Redação

31885 POSTS 20 COMENTÁRIOS

Bancários de Juazeiro e região participam do Dia Nacional de Paralisação nesta quinta (22)

0

14438873_1104572972911329_231672755_o

Nesta quinta-feira, 22 de setembro diversas categorias estão nas ruas em defesa das conquistas trabalhistas. Em Juazeiro, os bancários estão há 17 dias em greve e também aderiram a paralisação na luta contra a terceirização, contra o negociado sobre o legislado, na defesa da previdência social, das empresas públicas, do pré-sal e das conquistas trabalhistas.

As principais centrais sindicais do Brasil (CUT, CTB, UGT, Força, NCST, CSP-Conlutas e Intersindical) e as entidades que formam as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo organizaram a mobilização que tem como slogan ‘Rumo à greve geral e por nenhum direito a menos’. As paralisações, atrasos na entrada, assembleias nas portas dos locais de trabalho, passeatas e manifestações ocorrerão durante todo o dia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Maribaldes da Silva, é preciso a união da categoria para defender os direitos trabalhistas e contestar as alterações que o atual presidente Michel Temer está querendo fazer em relação à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e à Previdência. “Somos contra uma reforma da Previdência que estipule uma idade mínima para aposentadoria; um absurdo querer aumentar a jornada de trabalho. Estamos na luta por nossos direitos e melhorias. Convocamos todos os bancários de Juazeiro e região para participar desse movimento em frente aos bancos da cidade”, disse.

Nenhum direito a menos

Além das dezenas de projetos que preveem a ampliação da terceirização apoiada por Michel Temer, vários ministros do governo falaram em outras propostas que tiram direitos da classe trabalhadora, entre elas, a reforma da Previdência, com idade mínima de 65 anos e redução de benefício; mudanças na Lei trabalhista para permitir acordos de redução de salários, 13º e fatiamento das férias; e a PEC 241 que reduz os investimentos sociais, em especial nas áreas de saúde e educação.

As centrais sindicais defendem um projeto de desenvolvimento com geração de emprego e distribuição de renda, trabalho decente, aposentadoria digna e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário.

Ascom SEEB/Juazeiro Bahia

TCM aprova com ressalvas as contas do legislativo de Juazeiro(BA)

0

Na sessão desta quinta-feira (22/09), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou, com ressalvas, as contas da Câmara Municipal de Juazeiro, que tem como Presidente o Vereador Damião Medrado.

As contas são referentes ao exercício de 2015. Em razão das ressalvas contidas no relatório técnico, o gestor recebeu uma multa de R$1.000,00.

Segundo assessoria de comunicação do TCM, também foram aprovadas, com ressalvas, as contas do legislativo dos municípios de Capim Grosso e Itaberaba.

O Presidente da Câmara de Capim Grosso, Veroneidson Rios Matos, sofreu multa de R$500,00 e Zenildo Nascimento, que presidente o legislativo em Itaberaba, de R$1.500,00.

Cabe recurso das decisões.

Com informações da Ascom/TCM

Joseph Bandeira visita região do Salitre

0

14463650_575364062649062_1429241779_n

A cada dia que passa Joseph Bandeira (SD) demonstra que está preparado para ser o novo gestor de Juazeiro. Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o candidato visitou mais uma vez a região do Salitre. Junco, Goiabeira, Manga, Marruá e Pau Preto, foram os lugares que passou.

No decorrer da visita, Joseph Bandeira conversou com as pessoas da região, apresentou suas propostas de governo e escutou as principais dificuldades do povo do Salitre. Maria Alice, que reside no Junco, salientou que o distrito está carente uma série de benefícios. ‘Precisamos que amplie o atendimento médico, de uma quadra poliesportiva e de uma praça, para estimular o esporte e também lazer na nossa comunidade’, comentou.

Segundo a moradora o distrito de Junco está sem ambulância, as pessoas precisam pagar um transporte para serem levados até a cidade quando precisam. Após visita na região do Salitre, o candidato participou junto com a comitiva da ‘Caravana 77’ de uma caminhada no bairro Alto do Alencar.

 Nesta quinta-feira, 22 de setembro, Joseph Bandeira participará de entrevista na TV São Francisco a partir das 19h e às 20h visitará o bairro Jardim São Paulo – concentração na Igreja Congregação Cristã no Brasil. Para mais informações, e ficar por dentro da agenda do candidato nas redes sociais: fanpage ‘Joseph Bandeira’ e instagram ‘@josephbandeiraoficial’.

