Moradores de alguns bairros de Juazeiro, no Norte da Bahia, estão enfrentando dificuldades para acessar o serviço de saúde, por falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde. Desta vez, a reclamação veio da moradora do bairro Tabuleiro, Tamara Souza.
De acordo com ela, a UBS está com apenas um médico, que não consegue dar conta da grande demanda. Para piorar a situação, ela diz ainda que a unidade está sem profissional de enfermagem.
“Só tinha um residente, mas ele saiu, pois a carga estava toda sobre ele. A Secretaria de Saúde mandou dois médicos para a unidade, mas só ficou um. Mas o médico que está, já comunicou que não tem como atender a grande demanda. Além disso, a unidade está sem enfermeira. Uma está de férias e a outra está com Covid”, reclamou a usuária.
Tamara reclama ainda da falta de vacina pediátrica de Covid-19 na UBS, que é um dos pontos fixos de vacinação contra a doença.
“Já tem tempo que a vacina pediátrica da Covid-19 está em falta na unidade. O que será da comunidade do bairro Tabuleiro com essas situações? Nosso bairro está abandonado. Pedimos socorro”.
O PNB encaminhou a reclamação para a Secretaria de Saúde de Juazeiro. Em resposta, o órgão informou que a “superintendência de Atenção Básica já está vendo outro médico para a unidade”.
Em relação às profissionais de enfermagem, a Sesau esclareceu que “a enfermeira que precisou se afastar, já retorna no início dessa próxima semana”.
Sobre a falta de vacina pediátrica contra a Covid-19, o órgão declarou que “o município aguarda a chegada de vacina Pfizer pediátrica. As poucas doses que têm estão em alguns pontos”.
Redação PNB



