Preto no Branco

23525 POSTS 1 COMENTÁRIOS

Deputado Roberto Carlos entrega veículos para reforçar a saúde nos municípios de Camamu e Remanso

0

 

O deputado estadual Roberto Carlos (PV) segue ampliando os investimentos na saúde pública dos municípios baianos. Fruto de emendas parlamentares de sua autoria, o parlamentar viabilizou a entrega de veículos destinados a reforçar a estrutura de atendimento na atenção básica nos municípios de Camamu e Remanso.

Em Camamu, a entrega do veículo é resultado de uma articulação com o prefeito Jairo, o vice-prefeito, Beto, o secretário municipal de Saúde e o ex-prefeito Enoque. Segundo o deputado, a solicitação chegou por meio dessas importantes lideranças, que vêm atuando com firmeza e compromisso na defesa dos interesses da população local.

“Tenho grande respeito por essas lideranças, que me apresentaram essa demanda com muita seriedade. Fico feliz em atender e contribuir para que o município tenha mais condições de cuidar do seu povo”, afirmou Roberto Carlos.

Já em Remanso, o benefício também é fruto do trabalho conjunto com as lideranças políticas locais. O prefeito Marcos Palmeira, o vice-prefeito Alair e o secretário de Saúde, Antônio Moura, fizeram o pleito ao deputado, que prontamente destinou a emenda necessária para a aquisição do veículo.

“O fortalecimento da saúde pública começa com estrutura. Quando recebemos uma solicitação vinda de gestores comprometidos como Marcos, Alair e Antônio Moura, é nosso dever buscar soluções. Remanso tem no nosso mandato um parceiro constante”, destacou o deputado.

Com ações como essas, Roberto Carlos reafirma seu compromisso com a melhoria da saúde nos municípios do interior da Bahia, priorizando investimentos que geram impacto direto na qualidade de vida da população.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro e IFSertãoPE prorrogam as inscrições para cursos gratuitos de qualificação com bolsas de R$ 500,00

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Mulher e Juventude, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano/IFSertãoPE prorrogaram as inscrições para o projeto “Juventude Transformando o Futuro” que integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A ação está ofertando 200 vagas em cursos gratuitos, além de bolsas de R$ 500,00 e tem como objetivo qualificar jovens de 16 a 29 anos, com ensino fundamental completo, para ingressar no mercado de trabalho com mais preparo e competitividade.

Com carga horária de 200 horas e formato híbrido (com atividades presenciais e online), os cursos oferecidos são nas áreas de Assistente em Administração; Estética e Auxiliar Terapêutico, e as aulas terão início em julho de 2025. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até 25 de junho por meio de um formulário eletrônico e a seleção será realizada por sorteio eletrônico.

As aulas serão realizadas em diferentes locais de Juazeiro, incluindo os bairros Piranga, na Escola Municipal Pedro Raimundo Rodrigues Rego; João Paulo II, na Escola Municipal Maria José Lima da Rocha; a Comunidade de Lagoinha – Massaroca, na Escola Municipal Rural de Massaroca (para o curso de Assistente em Administração); a Comunidade de Lagoa da Pedra – Maniçoba, na Escola Municipal Americo Tanuri (para Auxiliar Terapêutico) e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher/CIAM, localizado no Bairro Centenário (para Estética).

Confira o EDITAL completo com todos os detalhes sobre os cursos e o processo seletivo aqui e clique aqui para fazer sua inscrição.

Ascom PMJ/SMJ

Solidariedade e tradição: Encerramento do São João da Gente terá arrecadação de alimentos do Programa Juazeiro Sem Fome nesta quinta-feira (19)

0
A Prefeitura de Juazeiro realiza, nesta quinta-feira (19), o último dia de arrecadação de alimentos do Programa Juazeiro Sem Fome durante o São João da Gente 2025. A ação, que marcou presença em todos os dias do circuito junino, integra cultura e solidariedade, convocando a população a contribuir com 1kg ou mais de alimento não perecível.

