O Governo da Bahia informou que não há registros de intoxicação por metanol no estado. A Secretaria da Saúde (Sesab) destacou que hospitais e unidades de emergência foram orientados a manter atenção a possíveis casos e a notificar imediatamente qualquer suspeita.
o governo estadual informou que acompanha a situação em parceria com o Ministério da Saúde e com autoridades sanitárias de outras unidades da federação que já confirmaram episódios relacionados à substância.
De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia, foi expedida uma orientação preventiva para hospitais da rede privada e para os serviços de urgência e emergência do sistema público. O objetivo é que os profissionais fiquem atentos a pacientes que possam apresentar sintomas compatíveis com envenenamento por metanol.
A Sesab reforçou que, caso seja identificado algum caso suspeito, a notificação deve ser feita de imediato para que medidas de controle sejam adotadas.
Após boatos que circularam nas redes sociais, que associavam supostos casos de intoxicação a bares e pontos de venda em Salvador, a pasta reiterou que essas informações não têm fundamento.
Os alertas ocorrem após a descoberta de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol em outros estados, como São Paulo e Pernambuco. As primeiras contaminações foram registradas em São Bernardo do Campo e na capital paulista, envolvendo bebidas como whisky, vodka e gin. O consumo do produto causou a morte de seis pessoas e deixou vítimas com perda de visão.
Redação PNB, com informações Bahia Notícias



