“Questão de saúde pública”: Após reclamações de juazeirenses, prefeitura anuncia Força-tarefa para combater a proliferação das muriçocas

0

Em resposta as reclamações de moradores de diversos bairros de Juazeiro que cobram ações de combate às muriçocas, após a crescente infestação dos mosquitos na cidade, a gestão municipal anunciou nesta terça-feira (3) que iniciou uma força-tarefa com o objetivo de manter a limpeza e combater a proliferação dos mosquitos.

A infestação dos mosquitos é uma questão de saúde pública muito séria, pois além do incômodo, esses insetos podem transmitir diversas doenças, como dengue, zika e chikungunya.

A ação anunciada envolve as Secretarias de Serviços Públicos/Sesp e de Saúde/Sesau e já “intensificou nesta semana a limpeza e desobstrução dos canais da cidade, começando pelo Canal do Riacho Macarrão, alcançando mais de 2 quilômetros de extensão e atendendo bairros como Novo Encontro, Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Lomanto Júnior, Monte Castelo, Barranqueiros e Sol Levante”, informou a PMJ.

“Integrando o Programa Juazeiro Limpa, a operação visa combater a proliferação de muriçocas e outros vetores, prevenindo alagamentos, doenças e melhorando a qualidade de vida da população. A força-tarefa também inclui ações coordenadas do Núcleo de Endemias da Sesau, com bloqueios vetoriais, aplicação de larvicidas, eliminação de criadouros e ações educativas nas comunidades. O serviço é reforçado por uma atuação conjunta entre secretarias, garantindo mais eficiência nas limpezas de canais, terrenos baldios e áreas críticas da cidade. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, que pode solicitar o serviço gratuito de Cata Treco — para descarte correto de móveis e objetos — via WhatsApp, pelo número (74) 97400-1194”.

O Secretário de Serviços Públicos, Romário Varjão, destacou o caráter preventivo da ação e ressalta que a colaboração da comunidade é fundamental.

“Estamos atuando de forma permanente, coordenada e estratégica. A limpeza e manutenção dos canais é uma medida essencial para evitar o acúmulo de água e resíduos, que favorecem a proliferação das muriçocas. A população merece viver em uma cidade limpa, segura e saudável”, afirmou o secretário.

Já o secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou a importância da integração entre as secretarias e da participação popular.

“O combate às muriçocas exige união de esforços. Além das ações de campo com aplicação de larvicidas e bloqueios vetoriais, temos mobilizado nossas equipes para orientar a população. É fundamental que todos façam sua parte, evitando água parada e permitindo o acesso dos agentes às residências”, destacou.

Ainda de acordo com a PMJ, o serviço é reforçado por uma atuação conjunta entre secretarias, garantindo mais eficiência nas limpezas de canais, terrenos baldios e áreas críticas da cidade. A Prefeitura também reforça a importância da colaboração da população, que pode solicitar o serviço gratuito de Cata Treco — para descarte correto de móveis e objetos — via WhatsApp, pelo número (74) 97400-1194, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Com quase 90% de cobertura no último ciclo de visitas domiciliares e um Índice de Infestação Predial/IIP de apenas 0,9 na zona urbana, Juazeiro se mantém dentro dos parâmetros considerados satisfatórios pelo Ministério da Saúde.

Reclamações enviadas ao PNB

Nesta segunda-feira (2), moradores de diversos bairros de Juazeiro voltaram a procurar o PNB para cobrar ações de combate às muriçocas, após a crescente infestação dos mosquitos na cidade. A situação, que pareceu controlada nos primeiros meses da gestão do prefeito André Gonçalves, agora causa um desconforto generalizado.

“É impossível ter paz dentro de casa”, reclamou uma moradora do bairro Piranga.

“As muriçocas não dão sossego, picam a gente o tempo todo, principalmente à noite. Já tentei de tudo: repelente, inseticida, mas nada resolve,” relatou Sueli Souza, do Argemiro.

A reclamação é geral e também a cobrança por ações efetivas por parte da gestão municipal: “Nos primeiros meses do governo elas sumiram, mas de uns tempos para cá, o trabalho de combate parece ter deixado de lado, e a situação saiu do controle.”

“Qual o trabalho de combate às muriçocas que a prefeitura vem fazendo? Elas estavam controladas, mas agora voltaram com força total”, desabafou um morador do bairro Cajueiro.

“Não podemos baixar a guarda para as muriçocas. Parece que elas voltaram das férias. Aqui entre os bairros Castelo Branco e Dom Tomás, na boca da noite, elas estão voltando aos bandos”, relatou o morador Delmir.

“Todo início de governo é assim. A nova equipe para mostrar trabalho, limpa os canais, faz o trabalho de combate e funciona. Passados alguns meses, largam de mão e o problema volta. Final de tarde está um horror”, reclamou Dona Sueli Souza, moradora do bairro Novo Encontro.

“Os clientes reclamam das muriçocas e estão sumindo, pois ninguém aguenta sentar em uma mesa para tomar uma bebida, comer alguma coisa, e ser atacado por elas. Pedimos a prefeitura que tome providência, pois quando querem, eles sabem como dar fim nas muriçocas”, reclamou a comerciante que pediu para não ser identificada.

 

 

Redação PNB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome