução de parte do valor da matrícula também. O PROCON de Juazeiro alerta a população acerca desse direito que deve ser garantido aos consumidores. Para isso, informa que, como a divulgação dos resultados dos principais vestibulares de universidades públicas só acontece em meados de fevereiro, é comum que estudantes se antecipem para garantir sua vaga em faculdades privadas.

Se o resultado da pública é positivo e há a necessidade de desistir da vaga na escola particular, as reclamações relacionadas à devolução do dinheiro da matrícula aumentam. Portanto, é preciso saber que, as faculdades costumam restituir de 70 a 80% do que foi pago, se o estudante cancelar a matrícula antes do início das aulas. Segundo as escolas, o percentual de cerca de 20% retido é para cobrir os custos do processo de matrícula, cancelamento e convocação de outros alunos.

Outro assunto de interesse do consumidor diz respeito aos consumidores brasileiros que utilizam internet gratuita. O uso de redes de internet sem fio abertas pode trazer riscos à privacidade. De acordo com Nelson Barbosa Júnior, engenheiro de segurança da Norton, empresa de soluções para segurança digital, Wi-Fi abertos podem oferecer riscos tanto para quem se conecta a elas quanto aos proprietários. Para o usuário, é possível que a conexão seja uma forma de capturar dados e aplicar golpes.

O uso de Wi-Fi faz cada vez mais parte do cotidiano. Em muitos locais, encontramos conexões oferecidas por empresas ou ainda compartilhadas de celulares e tablets. Porém, quando elas não exigem nenhum tipo de senha ou cadastro, podem oferecer ameaças. Quem costuma utilizar redes de internet abertas, deve tomar alguns cuidados para não expor seus dados e colocar em risco a sua privacidade.

Acessando os links abaixo o consumidor pode obter as dicas necessárias para se proteger diante dos dois pontos acima abordados:

1 – Matriculou e desistiu? Saiba seus direitos!

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=31328

2 – Cuidados ao utilizar Wi-Fi público

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=31305

 

Ascom

 

Escolas municipais realizam II Piquenique Literário em Juazeiro

0

20-09-2016-ii-piquinique-literario-1

Durante esta semana, de 19 a 23 de setembro, está sendo realizado o II Piquenique Literário em Juazeiro. A programação é voltada para as turmas de correção de fluxo das escolas da rede de ensino municipal e o objetivo da atividade é estimular os alunos a lerem como forma de entretenimento.

Os alunos da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira foram para o espaço do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro. Na ocasião, houve momentos de leitura individual e de leitura coletiva. Segundo a professora, Daniela Novais, sair um pouco da sala de aula torna a leitura mais agradável. “É um momento de sair do cotidiano e dar sentido à leitura”, exclama com firmeza.

A aluna Sthefane Damasceno concordou com sua professora. Ela conta que atividades de leituras são diárias na escola, mas que esse momento foi mais confortável. “Eu gosto muito de ler, principalmente para os outros escutarem. Só hoje já li dois livros, foi bom porque pude ficar deitada”, descreve a garota.

Já a programação da Escola Municipal Tancredo Neves foi realizada na Associação de Moradores do bairro Dom José Rodrigues. De acordo com a professora, Josenir Lima, foi um dia muito esperado, pois no ano passado deu muito certo. “É um dia que nós podemos ver resultados. No início do ano recebemos alguns alunos que faziam a leitura visual, mas não conseguiam ler. Hoje, todos já fazem a leitura mesmo e quando eles aprendem, fazem questão de mostrar o que aprenderam”, diz orgulhosa.

A programação com as turmas de correção de fluxo das escolas municipais continua até esta sexta-feira (23). As atividades acontecem com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc).

 

Médica do HDM/IMIP divulga trabalho cientifico sobre comunicação em saúde na Espanha

0

foto-1

A Pediatra do Hospital Dom Malan/IMIP, Fernanda Patrícia Novaes, participou recentemente do Congresso Europeu de Educação Médica. Um evento que recebe trabalhos científicos do mundo inteiro e é organizado anualmente pela Associação Europeia de Educação Médica. Este ano, o evento ocorreu em Barcelona, na Espanha.

O título do trabalho foi Medical Training and atittudes In communication of infant death (Formação médica e atitude dos pediatras frente à comunicação do óbito infantil, em português). A produção foi baseada na dissertação do Mestrado que a médica defendeu pela Faculdade Pernambucana de Saúde ( FPS).

