Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Transforma Petrolina promove Páscoa Solidária histórica com entrega de chocolates para mais de 2 mil crianças

0

A quarta edição da Páscoa Solidária do Transforma Petrolina, realizada nesse sábado (19),  foi marcada por uma ação histórica que levou 2.400 caixas de chocolates a 13 localidades do município, atendendo tanto crianças da zona urbana quanto do interior. A iniciativa, que se consolida como a maior já realizada pelo programa de voluntariado, teve como objetivo não apenas distribuir os chocolates, mas também  fortalecer a prática da solidariedade e do acolhimento no coração das pessoas.

A  ação contou com o apoio direto da população que fez suas doações, e com a colaboração de centenas de servidores da prefeitura, que se uniram à campanha por meio de uma mobilização interna para arrecadação dos chocolates. Também apoiaram a ação dezenas  de voluntários que ficaram responsáveis pela logística das entregas e o voluntário Tio Diego,  que animou a criançada com atividades recreativas.

Mais de 2 mil crianças foram contempladas com chocolates. A caravana solidária visitou os bairros Henrique Leite, Residencial Vivendas, Vila Rotary, Residencial Cacheado, Vida Nova, além de quatro  assentamentos, como Mandacaru, Lindolfo Silva, Cacimba dos Sonhos e Nossa Senhora de Fátima. Também foram atendidas crianças das invasões Vila Santa Terezinha e Vila da Paz, da localidade Novo Mandacaru e da instituição Casa Anjo.

Além da Páscoa Solidária, o programa de voluntariado Transforma Petrolina desenvolve, desde sua fundação em 2019, dezenas de atividades que integram o calendário social do projeto. A iniciativa foi criada e é mantida pela Prefeitura de Petrolina. As ações do Transforma abrangem áreas como educação, valorização dos idosos e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de incentivar de forma contínua a cultura do voluntariado no município.

Ascom

Morre, aos 99 anos, o cabeleireiro Fernando Oliveira

0

 

Morreu em Salvador, nesta segunda-feira (21), o cabeleireiro Fernando Oliveira, aos 99 anos. Muito querido e respeitado pela sociedade juazeirense, ele nasceu em Salvador, mas veio para Juazeiro com a família, assim que seu pai assumiu o comando da Capitania dos Portos.

Por longas décadas, Fernando morou em Juazeiro, contribuindo para a vida social e cultural da cidade. Um dos pioneiros no ramo, montou seu tradicional salão de beleza na orla da cidade, espaço bastante frequentado, principalmente, pelas mulheres da sociedade juazeirense.

Católico, ele também era o responsável pela ornamentação do andor de Nossa Senhora das Grotas, nas festas da padroeira da cidade. Protetor, acolheu as dezenas de sobrinhos, que o chamavam de “titio Nando”.

Um familiar de Fernando Oliveira confirmou o óbito e informou que o corpo será trazido para Juazeiro, onde acontecerá o sepultamento: “Era um pedido dele ser sepultado aqui”. . Ainda não se tem o horário da chegada do corpo.

O PNB se solidaria com a família e demais amigos de Fernando Oliveira, desejando conforto e força neste momento de dor.

O músico e compositor Mauriçola, pelas redes sociais, homenageou o cabeleireiro.

“O tempo que sempre avança e lá no infinito onde estrelas explodem e não se importam com mortais ..Vou me despedindo de pessoas bonitas que cruzarem meu caminho..
Meu Deus, como Juazeiro tem pessoas iluminadas.
“Fernando do salão “, assim ele apareceu na minha infância.
Era o melhor e mais disputado da região. Foi nosso pedaço de Paris, “Coiffeur”… Muitas “Channel ‘s” da society e das “luzes vermelhas”, com “bobs e laquê ” saiam de lá..
João Gilberto, levou Fernando Oliveira pra casa do Dr. Dewilson naquela noite impossível.
Aguardem minhas histórias em o Surubim bossa nova..
Juazeiro precisa acender novas estrelas!!
Adeus Fernando!.. Chegar aos 99 .. é uma eternidade”.

