A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que, nesta quinta-feira (11), os profissionais da rede do município receberam um treinamento sobre a Monkeypox, a Varíola dos Macacos”.
“Participaram do treinamento, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), profissionais da rede especializada como Maternidade Municipal, da Unidade Pediátrica e da UPA, mas o treinamento continuado será estendido à toda equipe do município”, informou a Sesau.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, as orientações abrangem todo o caráter da doença e o fluxo de atendimento no município. “A Vigilância em Saúde vem orientando as equipes e os serviços de saúde de Juazeiro, principalmente quanto ao fluxo de atendimento, no caso de pacientes suspeitos da Monkeypox e também sobre a coleta de exames, o isolamento, as condutas que devem ser tomadas com este paciente. Também estamos abordando mais detalhes dos casos clínicos com o infectologista da rede e estamos fazendo esta organização, justamente para falar com os médicos, dentistas e enfermeiros que estão na linha de frente dos serviços de saúde de Juazeiro”, destacou a superintendente.
A iniciativa da Secretaria de Saúde aconteceu após a notificação de dois casos suspeitos da doença no município. Um dos casos foi confirmado nesta quinta-feira (11), conforme divulgado, em primeira mão, pelo PNB. O segundo caso suspeito está sendo investigado.
Primeiro caso
De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, foi confirmado o primeiro caso da varíola causada pelo vírus Monkeypox no município de Juazeiro. A informação foi passada ao PNB nesta quinta-feira (11).
O caso foi notificado pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira (4) e trata-se de um paciente de 32 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem para os estados de Minas Gerais e Maranhão.
Segundo a Sesau, quando divulgou a suspeita, “o paciente apresenta sintomas leves da doença e encontra-se em isolamento domiciliar”.
Após exame realizado laboratório de referência, o caso foi confirmado.
Caso suspeito
Na última segunda-feira (08), a Sesau informou que notificou o segundo caso suspeito de Monkeypox no município de Juazero. Trata-se de um paciente de 42 anos, do sexo masculino, com imunossupressão.
“O paciente apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar. Ele não teve histórico de contato com casos suspeitos ou confirmados da Monkeypox. Foram coletadas amostras pelo Lacen de Juazeiro. A análise será realizada pelos laboratórios de referência do país”, informou a Sesau.
O município ainda aguarda o resultado do exame do segundo caso suspeito.
Redação PNB