Ascom  Coligação ‘A Cara de Juazeiro’

Sobradinhenses participam de caminhada da vitória na Quadra N16

0

14358695_531779553680058_4599137978130824184_n

Junto com os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Luiz Vicente Berti (PSD) e Paulo Lima (PSB), e os candidatos a vereador da Coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, a população de Sobradinho participou, na noite desta quarta-feira (21), da caminhada da vitória na Quadra N16. Com um público cada vez maior, as caminhadas da onda verde agregam pessoas que reconhecem o trabalho realizado no município nos últimos quatro anos e que desejam ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida.

Uma das moradoras da quadra N16 fez questão de destacar o motivo pelo qual quer Luiz Vicente de novo. “O trabalho de Luiz Vicente não pode parar porque meu filho estuda na rede municipal e eu percebo que os estudos dele vêm melhorando bastante, porque o prefeito investiu em coisas novas. É por isso que eu voto 55”, relatou Jaile Leandro Cavalcante.

“A cada dia que passa a onda verde leva mais esperança para as ruas de Sobradinho e a caminhada fica mais bonita, porque Deus já abençoou nossa caminhada e vai continuar abençoando. No dia dois teremos uma vitória esmagadora porque quando se trabalha, o povo vota e é por isso que o 55 será vitorioso”, declarou o candidato Luiz Vicente, reconhecendo e agradecendo o apoio da população em todas as suas caminhadas.

Ascom Juntos Somos Fortes

Desfile, Música e ator famoso são algumas das atrações da agenda cultural do Juá Garden Shopping

0

jua-gardem-felipe-tito

A agenda cultural do Juá Garden Shopping está movimentadíssima nesta semana, já começando a partir de quarta-feira, 21, com o início do 1º “Moda Garden”. São cinco dias de desfiles, que vão apresentar as tendências da moda da coleção Primavera-Verão. Além do show nas passarelas também vamos ter muita música ao vivo, teatro infantil, o último dia do Aulão Enem 2016 e a presença do ator da Rede Globo, Felipe Titto. Traga a sua família, chame os amigos e venha curtir todas essas atrações DE GRAÇA no melhor lugar de lazer da região.

Confira a nossa AGENDA CULTURAL:

21/09 (Quarta-feira)

 Desfile em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Horário: ÀS 20h 

22/09 (Quinta-feira)

MÚSICA

Show ao vivo com Rodrigo Leal apresentando o melhor da MPB

MODA GARDEN

Desfile do Projeto Flora Fashion

Horário: A partir das 19h

Local: Praça de Eventos 

23/09 (Sexta-feira)

MÚSICA

Show ao vivo com Charles Eluran com o melhor do Pop Rock

MODA GARDEN

Desfile de Moda Masculina com presença do ator da Rede Globo, Felipe Titto.

Horário: A partir das 19h

Local: Praça de Eventos

24/09 (Sábado)

MODA GARDEN

Desfile de Moda Feminina com animação de DJ

Horário: Às 18H.

Local: Praça de Eventos

25/09 (Domingo)

AULÃO ENEM 2016

Disciplinas: Aula de química com o professor Arnaldo Cesar  e redação com a professora Cibele.

Horário: Às 9h.

Local: Praça de Alimentação. 

APRESENTAÇÃO DE TEATRO INFANTIL

Peça teatral “A Raposa e o Lobo”.

Horário: Às 15h

Local: Palco do Gil – Praça de Alimentação 

MODA GARDEN

Desfile de Moda Infantil.

Horário: Às 18h.

Local: Praça de Eventos

Ascom Juá Garden Shopping

Reforma do ensino médio pode trazer mudanças no Enem

0

enem_120713_colegioprogressao-1

As mudanças propostas para reformulação do ensino médio podem trazer também um novo modelo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a intenção de flexibilizar a trajetória dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) terá que pensar também em formas de avaliar as ênfases de formação. Uma das possibilidades é que haja modelos diferentes de Enem, mais direcionados para o que os estudantes aprenderam na etapa de ensino. As possíveis mudanças não valerão para o Enem de 2016.

O governo quer aprovar a reforma do ensino médio até o final do ano. Hoje (22), às 15h, o presidente Michel Temer deverá anunciar o texto que será enviado para a aprovação do Congresso Nacional. Uma das possibilidades é o envio de uma medida provisória, que passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial e tem 120 dias para ser aprovada ou não no Parlamento.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o texto final ainda não foi disponibilizado aos secretários estaduais, responsáveis por essa etapa de ensino, mas grande parte das sugestões dadas pelos gestores foi acatada. A intenção é que o ensino médio tenha, ao longo de três anos, metade da carga horária de conteúdo obrigatório, definido pela Base Nacional Comum Curricular – ainda em discussão. O restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do próprio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil.

Os alunos poderão escolher seguir algumas trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os secretários propõe ainda a inclusão de um quinto eixo de formação: técnica e profissional.

“Essa formação vai possibilitar que o aluno passe no Enem? O Enem vai mudar por conta disso, com certeza”, disse o diretor institucional do Consed, Antônio Neto. “Inclusive, o Enem vai mudar a partir do momento que houver uma Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, o Enem vai ter que seguir essa base”, acrescentou.

A reforma ganhou destaque após a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país. Pelosegundo ano consecutivo, a meta estabelecida para o ensino médio não foi cumprida e a etapa está estagnada desde 2011. Uma reforma da etapa está em tramitação na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei (PL) 6480/2013, mas o ministro da Educação, Mendonça Filho, defende que, dada a urgência da questão, é necessário o envio de uma medida provisória.

Atualmente, o ensino médio concentra 8 milhões de alunos. Os problemas identificados nessa etapa estão presentes tanto na rede pública quanto na privada. “O Enem vai ter que se ajustar a esse novo desenho de ensino médio”, disse a presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. “Deve ter o Enem com os conteúdos definidos pela Base e o Enem da área de concentração. Isso não é algo que logisticamente é complicado e é positivo”, defendeu.

O MEC ainda não falou sobre mudanças no Enem, questão que também não estará contemplada no texto da reforma que será apresentado hoje.

Ontem (21), após evento que marcou os 10 anos do movimento Todos pela Educação na Câmara dos Deputados, o ministro Mendonça Filho garantiu que não haverá mudanças no Enem de 2016, marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que, primeiramente, será discutida a reforma e, depois, mudanças no Enem.

Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), Daniel Cara, o Enem deve ser mantido como mecanismo de acesso ao ensino superior.

Já a Prova Brasil, aplicada de forma amostral no 3º ano do ensino médio, necessita de mudanças. “É preciso saber se essa reforma vai passar, primeiro. E se ela vai ser implementada de fato ou se ela vai ser aprovada, mas ficar no limbo até 2018, quando vai acabar esse governo. Porque não basta aprovar uma lei, ela precisa ser implementada e quem implementa são os professores”, afirmou.

“Se a reforma passar, a depender de como ela passar, aí sim, se avalia como é possível reformar o Enem. Na minha opinião, tudo está muito aligeirado”, completou.

Agência Brasil

Juventude Azul: grupo de jovens curaçaenses se reúne e declara apoio a Pedro Oliveira

0

juventude-azul-1

Dezenas de adolescentes se reuniram na noite de ontem (21), no Espaço Velho Chico, com o candidato a prefeito Pedro Oliveira (PSC), a fim de ouvir propostas e discutir políticas públicas voltadas para o segmento jovem. O encontro, que foi organizado pela militância do grupo “Juventude Azul”, contou ainda com a presença dos candidatos ao cargo de vereador Estéfano Pereira (PCdoB), Wanderley Loureiro e Januário Ferreira, ambos do PSD, e das candidatas pelo PR, Sonileide Ferreira e Ana Paula Vaqueira. O Presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Carlos Alberto Possídio, o ex-vereador Anselmo Vital e o agente cultural e músico Fernando Ferreira, também participaram do momento e colaboraram nas discussões.

Logo no início da conversa, os jovens se apresentaram e deram declarações de apoio ao projeto liderado por Pedro Oliveira. “Eu sou jovem e estou com Pedro porque acredito na mudança” foi a frase mais repetida entre os presentes. “O mandato de Pedro vai ser o mandato das oportunidades”, “Estou extremamente confiante com essa nova política que Pedro vem fazendo”, “Acredito na competência administrativa de Pedro”, foram as mensagens proferidas pelos jovens Eduardo Paixão, Wirã Amário e Nathaly Varjão, respectivamente. Para a estudante de Direito, Denise Lopes, Pedro representa o desejo da juventude. “Pedro conhece bem a nossa realidade. Nós confiamos na mudança e Pedro vai ser o nosso representante, por isso, nós jovens, vamos ajudá-lo”, disse a universitária.

