Familiares de Cláudia Barbosa, que está internada desde o último dia 16 de fevereiro, no Hospital Regional de Juazeiro, entraram em contato com nossa redação para fazer um relato sobre a situação que a paciente se encontra após ser diagnosticada com um grave problema renal.
Segundo a irmã, Clécia Barbosa Araújo, a paciente vem sofrendo há tempos com o problema e necessita fazer uma cirurgia, mas tem encontrado dificuldades no sistema público de saúde.
“Após 8 dias de idas e vindas nas emergências de hospitais e da UPA de Juazeiro, minha irmã, que tem um problema renal grave, conseguiu ser internada no Regional, no dia 16 de março. Mesmo ela tendo ficado 8 dias no corredor da emergência na maca do SAMU, conseguiu ser transferida para um quarto. Ela entrou com uma infecção grave em um rim, devido a uma má formação, infecção essa que já levou ela a ficar 42 dias internada no Hospital Promatre. Acontece que ela precisa de uma cirurgia, e mesmo tendo ficado mais de um mês na Promatre, o problema dela não foi resolvido. Só paliativos”, contou Clécia.
A irmã conta que, mesmo após 17 dias internada no Hospital Regional e necessitando da cirurgia renal, a família de Cláudia Barbosa foi informada que ela receberá alta, quando uma infecção for controlada, para depois pedir autorização a Secretaria de Saúde para realizar o procedimento.
“O mais absurdo é que o Hospital Regional diz que não pode fazer a cirurgia enquanto ela esta internada. Estão tentando controlar a infecção e no dia 02 de março, quando ela teria alta, apresentou febre e eles acharam melhor ela ficar mais uns dias. A alegação do hospital é que para esse tipo de procedimento eles têm que dar alta pra pessoa ir na Secretaria de Saúde para marcar a cirurgia, sendo que por lá poderá durar anos para conseguir a cirurgia. Até quando minha irmã vai aguentar? Toda família e amigos estão indignados. Sabemos da dificuldade de se fazer uma cirurgia pelo SUS. No Brasil, ou vc tem dinheiro ou coloca a boca no trombone. Vamos acionar o Ministério Público, pois não vamos perder a vida de minha irmã por falta de uma cirurgia”, afirmou a irmã.
O PNB entrou em contato com o Hospital Regional de Juazeiro e a instituição informou que “a paciente está internada na Unidade desde o dia 16 de fevereiro, tratando de quadro infeccioso com indicação de cirurgia urológica eletiva.
No entanto, esse procedimento exige a recuperação total do quadro infeccioso, motivo da sua internação no complexo hospitalar.
Por se tratar de um procedimento eletivo, seguindo fluxo padrão para esse tipo de cirurgia, a paciente ao receber alta hospitalar já terá o agendamento programado para consulta no ambulatório do HRJ.
Após a consulta e solicitação do procedimento cirúrgico, será solicitada a autorização da Secretaria Municipal de Saúde e, posteriormente, agendada a cirurgia eletiva pelo Hospital Regional de Juazeiro”(Ascom HRJ).
Redação PNB