O stand do programa estará montado na entrada do espaço de festa na Orla II, onde acontecerá o encerramento do São João da Gente com apresentações de quadrilhas, concursos culturais e muito forró. A campanha conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha, Ronda Maria da Penha, Secretaria de Políticas para Mulheres e Juventude, Secretaria de Cultura, Guarda Civil Municipal e demais pastas envolvidas na realização do evento.

“Convido a população a fazer sua ação solidária e trazer 1kg de alimento para esse dia que vai ser muito bem aproveitado pelas mulheres que estão em vulnerabilidade social e cadastradas na Ronda Maria da Penha de Juazeiro. Esperamos vocês e contamos com esse apoio, com a parceria da nossa cidade”, convidou Lorena Pesqueira, coordenadora do programa Juazeiro Sem Fome.

Todos os alimentos arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para mulheres atendidas pela Ronda Maria da Penha. A campanha reafirma o compromisso da gestão municipal em unir grandes eventos culturais a ações de cidadania e fortalecimento das políticas públicas.

Programação:

O encerramento do Concurso de Quadrilhas de Juazeiro vai contar com uma programação especial de shows na Orla da cidade. Após as apresentações dos grupos juninos, que iniciam às 17h, o público poderá curtir shows gratuitos de Maciel Melo, Tiaguinho Carvalho e Matheus do Acordeon. Os artistas sobem ao palco a partir das 22h, embalando a festa promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte.

Ascom PMJ

Moradora da Rua Quintino Bocaiuva, Juazeiro, denuncia marcação irregular de vagas de estacionamento: Dizem que não tem quem faça eles tirarem esses obstáculos”

2

 

Uma moradora da Rua Quintino Bocaiuva, centro de Juazeiro, em contato com o PNB, nesta quinta-feira (19) denunciou a marcação irregular de estacionamento na via pública, por comerciantes locais. Ela conta que já pediu providências aos órgãos municipais, mas nenhuma equipe foi até o local verificar a situação que está “insustentável”.

“Dois restaurantes colocam cones, placas e cadeiras para marcar vagas de estacionamento, impedindo que até os moradores possam utilizar o espaço para estacionar seus veículos. Hoje eles colocaram uma placa que eu não consegui sequer tirar meu carro e quando fui falar com as funcionárias, ainda ouvi desaforo. Já falei com a Semaurb, com a AMTT, fiz denúncias, mas ninguém resolve. Fica um jogando para o outro e hoje eu temo pelo meu bem-estar e segurança, pois até ameaça fizeram, dizendo que não tem quem faça eles tirarem esses obstáculos. E que se eu continuar estacionando lá, vou ficar com o carro bloqueado pelas placas. Queria muito uma ação da prefeitura, mas estou cansada de denunciar e não ter retorno. Todo dia é a mesma coisa”, reclamou a moradora.

Já encaminhamos a reclamação para a Secretaria de Ordenamento Público e Habitação.

Redação PNB

Maciel Melo, Tiaguinho Carvalho e Matheus do Acordeon animam o Concurso de Quadrilhas nesta quinta (19) em Juazeiro

0



O encerramento do Concurso de Quadrilhas de Juazeiro, nesta quinta-feira (19), vai contar com uma programação especial de shows na Orla da cidade. Após as apresentações dos grupos juninos, que iniciam às 17h, o público poderá curtir shows gratuitos de Maciel Melo, Tiaguinho Carvalho e Matheus do Acordeon. Os artistas sobem ao palco a partir das 22h, embalando a festa promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte.

Entre os nomes que vão se apresentar, está o som poético de Maciel Melo, um dos grandes nomes da música nordestina. Pernambucano de Afogados da Ingazeira, Maciel é autor do clássico “Caboclo Sonhador”, eternizado nas vozes de cantores como Flávio José e Fagner. Sua carreira é marcada por parcerias com artistas como Dominguinhos, Xangai e Vital Farias, e por letras que exaltam o sertão, o amor, os sonhos e a cultura popular.

Mas não para por aí. A noite também terá Tiaguinho Carvalho, ex-vocalista da banda Novo Destak. Conhecido por hits como “Samara”, o cantor de arrocha já dividiu vocais com nomes como Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes. Com seu estilo romântico e popular, Tiaguinho deve embalar o público com sucessos para a plateia soltar a voz.