Anselmo Vital pediu a Pedro para ter e manter diálogo com os jovens, possibilitar a formação e a capacitação para a juventude, despertar o empreendedorismo, além de frisar a importância da liderança que cada jovem representa. “A juventude é uma das mais belas fases da vida. Ela é a base e o pilar das nossas histórias. Nós somos alimentados por sonhos e ideais. As grandes transformações tiveram a participação dos jovens. Pedro vai precisar de todos os jovens para discutir planos e metas para a cultura, para arte, para o esporte. Construir um projeto coletivo é ajudar a convencer as pessoas naquilo que você defende e cada um aqui tem o papel de líder. E vocês, nesta reta final, têm o desafio de conquistar mais jovens e mais pessoas para, assim, darmos a vitória a Pedro”, frisou.

juventude-azul-2

Antes da participação de Pedro Oliveira, Wilca França recitou a poesia “Juventude Transcendental”, de autoria de Luciano Lugori. “Eu sou jovem, tenho que agir. Quero mudanças, irei proferir. Vamos viver um novo tempo. Eu sou jovem, insisto, um ser inexaurível e inexorável. Eu desejo ir além, transcender, viver uma juventude transcendental”, declamou.

O candidato Pedro Oliveira agradeceu o apoio dos jovens, respondeu a vários questionamentos, reconheceu o peso da responsabilidade de representar o sonho de muitos, criticou a postura dos adversários e pediu o empenho de todos nestes últimos dias de campanha. “A proposta deles é denegrir a nossa imagem. Dirão muitas mentiras nestes últimos dias. Devemos estar preparados para não entrar no jogo deles. Vamos ignorá-los, vamos manter o nosso foco, vamos continuar fazendo uma campanha limpa, mostrando as nossas propostas e o nosso desejo de ver Curaçá melhor. Eu quero convocar toda juventude para ir às ruas e dar um gás maior na campanha. A nossa resposta vai ser nas urnas. Essa vai ser a vitória do povo de Curaçá”, discursou.

No encerramento da “roda de conversa”, os participantes puxaram o grito “Juventude azul, vem pra cá, vem pra cá! Ei, sou 20!” com muito entusiasmo e confiança. A reunião foi transmitida ao vivo, via Facebook, pela assessoria de comunicação do candidato, e recebeu centenas de visualizações e comentários em prol do projeto de Pedro Oliveira.

Ascom – PSC Curaçá/BA

Convivência com o Semiárido desperta interesse de estudantes de agronomia da Uneb

0

img_0006

Estudantes da disciplina de ecologia do curso de agronomia da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, no Campus Juazeiro, visitaram o Centro de Formação Dom José Rodrigues, na tarde da última quarta-feira (21). Durante a visita os/as estudantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Irpaa na consolidação da proposta de Convivência com o Semiárido, a região semiárida e as peculiaridades do Bioma Caatinga.

A ideia da visita foi uma proposta da professora Lívia Jesus, que pontua a necessidade dos/das estudantes perceberem a relação da ecologia com o curso de agronomia, entre outros fatores.

A atividade foi acompanhada pelo colaborador do Irpaa José Moacir, que fez uma contextualização da quebra do paradigma do Combate à Seca, pontuando o papel e esforço das organizações sociais, a exemplo do Irpaa, nessa desconstrução e na construção da Convivência com o Semiárido. Moacir ainda destacou que essa proposta inclusive hoje é pautada pelo governo estadual da Bahia e federal.

Outro destaque apresentado por Moacir foi a importância dessa aproximação com a universidade, considerando que o currículo acadêmico muitas vezes não dialoga com a realidade na qual os/as estudantes estão inseridos/as. Para a estudante Ana Maria de Oliveira dos Santos, os conteúdos estudados em sala de aula não conseguem fazer essa ligação. “As nossas disciplinas não são voltadas pra a Convivência com o Semiárido e nem a prática, a gente vê coisa que tá fora da nossa realidade”, pontua Ana, que ainda complementa abordando que não há uma ponte entre a universidade e a comunidade, principalmente nos projetos de extensão.

