Às vésperas do Carnaval oficial, a Bahia já registrou quase 2 mil casos de Covid-19. Conforme dados divulgados Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), até o último dia 17, o Estado já havia confirmado 1.826 casos positivos e 12 óbitos causados pela doença.
Em Juazeiro, na região Norte da Bahia, até o último dia 15 de fevereiro, 82 casos haviam sido confirmados. Apesar da suspensão da festa no município, carnavais de rua estão acontecendo em diversos bairros da cidade, além de festas privadas.
No município vizinho, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, até a última sexta-feira (21), 127 casos positivos já haviam sido confirmados. Em todo o Estado, até o último dia 08, foram notificados 3.921 casos leves e 42 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19, com 12 óbitos.
Em Petrolina, o carnaval acontecerá entre os dias 1º e 5 de março. A festa terá uma programação diversificada, com mais de 60 atrações musicais e artísticas, que serão distribuídas entre três polos: Orla, 21 de Setembro e Multicultural – Matingueiros.
Testagem
Em Juazeiro, os testes de Covid-19 estão sendo realizados no Laboratório de Saúde Pública Municipal (LACEN), das 8h às 17h. A unidade está funcionando na rua Antônio Pedro, número 436, Centro.
Já em Petrolina, os testes para detecção da COVID-19 continuam sendo ofertados na Unidade do Servidor, localizado na Avenida Guararapes, Centro, no horário das 7h às 11h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Vacinação
Juazeiro
Conforme informações da SESAU, a vacinação contra a COVID-19 segue disponível para o público prioritário em todas as unidades de saúde do município, tanto na sede quanto no interior. “A população é orientada a manter a vacinação em dia, especialmente as doses de reforço, que são fundamentais para garantir a proteção contra formas graves da doença, especialmente, os grupos prioritários para a vacinação: crianças de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde”, destaca a Secretaria de Saúde.
Petrolina
Em Petrolina, a vacinação está acontecendo nas Unidades de referência para Covid-19. São elas:
Zona Urbana
– UBS Amália Granja (Vila Mocó)
– UBS Ricardo Soares (Cohab Massangano)
– UBS Lia Bezerra (José e Maria)
– UBS Bernardino Campos Coelho (Vila Eduardo)
– UBS Josefa Bispo (João de Deus)
– UBS Atrás da Banca
Zona Rural
– UBS Plínio Amorim (Rajada)
– UBS Isaac Cordeiro (Izacolândia)
– UBS João José (N-10)
– UBS KM-25
Quem deve se vacinar:
Crianças de seis meses a menores de cinco anos: até três doses (depende de como está o esquema vacinal)
Gestantes: uma dose a cada gestação
Idosos (60 anos ou mais): uma dose a cada seis meses
Imunocomprometidos: uma dose a cada seis meses
Outros grupos prioritários (Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; Puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e Pessoas em situação de rua) : uma dose a cada ano.
Também devem se vacinar pessoas de 5 anos a 59 anos de idade que nunca foram vacinadas.
Prevenção
A população deve utilizar máscaras cirúrgicas em caso de coriza, tosse ou outros sintomas respiratórios; higienizar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir, espirrar ou tocar superfícies; cobrir boca e nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o material imediatamente após o uso.
Quem apresentar sintomas de Covid-19 deve realizar o teste de detecção e, em caso de resultado positivo, seguir as orientações de isolamento social para evitar a transmissão do vírus. É fundamental garantir a ventilação adequada e a limpeza frequente dos ambientes, além da desinfecção das superfícies.
Redação PNB com informações das Secretarias de Saúde de Juazeiro e Petrolina



