A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), emitiu um alerta epidemiológico informando sobre o aumento de casos confirmados e ativos de Covid 19 no estado nas últimas três semanas. De acordo com o órgão, entre os dias 24 e 28 de outubro foram registrados 645 novos caso, que representa um aumento de 131,2% em relação à semana anterior, quando foram registrados 279 casos.
Em Juazeiro, no Norte da Bahia, atualmente existem 10 casos ativos de Covid-19. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde o último caso positivo notificado foi no dia 30/10/2023, com início de sintomas em 27/10/2023.
Neste ano de 2023, Juazeiro registrou 430 notificações e um óbito por Covid-19. Ainda segundo a Sesau, as testagens rápidas para detecção do Covid-19 estão sendo realizadas em todas unidades de saúde do município.
Prevenção
Por conta do aumento no número de casos, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) reforça a importância de intensificar as medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19, como completar o esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço, além do reforço das medidas de prevenção como higienização das mãos, etiqueta respiratória e uso das máscaras, especialmente para pessoas de grupos vulneráveis ou que apresentem sintomas gripais.
As pessoas também devem evitar aglomerações e, caso não seja possível, manter uma distância segura (de, no mínimo, um metro) de outras pessoas ou grupo de pessoas.
Ainda de acordo com a Divep, com o aparecimento de sintomas gripais (pelo menos dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos) o indivíduo deverá procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento, utilizando a máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer sintomático.
Veja o alerta epidemiológico na íntegra
alertaEpidemiologicoNo-13_AumentoCasosNotificado_COVID-19_Bahia (1)
Redação PNB