Representando a nova geração do forró tradicional, Matheus do Acordeon também sobe ao palco. Com 13 anos de estrada, o artista é especialmente conhecido pelo sucesso “Baú do Vovô”, também gravado por Neto Leite, ex-Mastruz com Leite. Seu show promete animar o público de todas as idades com muito xote, baião e alegria.

Além da música e da dança, o evento também será marcado por gestos de solidariedade. Na ocasião, o público poderá levar 1kg de alimento e fazer a doação no estande do programa Juazeiro Sem Fome, contribuindo com quem mais precisa.

Para o secretário interino da Seculte Brejnev Santana o momento é de valorização da identidade. “É uma festa que emociona, que conecta o povo às suas raízes e que movimenta também a economia e o turismo da região”, afirmou.

Ascom/PMJ 

Fatos: Portal Preto No Branco esclarece argumentos de nota da vereadora de Juazeiro sobre laudo da Polícia Federal que aponta indícios de crimes eleitorais

0

 

Após reportagem do Portal Preto No Branco divulgando trechos do laudo da Polícia Federal elaborado depois da quebra do sigilo telefônico de um homem identificado como João Marcos, e que aponta indícios de crimes eleitorais na campanha da vereadora Anna Laura, em Juazeiro, a assessoria da parlamentar emitiu nota à imprensa classificando a matéria como “sensacionalista e desconectada da realidade”. A nota diz ainda que o conteúdo “viola princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito, uma vez que trata de processo que tramita sob segredo de Justiça, cuja divulgação pública é vedada e pode configurar crime, conforme previsto no art. 10 da Lei nº 9.296/96”.

“A publicação promove tumulto informacional, insegurança e julgamento antecipado, sem qualquer respeito ao devido processo legal, sem relatório conclusivo da autoridade policial responsável e sem que os envolvidos tenham sido ouvidos, o que ofende frontalmente o contraditório e a ampla defesa. Cabe ressaltar que o suposto flagrante noticiado já foi reconhecido como “flagrante preparado” por autoridades competentes e carece de legitimidade jurídica, sendo completamente dissociado da conduta da vereadora Anna Laura Pedra, que não figura como parte ou investigada no inquérito criminal referido, sendo indevida qualquer tentativa de vinculá-la ao fato. Quanto à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), cumpre esclarecer que a mesma foi julgada improcedente com base na inexistência de provas robustas, dentro dos limites legais e temporais previstos na legislação eleitoral, sendo incorreta qualquer tentativa de reabertura por via de “recortes” parciais e tardios de gravações. A Justiça Eleitoral já se manifestou de forma clara sobre a regularidade das carreatas, despesas e atos de campanha da vereadora Anna Laura, todos apresentados e aprovados nas respectivas prestações de contas. Rechaça-se veementemente a tentativa de confundir a atuação de um grupo de campanha legalmente estruturado e registrado com qualquer organização ilícita. Tal associação é leviana, ofensiva e poderá ser objeto de medidas judiciais cabíveis, tanto na esfera cível quanto criminal”, diz a nota da Ascom.

Esclarecendo os fatos

No tocante a nota oficial divulgada pela Vereadora Ana Laura, cabe esclarecer, o nítido teor de desinformação e/ou equívoco propagado, que não corresponde com a realidade. O laudo da PF foi anexado ao processo e consta no site do Tribunal Regional Eleitoral, podendo qualquer cidadão consultar o estado do processo nos sítios oficiais da Justiça Eleitoral. Portanto, o PNB não violou o “segredo de Justiça”.

Nesse sentido, o Portal Preto No Branco esclarece que, conforme matéria publicada, inclusive pelo Bahia Notícias e outros veículos regionais, o processo Judicial AIJE de N.0600450-57.2024.6.05.0048, encontra se em segunda instância, no qual se discute a cassação do mandato da vereadora Ana Laura, em virtude do suposto crime de compra de votos e ilegal distribuição de vale combustível, bem como de abuso do poder político e econômico, tendo ainda em paralelo, outro procedimento independente de Inquérito Policial, sob a presidência da Polícia Federal, onde o suposto motorista da vereadora, foi preso em flagrante, no dia 5 de outubro de 2024, vésperas da eleição, tendo sido apreendido com o mesmo quase 4.000, 00 reais, 20 vales-combustível, cada um no valor de 50,00 reais e centenas de santinhos da candidata.

Ocorre que, quando da prisão do suposto motorista/coordenador de campanha da vereadora pela Polícia Federal, o poder judiciário determinou a quebra do sigilo telefônico do referido cidadão.

Em decisão de primeiro grau, no mês de abril, quando a Polícia Federal, ainda não tinha apresentado o laudo da perícia técnica, com as provas dos supostos crimes cometidos pela vereadora e sua equipe de campanha, a Juíza Keyla Cunegundes Fernandes Menezes de Brito proferiu decisão de mérito, pela improcedência da ação, justamente pela ausência de provas. A magistrada declarou que entendeu não haver “provas robustas e inequívocas que comprovassem abuso de poder econômico ou político, nem captação ilícita de sufrágio” por parte da vereadora Anna Laura.

Todavia, no final do mês de maio, a Polícia Federal, logrou êxito na conclusão total da perícia, da quebra do sigilo telefônico de João Marcos, identificado como motorista e um dos coordenadores da campanha da vereadora Ana Laura, e apresentou nos autos do processo, diversos indícios e/ou provas de crimes eleitorais, que agora estão juntados no processo, para apreciação pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O teor do laudo além de apontar para a existência de supostos crimes, segundo informa a Polícia Federal, mostra que diversos coordenadores atuavam na campanha da vereadora, onde inclusive, existia grupo de WhatsApp, denominado de diretoria, por onde se articulava, distribuição de cestas básicas, distribuição de vale combustível, concessão de cirurgias, grupo este que além da participação da vereadora, tinha também como integrante, seu esposo, o médico Dalmir Pedra.

Sobre a alegação que consta na nota de que o ” suposto flagrante noticiado já foi reconhecido como “flagrante preparado” por autoridades competentes”, cabe esclarecer que conforme decisão de primeiro grau, não houve esse reconhecimento pela magistrada, tendo sua decisão sido fundamentada, naquele momento, pela insuficiência de provas.

A verdade dos fatos é que agora com todo esse material do laudo da perícia técnica da Polícia Federal, que só foi finalizado neste momento e juntado no processo, cabe ao TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL, proferir decisão pela cassação ou não do mandato da vereadora Ana Laura.

O processo neste momento aguarda inclusão em pauta para julgamento.

O Portal Preto no Branco rechaça toda e qualquer tentativa de desvirtuar a realidade dos fatos, informando que todas as matérias são realizadas, a partir de informações e documentos de órgãos oficiais, bem como ressalta que a imprensa LIVRE, é um pilar do estado democrático de direito.

Repudiamos qualquer forma explicita ou disfarçada de coação e intimidação e reafirmamos nosso compromisso de mostrar a realidade, com base em documentos oficiais, tais como, o laudo da Polícia Federal, fonte da reportagem.

Redação PNB

 

Salvador ou vilão?: Com a infestação de muriçocas, em Juazeiro, aumenta o consumo do chamado “Pau da Muriçoca”; médico alerta

0

 

Não tem sido fácil para os juazeirenses enfrentarem a infestação das muriçocas, problema antigo da cidade e uma das mais recorrentes reclamações dos moradores dos diversos bairros. Cortinados, inseticidas, repelentes são algumas das estratégias usadas para amenizar os incômodos causados pelos mosquitos. O chamado “pau da muriçoca” tem sido a salvação para muita gente que se vale do incenso repelente, já considerado um item de primeira necessidade.

“É a primeira coisa que compro no mercadinho. Aqui em casa não falta. Já sai a noite atrás de um, pois sem ele ninguém dorme”, contou a dona de casa Cristina Oliveira, moradora do centro.

“Aqui em casa a gente fecha tudo, acende o pau da muriçoca, e rapidinho tem um tapete delas no chão. O cheiro é forte, mas é o jeito. Bendito quem inventou este produto, pois é o que está nos salvando”, disse Dona Sueli, moradora do Argemiro.