O trabalho aborda sobre a situação clínica: o momento em que o médico fala para a mãe que a criança dela morreu. “Tive a curiosidade de saber qual a percepção dos pediatras da UTI e residentes quanto à sua formação para realizar esse procedimento. Como agem? como aprenderam a agir? e como ensinam aos médicos mais novos? quais as sugestões para melhorar essa expertise?, ou seja, para desenvolver essa competência profissional”, pontua.

Foi utilizada a pesquisa qualitativa para estudar percepções, valores e atitudes dos participantes. “Encontramos temas que envolvem a Educação Médica, as Atitudes profissionais e as Estratégias de Ensino”, ressaltaFernanda Patrícia Novaes.

“Em decorrência da nossa pesquisa surgiu a disciplina Comunicação em Saúde na UNIVASF, com referencial prático no Laboratório de Comunicação em Saúde da FPS. Utilizamos arte, videogravação e a plataforma on-line americana traduzida para o Português, chamada Doctor. Communication (DOC.Com. Brasil). O Consenso Britânico sugere o ensino da comunicação na saúde dentro do currículo em espiral, ou seja, em todos os assuntos e períodos do curso médico”, enfatiza..

“Minha avaliação com relação ao evento foi excelente. Pesquisadores e estudiosos de todos os continentes do mundo discutindo com seriedade os rumos da “Educação Médica”. Uma verdadeira aldeia global de alto nível”, complementa a pediatra.

“O trabalho científico foi apresentado no Centro Internacional de Convenções Fórum de Barcelona. E participei também de um Pré- congresso chamado ESME ( Essencial Skills In Medical Education) sobre “Habilidades Essenciais em Educação Médica”, finaliza Fernanda.

Ascom

“Cidades Digitais” – acesso a internet fica indisponível devido a pane no sistema

0

A Prefeitura de Juazeiro informa que o sistema do projeto “Cidade Digitais”, que disponibiliza acesso gratuito à internet em pontos estratégicos do município (Orla, Praça da Misericórdia, Praça da Bandeira, Biblioteca e Terminal de Ônibus – abrangendo o Camelódromo e Estádio Adauto Moraes), encontra-se indisponível.

O problema se deve a uma pane no sistema que ocasionou um curto circuito no equipamento – responsável por facilitar o acesso aos serviços públicos e promover a internet sem fio de graça (wi-fi). A Secretaria de Administração, responsável por gerir o sistema, comunica que está trabalhando para solucionar o problema.

Prefeitura convida Petrolinenses para festa dos 121 anos

0

petrolina

O tema do Desfile de 21 de Setembro deste ano será “Começo da Vida, Petrolina, a luz o verbo e a fertilidade da cidade-mãe” Serão 50 pelotões, formados por escolas públicas municipais e estaduais e também as escolas particulares da cidade, além de unidades do Nova Semente, fanfarras e instituições da cidade.

Todos se preparam com  apresentações, carros alegóricos e bandas marciais abordando as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento de Petrolina. O desfile permanece no mesmo horário, ou seja, as 18 horas, com concentração na praça do Monumento dos Pracinhas, conhecida como praça das Algarobas e com o mesmo percurso do ano passado, em toda a avenida Guararapes.

A Prefeitura de Petrolina estenderá os horários do transporte coletivo, beneficiando a população, que participará das comemorações pelo aniversário da cidade. As empresas que circulam no município deverão prestar serviço até as 00h30. De acordo com a EPTTC, a frota de ônibus que será ofertada, na edição 2016 do desfile, será a mesma que foi disponibilizada no evento no ano anterior, quando as comemorações aconteciam pela manhã.

Como todos os anos, às 5 horas, a banda Philarmônica 21 de Setembro fará a alvorada festiva pelas ruas de Petrolina, saudando todos os seus moradores no dia maior de sua cidade. E finalizando o dia que a cidade completa 121 anos, a banda Aviões do Forró ira presentear a população com um show na Orla da cidade. O evento está previsto para acontecer às 20:30 horas, com o DJ Jhuan, e às 21:30 sobe no palco a banda Aviões do Forró com encerramento marcado para a meia-noite. O show é aberto ao público.

Ascom