Na manhã desta quinta-feira (10), usuários do transporte coletivo realizaram um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Petrolina. Com cartazes em punho, eles pediam “passe livre!”, “não ao aumento”, “o povo não é bobo”, entre outras frases. A concentração do ato aconteceu na Praça do Bambuzinho e os estudantes percorreram algumas ruas da cidade até a frente do prédio da prefeitura da cidade.
A manifestação foi organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACISO), Gestão Coalizão Antirracista, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e contou com a participação dos estudantes secundaristas e usuários do transporte público.
Aumento
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município de Petrolina, no dia 25 de fevereiro, a gestão autorizou o reajuste na tarifa do transporte coletivo. A passagem de ônibus teve um reajuste de 10,9% a partir do dia 1° de março, passando a custar R$ 4,10.
De acordo com a gestão, o reajuste se baseia no aumento dos valores do diesel, do salário dos trabalhadores, e no índice nacional dos preços.
Confira decreto pelo site: https://doem.org.br/pe/Petrolina
Redação PNB