O produto holandês vem sendo consumido em larga escala e é vendido em mercadinhos, nos camelôs e até oferecido de porta em porta. A caixa, com 30 incensos, custa entre 8 e 10 reais e alguns comerciantes passaram a vender fracionado, por 50 centavos.

Mas o incenso que ganhou popularidade e aceitação, no entanto, não traz na embalagem informações sobre sua composição e nem autorização para venda do Brasil.

Há relatos de problemas respiratórios e até intoxicações causados após o uso do produto.

O médico dermatologista Rogério Leal, em entrevista ao PNB, fez um alerta: É preciso ter cuidado com o excesso de exposição a esse incenso. Não se sabe a composição dele, pois as informações são todas em holandês, e não dá para dizer se existe alguma substância que faz mal a saúde. A fumaça inalada pode causar reações contrárias, principalmente para quem já tem problemas respiratórios como asma, bronquite, rinite. Além disso, alguns incensos podem vir com substâncias altamente tóxicas como benzeno e outras. No caso deste incenso, chamado de pau da muriçoca, fica difícil até para nós profissionais avaliarmos, já que não há informações concretas do produto e suas substâncias”, esclareceu o médico.

Dr. Rogério orientou ainda que, em qualquer sinal de reações tóxicas e alérgicas, a pessoa deve procurar assistência médica imediatamente: “É preciso ter muito cuidado. Ao menor sinal de desconforto respiratório ou algum sintoma de alergia na pele, é recomendável procurar um médico e fazer o desuso do produto”, acrescentou.

Redação PNB

Projeto “No Pé do Forró” realiza ativações culturais em Senhor do Bonfim durante o São João 2025

0

 

Senhor do Bonfim é uma das cidades a receber o projeto itinerante “No Pé do Forró” durante o São João 2025. A iniciativa, promovida pela Xirê Produções com patrocínio da Embasa e do Governo do Estado da Bahia, integra um circuito de ações culturais e interativas que percorre sete municípios baianos.

Durante sua passagem por Senhor do Bonfim, o projeto contará com uma van caracterizada com elementos juninos, que circulará por pontos estratégicos da cidade promovendo ativações com distribuição de brindes, entrega de materiais informativos e interação com o público. Um apresentador acompanhará as ações, dialogando com moradores, visitantes e influenciadores locais.

A programação inclui a contratação de um influenciador da região para colaborar na criação de conteúdos digitais, além da gravação e veiculação de um jingle junino exclusivo. As atividades serão registradas em fotos e vídeos, que comporão um banco de imagens a ser disponibilizado para fins institucionais.

Em cada cidade, o projeto prevê a realização de ativações presenciais e a distribuição de copos, bonés e brindes diversos, com metas de engajamento nas redes sociais e produção de relatório técnico ao final do circuito.

Além de Senhor do Bonfim, o projeto “No Pé do Forró” também passará por Amargosa, Cruz das Almas, Jequié, Serrinha, Irecê e Santo Antônio de Jesus, com expectativa de alcançar diretamente cerca de 80 mil pessoas nas sete cidades participantes.

Ascom

Inscrições para cursos técnicos gratuitos da rede estadual são prorrogadas

0

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) prorrogou o prazo de inscrição para os 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio ofertados no segundo semestre de 2025. Agora, os interessados têm até o dia 3 de julho para se inscrever por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Ao todo, são disponibilizadas 18.550 vagas, distribuídas em 238 escolas de 171 municípios, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O processo seletivo será feito por sorteio eletrônico no dia 4 de julho, com o resultado divulgado na mesma data. As vagas são voltadas, principalmente, para quem concluiu o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas. Os candidatos sorteados deverão se matricular nos dias 14 e 15 de julho, diretamente na escola onde foram selecionados. Para efetivar a matrícula, será preciso apresentar documentos como RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada.

A iniciativa integra a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. Os cursos abrangem diversas áreas, como Administração, Finanças, Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Desenvolvimento de Sistemas e Serviços Jurídicos.

Secom