Nos últimos dias, com o aumento da procura por testagem para a Covid-19, em Juazeiro, no Norte da Bahia, o PNB recebeu diversas reclamações sobre a falta de estrutura do Lacen. Longas filas se formavam diariamente no local, que vinha sendo o único ponto de testagem do município.
Na última sexta-feira (1), até a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para conter uma confusão no Lacen. De acordo com Tainá de Jesus Souza, moradora do Dom José Rodrigues, a ocorrência foi motivada por um suposto favorecimento a algumas pessoas, que furaram a fila com o consentimento da coordenadora do laboratório.
“Lugar pequeno, pessoas aglomeradas, não tem um lugar pra ninguém sentar. Aqui tem idosos, crianças, muita gente junta. Quem não está com Covid, contrai aqui mesmo”, reclamou a usuária.
Após as reclamações, as testagens serão ampliadas para algumas Unidades Básicas de Saúde da sede e da zona rural. De acordo com a Secretaria de Saúde, a partir desta terça-feira (5), quem estiver com sintoma gripal, poderá buscar também uma das unidades de referência.
Ainda de acordo com a Sesau, os testes realizados no Lacen serão feitos mediante agendamento.
UBSs de referência para teste Covid-19
A testagem é realizada nas UBSs João Paulo II, Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, São Geraldo, Maniçoba I, Mandacaru I, Itamotinga, Juremal, Junco, Goiabeira, Capim de Raiz, Lagoa do Salitre, Abóbora, Poções, Carnaíba do Sertão.
Para realizar o teste, a pessoa precisa estar entre o 3º e o 7º dia de sintoma. “Este protocolo já está estabelecido no Ministério da Saúde. É importante que o teste para a detecção da Covid-19 seja realizado dentro deste período. Dessa forma, os sintomáticos serão agendados nestes dias para fazer a testagem”, destacou a diretora de Atenção Básica de Juazeiro, Helen Ferreira.
Testagem no Lacen
Diante do aumento de sintomáticos respiratórios no município de Juazeiro, a realização da testagem no Lacen a partir desta terça-feira também será realizada por agendamento. Para o agendamento no Lacen o contato é via WhatsApp (74) 98847-9980. Horário de agendamento: 07h às 12h e 14h às 17h. “O sintomático respiratório deverá comparecer à Unidade de Saúde para ser notificado e com esse documento entrar em contato com o Lacen para realizar o agendamento”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde, Djalma Amorim. O teste só será realizado mediante a apresentação no Lacen da notificação pelo indivíduo com síndrome gripal.
Redação PNB com informações da Ascom



