Ministro da Saúde anuncia compra emergencial de etanol farmacêutico para atender casos de intoxicação por metanol no Brasil

0

 

Nesta quinta-feira (2), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra emergencial de etanol farmacêutico para atender casos de intoxicação por metanol no Brasil. A medida do Governo Federal vem em resposta ao aumento de notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

O ministério já distribuiu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico em hospitais universitários e serviços do SUS. A compra emergencial, já em andamento prevê a aquisição de mais 150 mil ampolas, o equivalente a 5 mil tratamentos.

Além do etanol, o Governo Federal está tentando acesso ao fomepizol, substância considerada mais eficaz contra a intoxicação por metanol, que não é comercializada no Brasil.

Para isso, a Anvisa lançou chamada pública para identificar fornecedores internacionais. Também foi feito pedido à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para a doação de 100 tratamentos e a compra de mais 1.000 unidades.

“Os pedidos e compras de antídotos que estamos fazendo são por precaução. Nos últimos anos, não ultrapassamos 20 casos por ano, mas temos observado um registro maior no estado de São Paulo”, afirmou Padilha.

O Ministro fez ainda um alerta para aos consumidores: “É essencial saber de onde ela vem. Se estiver em um bar, não aceite bebidas de desconhecidos e tente verificar a procedência. Isso é ainda mais importante neste momento.”

Até agora, o Ministério da Saúde recebeu 59 notificações:

  • 53 em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação)
  • 5 em Pernambuco (em investigação)
  • 1 no Distrito Federal (em investigação)
  • Há ainda um óbito confirmado e sete em apuração.

 

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome