“É brincadeira um negócio desse”?: Carroceiros seguem descartando entulhos e restos de poda nas ruas de Juazeiro; veja flagrantes

0

 

Recorrentemente, o PNB denuncia o descarte de entulhos, lixo doméstico, roupas e móveis velhos, restos de podas de árvores, em vias públicas de Juazeiro.

Moradores e carroceiros aproveitam terrenos baldios, esquinas, para o descarte irregular, uma situação que provoca diversos transtornos para toda comunidade.

Nesta quinta-feira (12), recebemos de moradores mais flagrantes de descarte irregular.

Após mais uma limpeza em um ponto do bairro Cajueiro, um carroceiro foi flagrado jogando entulhos no local.

“A prefeitura limpou tudo e não durou nem um dia. Já jogaram entulho no mesmo local. Se não houver uma penalização séria, esse problema nunca terá fim”, disse a moradora.

Na Rua Zero, alto do Cruzeiro, mais um registro. Dois carroceiros, em plena luz do dia, descartam restos de material de construção.

No bairro Country Clube, em uma rua que passou por limpeza recente, a situação se repete e um morador protesta: “A prefeitura limpa e vem os carroceiros e sujam. É brincadeira um negócio desse”?

Após diversos apelos da população, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), realizaram o credenciamento obrigatório de carroças e veículos de tração animal que circulam na sede do município. A ação prevê o registro e emplacamento das carroças, além de consulta veterinária e vacinação dos animais, com o objetivo de oferecer assistência aos carroceiros e melhores condições de trabalho.

Com o emplacamento, será possível também ampliar a fiscalização de casos de descarte irregular de lixo e entulho, maus-tratos aos animais e descumprimento de regras de trânsito, comportamentos frequentemente denunciado por populares.

A ação também prevê a entrega de Equipamentos de Proteção Individual — chapéu com protetor de pescoço, colete e garrafinha —, e a aplicação de faixas luminosas nos veículos. Com a regularização, os profissionais terão acesso a benefícios como cestas básicas, por meio do programa Juazeiro Sem Fome, e cursos de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

Concluída essa etapa, os carroceiros começarão a ser contatados para participar de cursos e oficinas voltados à geração de renda, além de outras ações de assistência social. Já aqueles que ainda não estiverem credenciados poderão ser notificados e convocados a comparecer à SEMA para regularizar a situação.

Redação PNB 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome