Profissionais de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro, em contato com o PNB, voltaram a reclamar de atraso no pagamento do retroativo do piso salarial, situação que se repete todos os meses. Eles criticam a empresa gestora da instituição, a OSID, e também o Sindsaúde- Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia, que consideram omisso com o problema enfrentado pela categoria.
“Como não é novidade para ninguém, venho aqui, mais uma vez, relatar os atrasos do retroativo. O repasse do estado foi feito para as instituições no dia 02/06, e como sempre eles só pagam aos funcionários quando bem querem. Várias outras empresas já repassaram para os funcionários menos a OSID que só repassa depois do dia 20. O RH sempre com a mesma resposta de que “não houve repasse”. Mês passado o Coren de Salvador esteve presente na instituição passando nos setores e ouvindo os funcionários e foi citado sobre isso. Ficamos na esperança que tudo iria se normalizar, mas, infelizmente, essa gestão não tem compromisso em realizar o pagamento devido para os funcionários. O Coren passou para gente que, infelizmente, quem deve resolver e entrar com uma ação sobre o assunto de pagamento é o nosso sindicato, o Sindsaúde, porém não fazem nada pelos técnicos de enfermagem que atuam nessa instituição”, relatou uma profissional ao PNB.
Ela acrescentou ainda: “Outra pauta que ficou bem clara é que não existe isso de dias úteis para o recurso ser repassado para os funcionários. A empresa costuma alegar que, após o repasse do estado, é necessário um prazo de 5 dias úteis para entrar na conta da empresa, e mais 5 dias úteis para ser repassado aos funcionários. Sendo que o pessoal do Coren afirmou que não existe isso, pois o repasse é feito por transferência que entra de imediato. Então, para os funcionários tem que ser da mesma forma, ou seja, no máximo 24 horas para ser repassado. A única coisa que recebemos de imediato é cobrança e sobrecarga de trabalho. Estamos cansados de tanta enganação e queremos o que é nosso por direito. É um dinheiro pouco, porque a empresa já faz descontos desnecessários e sem explicações, mas é nosso por direito. Temos direito a 1.500,00 e recebemos 980,00 e as vezes 860,00 porque para eles não tem valor fixo”, concluiu.
Repassamos a reclamação para o Sindsaúde, mas não obtivemos resposta. Encaminhamos também para o HRJ.
Redação PNB



