Juazeiro é o quinto município da Bahia com o maior número de famílias que podem se beneficiar do desconto de até 65% na fatura de energia elétrica. De acordo com a Neoenergia Coelba, mais de 22 mil pessoas da cidade ainda não estão cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, mas preenchem os requisitos para participar do programa. O benefício, voltado para famílias de baixa renda, é concedido às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).
Atualmente, 25 mil famílias de Juazeiro já usufruem do programa. O cadastro para a Tarifa Social é realizado pela Neoenergia Coelba, que, em 2024, inscreveu automaticamente 477 mil pessoas em todo o estado da Bahia, com base nas informações fornecidas pelo Ministério da Cidadania e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Quem pode solicitar?
Podem se inscrever no benefício as famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo (R$759), que já estão no Cadastro Único, ou aquelas que têm algum membro com deficiência ou idoso recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também podem ser contempladas famílias com alguém que precise de equipamentos médicos elétricos. A solicitação pode ser feita pelo WhatsApp (71 3370-6350), no site da Neoenergia Coelba, ou nas lojas de atendimento.
Vale destacar que o benefício não é cumulativo e, caso dois membros de uma mesma família tenham NIS ou NB, apenas um poderá se cadastrar.
Atualização cadastral
A Neoenergia Coelba alerta que mais de 190 mil famílias baianas podem perder o benefício devido à desatualização cadastral. Por isso, é essencial que os consumidores mantenham seus dados atualizados junto ao Ministério da Cidadania, realizando a atualização no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seus municípios.
Redação PNB, com informações Ascom Neonergia Coelba