Redação PNB   

 

Seminário de Política, Cultura e Ambiente da Univasf acontece de 28 a 30 de abril, no Campus Serra da Capivara

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Programa de Pós-Graduação em Política, Cultura e Ambiente (PoCAm), realizará o 3º Seminário de Política, Cultura e Ambiente, de 28 a 30 de abril, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

O evento reunirá professores, pesquisadores e estudantes para refletir sobre os rumos do mestrado, com foco na consolidação e nos desdobramentos das três linhas de pesquisa do programa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de abril.

Os interessados devem se inscrever pelo site do evento. Esta edição irá debater como as linhas Modos de Produção e Formas Expressivas, Economia Política e Técnicas de Governo e Regimes de Conhecimento e Agenciamentos Socioambientais têm se materializado em atividades concretas, projetos de pesquisa e expectativas acadêmicas e sociais. Essas temáticas orientarão mesas redondas, conversas e atividades culturais ao longo dos três dias de programação.

A abertura do evento será no dia 28 de abril, às 19h, com a conferência “Da universidade popular à universidade dos povos: desafios da academia na relação com as comunidades e movimentos sociais”, ministrada pelo professor Spensy Kmitta Pimentel, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Em seguida, às 20h30, será realizada a apresentação didática “Um alaúde de cerrados e caatingas: imaginações musicais de um alaúde de Istambul nos sertões do Piauí”, com o professor Rainer Miranda Brito, do Colegiado de Antropologia e do PoCAm. A programação completa está disponível no site do 3º Seminário de Política, Cultura e Ambiente.

Mostra de Filmes – Um dos destaques desta edição é a Mostra de Filmes, que será realizada na Praça do Relógio, no Centro de São Raimundo Nonato, no dia 30 de abril, a partir das 19h30. Serão exibidos os filmes “Sobrado das Margens” (2019), dirigido por Danilo de Souza Santos; “Tirar Reis: memórias e melodias nos reisados de São Lourenço do Piauí” (2023), com direção de Manoela Vilanova Negreiros, ambos discentes do PoCAm; e “02 de julho – A Retomada” (2024), dirigido por Spensy Kmitta Pimentel, Joelson Ferreira e Joana Moncau.

Também haverá o Fórum de Auto-avaliação do PoCAm, com a participação de docentes e discentes do curso. A realização do evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no site do 3º Seminário de Política, Cultura e Ambiente.

 

Ascom/Univasf

Passo a passo do Conclave: saiba como será a escolha do novo papa no Vaticano

0

Após a morte, aos 88 anos, do papa Francisco, o Vaticano vai iniciar os preparativos para escolher quem vai substituir o pontífice no comando da Igreja Católica. Ele faleceu em sua residência no Vaticano, Casa Santa Marta.

O anúncio da morte do Papa foi feito pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, de 77 anos. Ele assumirá o cargo interinamente até que seja escolhido o sucessor do pontífice. Ele está no cargo desde 14 de fevereiro de 2019, quando foi nomeado pelo próprio Francisco.

A denominação camerlengo vem do latim “camarlingus”, que significa “funcionário da câmara do soberano”, em tradução livre para o português.

Saiba o que acontece

Após a morte de um papa, um ritual é iniciado no Vaticano. Dentro de 15 a 20 dias após a morte do papa, o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, de 91 anos, convocará os cardeais a Roma para o que é conhecido como conclave para eleger o sucessor de Francisco. Diante do período entre a morte de um papa e a eleição de um novo é chamado de Sede Vacante, ou “o assento está vago”.

Durante esse período, o Colégio dos Cardeais mantém a supervisão geral da Igreja, mas está impedido de tomar decisões importantes. O cardeal Farrel é o responsável por administrar as decisões da igreja neste momento.

Os cardeais se reúnem na Capela Sistina para realizar o processo de eleição. Todos os cardeais eleitores devem prestar juramento de sigilo e votar por escrutínio secreto. Somente cardeais com menos de 80 anos podem votar. Uma maioria de dois terços é necessária para eleger um novo papa e a votação só se encerra se for encontrado um consenso. Se os cardeais não conseguirem chegar a um acordo sobre a pessoa a ser eleita, a votação é suspensa por um dia de oração e discussão antes de a votação começar novamente.

Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério. Confira a lista:

– Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
– Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
– Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
– Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
– Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
– João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
– Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.

Os cardeais não podem deixar o conclave, exceto em casos raros. A palavra conclave vem do latim “com chave” e refere-se ao isolamento imposto a eles, que visa evitar que o processo eleitoral se prolongue. Durante o conclave, os cardeais vivem na Casa Santa Marta, que foi construída por ordem de João Paulo II para substituir os alojamentos improvisados ​​no palácio papal que os abrigava anteriormente.

BNews

Relembre a trajetória do Papa Francisco: “Coragem e amor universal”

0

 

O Papa Francisco, 88 anos, ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. O pontífice morreu nesta segunda-feira (21). Ele foi internado em fevereiro para enfrentar uma pneumonia que acometeu seus dois pulmões e recebeu alta após 38 dias. Neste domingo (20) de Páscoa Francisco fez uma aparição durante missa na Praça de São Pedro.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial do Vaticano.

Ainda não há mais detalhes sobre o funeral.

Trajetória 

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, seu nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio. Ele é filho de imigrantes italianos que chegaram ao território argentino em 1927.

O desejo por Francisco de seguir careira religiosa foi aos 17 anos, ingressando no seminário aos 21 anos após ter se graduado como técnico em química. Ele então passou a dar aulas em colégios da Companhia de Jesus em Santa Fé e também em Buenos Aires. Foi nesta época que ele foi acometido de uma doença respiratória, se submetendo a uma cirurgia para retirar parte do pulmão.

Francisco foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969. Ele se graduou em 1970 na Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel, onde formou-se em Teologia. Entre as décadas de 70 e 80, ele deu aulas de Filosofia e Teologia em escolas de Buenos Aires.

Entre 1973 e 1979, foi responsável pela ordem jesuíta da Argentina. Ele foi designado bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e posteriormente arcebispo primaz da Argentina em 1998.

Estando à frente da diocese, Francisco se dedicou a realizar trabalhos pastorais se dedicando ao povo e as injustiças econômicas e sociais, visitando comunidades carentes.

Em 21 de fevereiro de 2001, recebeu o título de cardeal, que lhe foi concedido durante o papado de João Paulo II. Com o falecimento de João Paulo, Francisco foi um dos nomes indicados para ser o sucessor, mas o conclave elegeu Bento XVI.

“Se tivessem escolhido alguém como eu, que causa muitos problemas, eu não teria conseguido fazer nada. Naquela época, isso não teria sido possível. Saí feliz. Bento 16foi um homem que acompanhou o novo estilo. E não foi fácil para ele, hein? Ele encontrou muita resistência dentro do Vaticano”, disse em entrevista para o livro “El Sucesor”.

Em fevereiro de 2013 com a renúncia de Bento XVI, o porta-voz do Vaticano, Fredericco Lombardi, declarou que “a Igreja precisava de alguém com mais energia física e espiritual, que pudesse superar os desafios de um mundo moderno e em constante mudanças”, tendo sido Francisco eleito nesse contexto.

Tendo feito diversos movimentos para a modernidade do mundo atual como abraçar a comunidade LGBT e apoiar o casamento de padres, o Papa também esteve próximo recentemente dos fiéis da Faixa de Gaza, destruída em meio ao conflito com Israel.

Redação PNB, com informações BNews

Dois ganhadores da Dupla de Páscoa levam R$ 25,1 milhões cada

0
22/06/2023 - Brasília - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

Duas apostas acertaram os números da Dupla de Páscoa, o sorteio especial da loteria realizado neste sábado (19). Cada aposta receberá R$ 25,1 milhões. De acordo com a Caixa Econômica Federal, uma delas foi realizada por canal eletrônico e outra em São Paulo (SP).No segundo sorteio, duas apostas ganhadoras levam R$ 2,4 milhões cada, sendo uma aposta de Leme (SP) e um bolão de 15 cotas feito em Cotia (SP). No primeiro sorteio, saíram os números 05-18-22-27-31-46. No segundo, foram sorteados os números 02-07-31-45-46-47.

