Estudo mostra que pessoas com ensino superior demoram mais para voltar ao mercado

0

 

Conforme consultoria do iDados, no Brasil, os trabalhadores com ensino superior são os que levam mais tempo para conseguir voltar ao mercado de trabalho quando ficam desempregados. O estudo foi feito com base nas informações do terceiro trimestre da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

O tempo em média é 16,8 meses para se recolocar. Já um profissional com ensino médio gasta 14,7 meses para encontrar um novo emprego e quem concluiu ensino fundamental demora, em média, 13,1 meses.

Segundo especialista ouvidos pelo G1, um dos fatores para esse tempo maior de recolocação no mercado é que brasileiros com ensino superior costumam trabalhar em regime formal. Portanto, em caso de demissão, recebem indenização –como multa do FGTS e seguro-desemprego – e conseguem ter alguma folga no orçamento para buscar uma recolocação.

Outro fator é que os processos de seleção para esse público são mais criteriosos, com vagas específicas. A taxa, no entanto, de desemprego para quem tem ensino superior é menor.

Com informações do G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome