Previne Brasil: Juazeiro segue com um dos piores desempenhos da Bahia na Atenção Primária, segundo avaliação do Ministério da Saúde

0

O Município de Juazeiro, no Norte da Bahia, segue com um dos piores desempenhos da Bahia na Atenção Primária, segundo avaliação do Ministério da Saúde. A cada quatro meses, o desempenho é avaliado e tem impacto nos repasses do financiamento federal.

De acordo com os dados divulgados, no terceiro quadrimestre de 2022 , Juazeiro alcançou apenas a nota de 4,45 no Indicador Sintético Final (ISF) na avaliação da Atenção Primária a Saúde. Nos quatro meses anteriores a nota havia sido 4,46.

Entre os municípios da região Norte da Bahia, Juazeiro ficou em 10° lugar. Sobradinho ficou em primeiro lugar, com a nota de 8,40 no ISF.

Ainda de acordo com os dados, Juazeiro não alcançou a meta em nenhum dos sete indicadores avaliados, que são: Pré-Natal (consultas); Pré-Natal (Sífilis e HIV), Gestantes Saúde Bucal, Cobertura Citopatológica, Proporção de Crianças < 1 ano vacinadas, Hipertensão (PA Aferida), e Diabetes (Hemoglobina Glicada).

O pior desempenho do município foi em relação aos exames de Diabetes (Hemoglobina Glicada).

Com o resultado, o incentivo financeiro do Governo Federal destinado ao município foi de 67,67%. Ou seja, por conta do desempenho considerado ponderado, Juazeiro deixou de receber 32,33 % de recursos.

Estamos encaminhando a demanda para a Secretaria de Saúde de Juazeiro, com um pedido de esclarecimento à população.

Redação PNB

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome