O Hospital Regional de Juazeiro, na região Norte da Bahia, se manifestou sobre o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem que no último dia 19 de março cobraram da instituição uma previsão de quando pagaria do direito da categoria referente ao mês de fevereiro.
Em nota enviada ao PNB, o HRJ informou que “o pagamento referente ao piso da enfermagem é feito conforme o recurso é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado. Dessa forma, a instituição informa que o pagamento do piso da enfermagem referente ao mês de fevereiro está previsto para o dia 26 de março”.
Cobrança
Profissionais de enfermagem que atuam no Hospital Regional do município de Juazeiro, Norte da Bahia, continuam cobrando o pagamento do piso salarial que está em atraso. A categoria afirma que a direção da empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), responsável pela instituição hospitalar, não tem dado nenhuma previsão e a categoria está sem receber o pagamento referente ao mês de fevereiro.
Os atrasos são constantes e, todos os meses, os trabalhadores recorrem a este veículo para denunciar a empresa pelos atrasos e ainda por descontos que eles desconhecem o motivo.
“Estamos cansados deste massacre. Todos os meses precisamos nos expor para recebermos nosso retroativo do piso salarial. Cobramos explicações sobre esses atrasos, sobre os descontos e o motivo pelo qual não disponibilizam nossos contracheques e a empresa Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) nunca dá uma resposta concreta e nem regulariza essa situação. Têm meses que, no Portal da Transparência, consta que o repasse foi realizado e a empresa não nos paga, faz questão de nos maltratar.”, denunciou uma profissional que preferiu não se identificar.
Também em contato com o PNB, outra profissional relatou que a coordenação da empresa está tentando silenciar a categoria para que os profissionais não exponham os transtornos que passam com os recorrentes atrasos.
“Sou funcionária do HRJ há mais de 10 anos e hoje me vejo sem valorização profissional.
A coordenação de Enfermagem neste mês de março realizou uma reunião e nós, funcionários, ficamos ansiosos para saber a pauta. Até acreditamos que seria para regularizar os nossos pagamentos. Mas, Acreditem, o motivo era justamente pedindo para não denunciar a organização e nem envolver o nome do HRJ em blogs em relação ao piso de enfermagem. Porém, não nos deram uma data fixa de nos pagarem. O mês de fevereiro não foi pago, não temos previsão. Querem nos calar para que não cobremos um direito que é nosso. A desculpa é que a SESAB não repassou e quer dizer que só não repassa para o Regional? Queremos nosso direito. Esse dinheiro é nosso! Já não bastam os descontos abusivos que nem contracheque nos liberam para sabermos e ainda atrasa? Tem gente que só tem um vínculo e R$ 1.800,00 por mês para sobreviver e passa necessidade.
Redação PNB



