Após um aumento significativo no número de novos casos de Covid-19 nas últimas semanas no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde para completar o esquema vacinal.
De acordo com o órgão, as Unidades Básicas de Saúde estão abertas de 8h às 12h e das 14h às 16h45, de segunda a sexta-feira, para vacinar a população com cinco anos e mais.
“É importante destacar que a população precisa completar o esquema vacinal e tomar as duas doses de reforço. Estudos apontam que a maioria dos casos graves, são de pessoas que não tomaram a vacina ou estão com o ciclo incompleto. Então a população precisa se proteger, principalmente nesse período, que favorece para o surgimento de doenças respiratórias”, destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.
Ciclo Vacinal de acordo com o Ministério da Saúde
População com 5 a 11 anos: Esquema vacinal com 2 doses
População com 12 anos e mais: Esquema vacinal com 2 doses e 1 reforço
População com 40 anos e mais, pessoas com obesidade mórbida IMC +/= 40 e trabalhadores da saúde: Esquema vacinal com 2 doses e 2 doses de reforço com intervalo de 4 meses.
Aumento do casos de Covid-19
Após centenas de pessoas procurarem o Centro de Covid de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nessa segunda-feira (28), para realizar o teste rápido de Covid-19, 243 testaram positivo para a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram realizados 605 testes. Atualmente Petrolina está com 1.058 casos ativos da Covid-19. Há um mês o município estava com 73 casos ativos.
Muitos moradores atribuem o crescimento a volta dos eventos públicos, que aglomeram pessoas, a exemplo dos festejos juninos realizados desde o início do mês.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, por causa da vacinação, a maioria dos registros são leves, sendo necessário isolamento e vigilância dos sintomas. O órgão destacou que o crescimento de novos casos de Covid-19 no município já era esperado devido à época do ano.
Na manhã dessa terça-feira (28), centenas de pessoas procuraram a unidade, como foi registrado em vídeo por uma usuária, que cobrou mais investimentos na saúde do município.
“Prefeitura de Petrolina dá uma olhadinha na fila, na quantidade de pessoas que tem aqui para fazer o teste da Covid. Com tantas prioridades para umas ‘coisas’ e na área da saúde nada. A fila já está chegando na rua do Coliseu.
Veja o vídeo
Após a reclamação, a Prefeitura de Petrolina alterou o local de testagem rápida. Agora, a partir dessa quarta-feira (29), o ponto que funcionava no Centro Covid, no Centro, será fechado e as equipes passarão a fazer os atendimentos no Centro de Convenções, na Avenida do Centro. A testagem acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A população precisa levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.
A Secretaria ressalta que para realizar o teste é necessário estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas gripais. Já nos casos de contato com caso positivo, a pessoa deve esperar cinco dias para realizar o teste. Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, o respeito e conscientização dos dias de sintomas qualifica o resultado. “Reforçamos que só busquem o serviço com os dias completos de sintomas ou de contato com positivo, isso para termos um resultado concreto e fiel, evitando assim o falso negativo”, explicou.
Petrolina está com 54.329 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 52.601 já estão recuperadas, isso significa 96,8% de cura clínica. A cidade teve 670 mortes causadas pela doença.
O boletim ainda registra que, dos 44 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 21 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 47,7% ocupação. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.
Redação PNB com informações da Ascom