Na segunda faixa do sorteio, para acertos de cinco números, 1.048 apostadores vão levar R$ 4.182,91 cada. Já no segundo sorteio, o prêmio será de R$ 4.901,02 para cada um dos 805 apostadores que acertaram cinco números.

Esta é a nona edição do concurso especial da Dupla Sena, que, assim como a Lotofácil da Independência e a Mega da Virada, não acumula. Ou seja, caso não haja acertadores na primeira faixa do sorteio, o prêmio principal é distribuído para a segunda faixa e, assim, até a última faixa de premiação.

O prêmio principal do concurso deste sábado – R$ 50,3 milhões – foi o maior da história da Dupla Sena, sendo 33,86% maior que o sorteio especial do ano passado, que pagou R$ 37,5 milhões também para dois apostadores. A arrecadação do concurso foi de R$ 143,01 milhões, no total de mais de 57 milhões de apostas.

Prêmios com valor superior a R$ 2.259,20 são pagos exclusivamente nas agências da Caixa. O banco alerta que o bilhete da loteria é ao portador e o ganhador pode escrever, no verso do recibo da aposta premiada, seu nome completo e CPF. Dessa forma, o bilhete torna-se nominal. Em caso de bolão, cada participante pode fazer o mesmo no verso de seu recibo individual de cota.

Os ganhadores devem ficar atentos ainda às datas. Os prêmios das Loterias Caixa prescrevem em 90 dias a partir da data do sorteio. Depois desse prazo, o dinheiro é repassado integralmente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme Lei 13.756/18, que trata da destinação da arrecadação das loterias.

Mega Sena

Já o concurso regular da Mega Sena, nº 2.854, pagou o prêmio de R$ 52 milhões para uma aposta ganhadora, realizada em Concórdia (SC). Os números sorteados foram 02-13-16-31-44-55.

Na segunda faixa de premiação, de cinco acertos, 101 apostas levarão R$ 48,3 mil cada.

Agência Brasil

Lula decreta luto no Brasil pela morte do Papa Francisco

0

 

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nota, lamentou a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21).

Lula destacou a simplicidade do Santo Padre e o “respeito e acolhimento ao próximo” características de Francisco.

O presidente brasileiro decretou luto oficial de sete dias.

Confira a íntegra da nota:

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, afirma o presidente.

Redação PNB

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

0

 

Três decisões estratégicas do governo, anunciadas há cerca de dez dias, vão ao encontro de um dos principais braços da política de incentivo à indústria: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), que, ao mesmo tempo, busca fortalecer a produção industrial e prover o Sistema Único de Saúde (SUS).Em cerimônia na cidade mineira de Montes Claros, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a multinacional dinamarquesa Novo Nordisk, anunciou o investimento de R$ 6,4 bilhões para produzir remédios no Brasil.

A farmacêutica é importante fornecedora para o SUS de insulina e medicamentos para o tratamento de hemofilia.Atualmente, é responsável por 2,65 mil empregos diretos e indiretos, que devem ser acrescidos de mais 600.

O objetivo do investimento anunciado é aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves.

Parceria tripartite

No mesmo dia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Butantan, responsável pela gestão de recursos do Instituto Butantan, informaram que vão investir pelo menos R$ 200 milhões em micro, pequenas e médias empresas inovadoras na área de saúde.

O esforço conjunto será para a criação de um fundo que vai mirar em startups, empresas com potencial de inovação e grande uso de tecnologia. As três instituições buscam fortalecer a cadeia de suprimentos do SUS.

O BNDES, banco público ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), é um dos braços do governo que fomentam o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O banco deve aportar de R$ 50 milhões a R$ 125 milhões ao fundo.

A Finep, empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), destinará até R$ 60 milhões. Já o Butantan ─ maior produtor de vacinas e soros da América Latina ─ é ligado ao governo de São Paulo e aportará ao menos R$ 50 milhões.

A empresa, sediada em Aparecida de Goiânia (GO), venderá ao governo itens como stent farmacológico coronário, cateter e fio guia dirigível para angioplastia e balão periférico.

Stent é um pequeno dispositivo médico em forma de tubo, inserido em artérias para prevenir e evitar a obstrução do fluxo sanguíneo, ou seja, é diretamente ligado a intervenções cardiovasculares.

A política industrial do governo, batizada de Nova Indústria Brasil (NIB), foi lançada em janeiro de 2024. É dentro deste conjunto de incentivo que estão as ações voltadas ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde, que faz parte da chamada Missão 2 da NIB.

Além de gerar emprego e desenvolvimento econômico, a meta da política de incentivo é elevar a produção nacional de 45% para 70% da necessidade de medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, materiais e outros insumos e tecnologias em saúde, até 2033.

Procurado pela Agência Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que os valores direcionados à Missão 2 superam R$ 57 bilhões, entre investimentos públicos e privados. É dinheiro que vai potencializar produção em laboratórios e indústrias.

Ao defender a política de incentivo na fábrica de Montes Claros, o presidente Lula afirmou que há “uma revolução na recuperação da indústria deste país”, particularmente nas indústrias vinculadas ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde”.

“Isso é possível porque o SUS é um grande comprador de tudo o que a gente fabrica aqui”, completou o presidente.

Resultados práticos

Uma das faces do efeito prático do investimento no Complexo Econômico-Industrial da Saúde é a redução da dependência externa, desafio que ficou visível durante a pandemia de covid-19, quando o Brasil dependeu da importação de vacina, equipamentos hospitalares, como ventiladores mecânicos, e insumos, como máscaras.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição referência em saúde pública, é uma das beneficiadas direta da Missão 2 da NIB.

A Fiocruz informou que, “por meio de Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), investe continuamente em inovação e desenvolvimento tecnológico para melhorar suas capacidades produtivas”.

Um dos projetos mais significativos é o Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, que está sendo construído em um terreno de 580 mil metros quadrados – equivalente a cerca de 80 campos de futebol – no Rio de Janeiro.

A unidade terá capacidade de produção anual estimada em 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos, para atender prioritariamente às demandas da população brasileira por meio do SUS.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal prevê investimento de cerca de R$ 2 bilhões em quatro anos para a construção. A Fiocruz informou à Agência Brasil que ainda estão sendo captados aproximadamente R$4 bilhões de investidores e parceiros diversos.

A Fiocruz acrescentou que, entre as medidas para buscar autossuficiência do país, tem investido em tecnologias avançadas, como a plataforma de RNA mensageiro (mRNA – transporta informações genéticas do vírus), incluindo uma vacina contra a covid-19, que está em fase pré-clínica.

Efeito multiplicador

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) classifica o Complexo Econômico-Industrial da Saúde como “estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país”.

Na definição da especialista de Política Industrial da CNI, Caroline Giusti de Araújo, o complexo articula uma ampla base produtiva e tecnológica, que abrange desde a indústria farmoquímica e farmacêutica até vacinas, testes diagnósticos, terapias avançadas, hemoderivados e dispositivos médicos.

O setor representa, descreve ela, cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB – conjunto de bens e serviços produzidos no país) e mais de 30% do esforço de ciência, tecnologia e inovação. A especialista aponta que investimentos no setor têm um efeito multiplicador.

Ambiente econômico estável

O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, aprova a política de incentivo industrial, e enfatiza que o setor farmacêutico atua tanto na promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, assim como no desenvolvimento econômico.

O representante de farmacêuticas nacionais e internacionais que produzem no Brasil defende que o incentivo ao setor deve ser tratado como política de Estado, baseada em regras claras e constantes.

“Uma política de desenvolvimento do complexo industrial da saúde necessariamente tem que ser uma política de Estado e, por isso, precisa ter marcos legais bem estabelecidos”, diz.

Agência Brasil

Moradora do Antônio Conselheiro, em Juazeiro, critica demora do SAAE para realizar ligação de esgoto: “Tem gente que espera desde o ano passado”; SAAE esclarece

1

O feriadão da Semana Santa foi de muito transtorno para uma moradora do Antônio Conselheiro, em Juazeiro. Recentemente, ela mudou-se para o bairro, após conquistar sua casa própria e, mesmo pagando R$ 450,00 pela ligação de esgoto, o SAAE não realizou o serviço. O pagamento foi efetuado no dia 3 de abril. Em contato com nossa redação, ela criticou o prazo dado pela autarquia municipal para fazer a ligação.

“Para ligarem a água foi um caos. Tive que comparecer ao SAAE mais de 10 vezes. Paguei, no dia 3 de abril, R$ 450,00 para fazerem a ligação, o que não é barato. No entanto, a solicitação foi feita no dia 20 de março e só dia 03 eles fizeram a vistoria para gerar o boleto de pagamento. Tive que me mudar, porque já tinha que pagar a prestação da casa e não dava para juntar com o valor do aluguel de onde eu estava morando. Hoje me encontro na residência, sem esgoto, porque não tinha como manter aluguel e prestação da casa. Desde o dia que entrei na casa, que não posso utilizar sanitário, não posso receber uma visita, porque, literalmente, a ‘merda’ sai pelo vaso, pelo ralo da garagem e pelo ralo da área de sol. Em plena semana santa, não posso receber um familiar em casa, porque o odor e a imundice não permitem. O senhor prefeito já passou por uma situação como essa ? Uma autarquia como o SAAE, que atende a um município como o de Juazeiro ainda passa por isso? É triste ter um lar e não poder usufruir dele. Lavo a casa e a água não desce, o fedor não passa. Soube que tem pessoas que estão há um ano sem esgoto aqui pelo bairro”, protestou a moradora que ainda acrescentou: “Estou só esperando a conta de água chegar, pra ver se vem a taxa de esgoto”.

Estamos encaminhando a reclamação para o SAAE.

Recorrente

A reclamação de moradores que adquiriram novos imóveis é recorrente. Eles relatam constantemente dificuldades para conseguir acesso ao serviço de ligação da rede de água e esgoto do SAAE. Uma moradora, que recentemente conquistou a casa própria no Residencial Novo Horizonte, no bairro Piranga, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para questionar o prazo informado pela autarquia.

“Fui ao SAAE para solicitar a nova ligação da rede de água. Eles me informaram que o prazo era de 15 dias. Então paguei o boleto e fiquei aguardando. No entanto, já se passaram 17 dias e, até agora, nada foi feito. Meu esposo foi até o balcão de atendimento da empresa e lá informaram que o prazo era, na verdade, de 30 dias, com previsão de realização do serviço no dia 30/04. Em busca de esclarecimentos, enviei mensagem pelo WhatsApp do SAAE, e me responderam com outra data, dia 10/05. Estou aguardando apenas isso para me mudar. Fizemos toda uma programação contando com a data inicial que nos deram, mas o SAAE não consegue nem esclarecer os próprios prazos, e os usuários é que sofrem as consequências. Fico sem entender, o prazo é 15 ou 30 dias?”, relatou a usuária.

O que diz o SAAE

Em busca de esclarecer os prazos fornecidos pela autarquia, o Portal Preto no Branco entrou em contato com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE).

Em áudio enviado à nossa redação, o assessor de imprensa do SAAE, Antônio Pedro, esclareceu que “toda solicitação, seja de água ou de esgoto, qualquer serviço do SAAE, é feita no setor comercial, localizado na Praça da Jacaré. O prazo para ligações novas, tanto de esgoto quanto de água, é de até 30 dias. Mas, realmente, quando estamos com todas as equipes funcionando e a empresa atuando plenamente, esse prazo tem caído para 15 dias. A partir desta semana, isso deve se intensificar ainda mais, pois a máquina que estava parada já foi consertada. A solicitação precisa ser feita presencialmente, por conta da documentação que deve ser assinada no ato do pedido de nova ligação, seja de esgoto ou de água.”

Redação PNB