
Marcada por grandes descontos, a Black Friday será realizada no Brasil nessa sexta-feira (29) e deve trazer bons frutos para a economia baiana. Segundo projeção da Fecomércio-BA, as vendas dos setores mais ligados a data devem crescer 3% contra igual período do ano passado.
Os destaques serão os setores de eletrodoméstico, eletrônicos, além dos produtos de cosmético e perfumarias. Um ponto importante para este ano é que o crédito está mais disponível no mercado, o que contribui fortemente para as vendas de produtos mais caros como os eletrônicos. Outro fator é a liberação do 13ª salário e do FGTS.
Segundo a federação, os varejistas estão mais confiantes neste fim de ano. A confiança do empresário do comércio de Salvador, por exemplo, medido pelo ICEC, da CNC e Fecomércia, está 13% acima do patamar registrado em novembro do ano passado. Isso se deve a um cenário mais claro da economia, com juros em queda, geração de emprego e a agenda do Governo de retomada do crescimento econômico.
As vendas da Black Friday serão um excelente termômetro para o Natal. Os empresários poderão saber se compram mais ou não dos seus fornecedores para atender a uma demanda mais elevada. “É um bom momento para o varejo, algo que não se via há alguns anos. E o melhor, a tendência não é de curto prazo. Estamos confiantes de que o varejista deve ver dados positivos de vendas daqui pra frente”, afirma o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Fonte Bahia BA



