Uma usuária da Unidade Básica de Saúde dos Residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, no bairro Itaberaba, em Juazeiro, entrou em contato com o Portal Preto no Branco para reclamar de um procedimento realizado no consultório odontológico da unidade. Segundo ela, o profissional responsável pelo serviço, passou o procedimento para uma estagiária que teve dificuldades na extração de um dente molar, o que ocasionou sofrimento e trauma para a usuária.
“É revoltante o que passei no posto! O dentista colocou uma estagiária para fazer extração de dente molar, um procedimento que não é simples, é muito perigoso. O dentista estava lá ao lado, bem sentado, tranquilo, e a estagiária fez o procedimento. Eu senti muita dor, foram 30 anestesias! Ela jogava meu dente para um lado e para o outro e nada de arrancar. Estou com a boca inchada. Não tem medicamento que alivie a dor. Entrei uma hora da tarde e só saí da sala do dentista às três e meia, pelo sofrimento que passei”, relatou a usuária, indignada.
Ela também afirma que o consultório não possui os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos.
“No consultório não tem refletor nem sugador odontológico. Quase me engasguei com o meu próprio sangue. De vez em quando, ela mandava eu cuspir, e quando eu levantava a cabeça para cuspir, deitava de novo e sentia uma dor forte na cabeça. Eu já não aguentava mais. Supliquei para o médico assumir e arrancar logo o dente porque a dor era insuportável. As anestesias pareciam não fazer efeito, porque o dente era muito grande. Ela não conseguiu arrancar o dente, e ele teve que intervir, mas só depois que eu já tinha sofrido muito. Quando ele, finalmente, extraiu, ainda quebrou um pedaço do dente. Sofri mais uma hora para retirar o fragmento. Tive que levar quatro pontos”, contou ela.
Encaminhamos o caso para a Secretaria de Saúde em buscas de esclarecimentos. Em nota, a SESAU informou que “o procedimento de extração de molares é realizado, prioritariamente, no Centro de Especialidades Odontológicas/CEO e o odontólogo mencionado realiza o procedimento no Posto de Saúde, com o objetivo de facilitar o acesso e atendimento aos pacientes, garantindo maior agilidade. A SESAU ressalta que o referido profissional possui toda a qualificação técnica necessária para a realização do serviço, estando plenamente habilitado para tal prática, de acordo com a legislação vigente. A SESAU destaca ainda que o serviço público de saúde tem como atribuição legal e institucional o acolhimento de estagiários, alunos e Instituições de Ensino Superior/IES, visando à formação prática dos futuros profissionais da saúde. Essa parceria é essencial para a integração ensino-serviço e é realizada por meio de convênios com instituições públicas e privadas. Os estagiários atuam sempre sob a supervisão direta de profissionais qualificados, sendo autorizados a realizar consultas e procedimentos, desde que dentro das normas éticas e legais. No caso em questão, todo o processo foi conduzido de forma regular, com acompanhamento profissional adequado e dentro dos parâmetros exigidos pelo Sistema Único de Saúde/SUS”.
Redação PNB




A secretária de saúde sempre tem uma explicação agora colocar um estagiário para extrair um dente é perigoso demais e deu nisso aí o paciente sofreu.o correto é o dentista fazer o procedimento com o estagiário perto vendo o profissional ensinando passo a passo ! Agora deixar o estagiário fazer sozinho e errado é mesma coisa do médico a prefeitura aproveita esses estagiários não colocar médicos e dentista e a população ficar na mão dessas estagiários