Janiele, usuária da UBS João Paulo II entrou em contato com o Portal Preto no Branco nesta sexta-feira (11), para reclamar da falta de comunicação sobre a reforma em andamento na unidade e da ausência da vacina antirrábica nas UBSs próximas.
Segundo a ela, os serviços da UBS, uma das unidades referência na vacinação antirrábica, foram suspensos devido às obras, mas os usuários não foram previamente informados. Precisando vacinar sua filha, ela buscou atendimento em outra unidade de saúde, mas também não conseguiu ser atendida.
“Minha filha foi mordida pela nossa cachorrinha. Mesmo com as vacinas do animal em dia, decidi levá-la ao Hospital da Criança para verificar se seria necessário algum ponto. A médica recomendou quatro doses de vacina e um soro. Fui informada que deveria buscar a UBS João Paulo II, mas quando cheguei lá, o posto estava fechado para reformas. A direção do posto não comunicou à população sobre isso”, relatou a usuária.
Ainda de acordo com a moradora, ao procurar atendimento em outra UBS, ela foi informada que não havia a vacina disponível.
“Fui até a UBS do Parque Residencial, onde a enfermeira me disse que a vacina antirrábica não chega naquela unidade, apenas na UBS João Paulo II ou em outros bairros da cidade. Agora, tenho que rodar por Juazeiro inteira atrás dessa vacina? Porque a SESAU não disponibiliza essas vacinas essenciais para a comunidade? Estou desesperada, preciso disso com urgência e não sei mais o que fazer”, declarou ela.
Encaminhamos o caso para a Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, a SESAU informou que “a vacina antirrábica humana é fornecida pelo estado e encaminhada aos municípios, e não compõe o calendário vacinal de rotina. Este imunizante é utilizado em casos de acidente com animais. A vacina está disponível em oito unidades referência para garantir o acesso de todos à vacina”.
Redação PNB




