Segundo dados divulgados na última sexta-feira (11), pelo Ministério da Educação (MEC), com base em levantamento feito pelo Inep, o Estado da Bahia ficou com o pior índice de alfabetização entre os estados brasileiros.
De acordo com o Indicador Criança Alfabetizada, apenas 36% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental na Bahia conseguem ler e escrever textos simples, índice abaixo da média nacional.
O Governo federal havia estabelecido como meta para 2024 que ao menos 60% das crianças estivessem alfabetizadas até os 7 anos. A meta não foi alcançada, mas o Brasil registrou avanço. O percentual nacional subiu de 56%, em 2023, para 59,2% em 2024.
Onze estados atingiram o objetivo. São eles: Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%) e Espírito Santo (71,7%).
Além da Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná, Pará e Rondônia apresentaram desempenho abaixo da meta.
Os estados com piores índices estão recebendo acompanhamento prioritário, destacou o Ministro da Educação, Camilo Santana.
Meta até 2030
A meta do governo federal é que todos os estados brasileiros alcancem 80% de crianças alfabetizadas até 2030. As informações são da CNN.
Redação PNB