Uma forma que a estudante do curso de medicina veterinária da Univasf, Miquésia Silva, que também participou da visita, encontrou pra suprir a carência do debate de Convivência com semiárido presente na universidade foi buscar estágio na área. Ela diz que o que a motivou foi “a sede por vê esse outro lado, essa forma de viver, de administrar o Semiárido, no meu caso administrar a produção de animais, eu gostaria de conhecer o potencial que nossa região tem e não apenas a implementação de novas tecnologias”, afirma a estudante.

De acordo com a professora Lívia Jesus, a visita possibilitou os/as estudantes a olharem de forma positiva para o Semiárido e para a importância da agricultura familiar para economia da nossa região e para o mercado de trabalho desses futuros/as profissionais. “Às vezes um estudante desse de agronomia entra na faculdade com aquela visão de agrônomo de só produzir melhoramento, monocultura, no entanto o caminho não é só esse, tem muitas outras opções”, enfatizou a professora.

Além de todo esse debate, o grupo pode realizar a trilha de Convivência com o Semiárido, onde conheceram tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva, plantas e animais adaptados ao clima e outras condições da região.

Visita técnica servirá de base ao parecer de tombamento do prédio da Chesf

0

chesf01

Está em fase de elaboração um parecer que analisa o pedido de tombamento do edifício que abriga a sede regional da Companhia Hidro Elétrica do S. Francisco (Chesf), na Avenida São Rafael, em Salvador. A autora do parecer é a conselheira de cultura Virgínia Coronago, membro da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural da Bahia, principal instrumento de trabalho do Conselho Estadual de Cultura.

Na última segunda-feira, 19, a conselheira visitou o prédio da Chesf com o objetivo de balizar o parecer de tombamento. Após a conclusão do documento, o texto será analisado pela Câmara de Patrimônio. Somente após a análise final do processo, o caso é encaminhado à Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), a fim de que o expediente seja encaminhado.

“Minha análise parte de uma visão antropológica sobre o ambiente, por isso foi crucial conhecer o espaço. Apenas por meio de fotografias, não se tem a dimensão real do edifício”, explicou a conselheira, que estava acompanhada da assistente do Conselho Estadual de Cultura, Isamar Oliveira, e da servidora Mariana Campos.

O prédio da Chesf foi concluído em setembro de 1979, projetado pelo arquiteto Assis Reis após um concurso. O pedido de tombamento foi solicitado pela filha do arquiteto. A gerente da administração regional da Chesf, Cíntia Souza, destacou que o imóvel possui arquitetura singular por conta de um sistema que aproveita a iluminação e ventilação natural. A iniciativa fornece ambiente saudável e agradável ao trabalho, com paisagem privilegiada. “Temos muito zelo e cuidado com o prédio. O tombamento garante a preservação histórica da estrutura construída”, explicou.

ENGENHEIRO – A visita à sede da Chesf foi acompanhada pelo engenheiro civil Davi Cordeiro, responsável pela manutenção do espaço. Ele assinala que uma reforma de conservação foi executada em 2011. “A estrutura original do prédio pertence ao movimento artístico denominado Brutalismo, por conta de aços e tijolos aparentes nas instalações. É uma referência na arquitetura  brasileira”, comentou.

Cordeiro recorda que arquitetos da França, Alemanha e Espanha foram ao local conhecer a edificação. Além disso, a área costuma atrair estudantes e se tornou, inclusive, objeto em pesquisas de mestrado dedicadas ao estudo do projeto de Assis Reis. “É uma construção admirada, principalmente, pelo uso do espelho d’água na refrigeração local, e pela utilização do aço platinável, material de construção que dura cerca de 400 anos”, completou.

Hoje, o edifício é utilizado para exposições temporárias de fotografias, festas eventuais e apresentações teatrais. Além das instalações que formam o complexo, um auditório serve de ambiente para manifestações e congregações, em especial, para o público interno da empresa. Segundo a gerente Cíntia Souza, existem iniciativas internas, como os ensaios e apresentações do coral corporativo, que atingem cerca de 50 funcionários que trabalham no prédio, além de outros 130 colaboradores de unidades da Chesf na região. “Também oferecemos o espaço para empresas, ao Governo e às universidades interessadas na realização de eventos”, informou a diretora.

CÂMARA – Regida pela lei 8.895/03, a Câmara de Patrimônio é o principal instrumento de trabalho do Conselho de Cultura. Sua missão é analisar e emitir parecer a respeito de pedidos de registros (patrimônios intangíveis), tombamentos (bens materiais) e outros institutos protetivos encaminhados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Conselho Estadual de Cultura da Bahia